Titulo auto explicativo.
@Chapéu De Palha escreveu:Porque foi um revolucionário.
Os revolucionários sempre são respeitados, lembrados e admirados.
Che vive
Shiroshi escreveu:Che foi um grande ser humano. Abdicou do conforto pessoal para entregar sua vida (literalmente) pela libertação dos povos oprimidos na periferia do capitalismo. Ou seja, deveríamos admirar seu exemplo e seguir seu exemplo enquanto revolucionário que não apenas pegou em armas, mas que buscou revolucionar a si mesmo antes de qualquer coisa. Che era íntegro e não admitia quaisquer irregularidades ou benefícios à ninguém.
Já o idolatramos pois é do capitalismo criar imagens dos revolucionários, torná-lo objetivos. Isso retira o perigo das ideias e ações ao trocar por ideais e imagem. Che, infelizmente é uma imagem lucravel no capitalismo. Ao contrário ocorre em Cuba em que se valorizam suas capacidades como ser humano e entrega à causa comunista.
ps: ele nunca matou criancinhas. Não há uma biografia que diga isso. Tenho 15 livros sobre ele. Jamais ocorreu algo sequer parecido. Apenas a mídia imperialista que mente e inventa, paga autores para inventarem e assim enfraquecer a imagem do Che revolucionário e depois vende-lo como mero produto.
Garcia escreveu:O(s) único(s) revolucionário(s) latino foi(ram) Bolívar, San Martín e O'Higgins. Che era extremamente autoritário, racista e homofóbico. Mas sua imagem amplamente divulgada é de alguém que lutava contra as injustiças sociais e o imperialismo americano. Veja bem, entendo que é realmente difícil fazer uma revolução desse tipo sem recorrer à violência, mas é inegável o fato que ele utilizou muito desses métodos violentos, assemelhando-se àqueles que queria combater.
Alguns links de interesse:
https://www.nytimes.com/1995/01/22/movies/in-totalitarian-cuba-ice-cream-and-understanding.html?pagewanted=all
https://www.huffingtonpost.com/entry/59cc0d9ee4b0b99ee4a9ca1e
https://www.mass.gov/files/documents/2016/09/qx/summaryofanimalabuseliteraturefinal.pdf
https://prensarepublicana.com/el-canalla-la-verdadera-historia-del-che-guevara-por-nicolas-marquez/
E o mais importante:
http://www.cubaarchive.org/downloads/CA08.pdf
Shiroshi escreveu:Garcia escreveu:O(s) único(s) revolucionário(s) latino foi(ram) Bolívar, San Martín e O'Higgins. Che era extremamente autoritário, racista e homofóbico. Mas sua imagem amplamente divulgada é de alguém que lutava contra as injustiças sociais e o imperialismo americano. Veja bem, entendo que é realmente difícil fazer uma revolução desse tipo sem recorrer à violência, mas é inegável o fato que ele utilizou muito desses métodos violentos, assemelhando-se àqueles que queria combater.
Alguns links de interesse:
https://www.nytimes.com/1995/01/22/movies/in-totalitarian-cuba-ice-cream-and-understanding.html?pagewanted=all
https://www.huffingtonpost.com/entry/59cc0d9ee4b0b99ee4a9ca1e
https://www.mass.gov/files/documents/2016/09/qx/summaryofanimalabuseliteraturefinal.pdf
https://prensarepublicana.com/el-canalla-la-verdadera-historia-del-che-guevara-por-nicolas-marquez/
E o mais importante:
http://www.cubaarchive.org/downloads/CA08.pdf
Dois ou três dos links aí citados não citam uma única vez o Che, apenas alguns casos ocorridos em Cuba. Mas o tópico é sobre o Che, não Cuba, ou Fidel ou Raul.
Sobre Che ser homofóbico. Vejamos. Primeiro que a América do Sul é uma das localidades com maior homofobia no mundo. Sendo que hoje, em 2018, o Brasil lidera o ranking de crimes desse tipo nas Américas. Hoje, pleno 2018. É importante ressaltar.
Em Cuba ocorreram sim desrespeitos aos direitos lgbts e Fidel nunca os negou e inclusive pediu desculpa por eles. Sendo sua filha uma das maiores líderes dos movimentos atuais. Che saiu de Cuba em 1965, todo e qualquer ocorrido após esse ano não pode ser colocado em sua conta. Não existe. Ressalto, não existe em nenhuma biografia do Che UMA acusação ou situação em que ele foi homofóbico. Nenhuma. O máximo que podemos dizer é que o jeito dele um pouco "durão" contribui para o esteriótipo do "machão" latino americano.
Ocorreram fuzilamentos em Cuba? Ocorreram. Che era o Líder de La Cabana, uma prisão. Ele assinou diversas autorizações de fuzilamentos. Entretanto nunca assistiu nenhum deles e nunca tomou conhecimento de quem eram aquelas pessoas para além do que os documentos diziam. Quem eram? Estupradores, assassinos e membros do Exército do Batista que foram acusados de estupro, assassinato, tortura etc. Foram uns 150 fuzilamentos. Pense bem, uma Revolução com um saldo de 150 fuzilamentos. A título de curiosidade, o Brasil tem mais de 60 mil assassinatos por ano.
Che não era racista, nem homofóbico nem autoritário. Visto que esta última palavra tem um aspecto duvidoso, mas devo assumir que é alguém que não aceita questionamentos às suas posições. Algo que alguém com uma leitura mínima sobre a obra do Che saberia.
Posso linkar tudo que comentei e fornecer as páginas também.
Esses são alguns dos livros físicos que possuo sobre o Che.
https://i.imgur.com/CTa7O7B.jpg