SKILLINE escreveu: Tem uma história do Che Guevara que diz, que um dia um homem que era opositor ao seu governo foi preso pelo governo cubano em nome da "liberdade", mas Guevara não estava satisfeito com isso e resolveu assassinar toda a família.
Guevara era apenas um assassino que desejava poder, alias mesmo sendo quem for, será que vale a pena executar pessoas?
Numa sociedade onde teoricamente o altruísmo reina qual a razão justa que não tenha ligação com egoísmo para tal ato?
Recomendo que leiam os links abaixo.
https://observador.pt/especiais/che-guevara-o-homem-que-desprezava-a-humanidade/
https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=260
Bueno, como eu citei acima, as mentiras contra o Che andam em círculos, um autor cita o outro que cita o autor de volta e nunca saem desse círculo de citações. E um artigo após o outro cita o autor anterior e isso nunca tem fim. Repare que ambos os sites usam a mesma fonte para as mesmas acusações, o tal Livro negro do comunismo. Um livro que é uma piada. Basicamente eles contam assim: olha, caiu um raio e fulminou aquele homem. Caramba, coloca na conta do Stalin (ou Che ou Fidel ou Mao, de quem quiser). Nenhum dos dois textos traz UMA fonte. Uma fonte para consulta com a página. UMA mísera página para consultarmos. E pior, nenhum deles usa alguma biografia do Che, apenas livros que curiosamente em seus títulos mostram muito das suas capacidades como "livro negro do comunismo", "che para idiotas" coisas do tipo.
Veja o exemplo:
"Em seu livro, Che Guevara: A Biography, o autor Daniel James escreve que o próprio Che admitiu ter ordenado "milhares" de execuções durante o primeiro ano do regime de Fidel Castro." Ok. Mas cadê a página? Pouco a frente outra frase supostamente dita por Che e confirmada por um... agente da CIA? "
Eu não preciso de provas para executar um homem", gritou Che para um funcionário do judiciário cubano em 1959. "Eu só preciso saber que é necessário executá-lo!" Novamente, cadê a seriedade do autor?
Veja, aqui no FNS as fontes são essenciais. Ninguém afirma algo por afirmar. As pessoas trazem as páginas do mangá, episódios, databook, entrevistas do autor etc. E muitas vezes sabemos que algo tirado "isoladamente" pode soar uma coisa, mas em seu conjunto, quer dizer outra. Devemos ter o mesmo critério para analisar outras questões. E veja, eu respeito tanto esse fórum que eu o uso como fonte de pesquisa para saber mais. Eu mando uma pesquisa e leio o tópico e avalio as respostas, pois sei da seriedade de grande parte dos que aqui comentam. Mas retomando ao assunto....
Uma vez eu tracei uma linha cronológica do Ernesto apenas para comparar com as datas que os livros mentirosos dos imperialistas dizem. Nunca uma data bateu. Sempre que dizem que o Che está torturando alguém, na tal data ele estava lá na China em visita como Ministro do Banco Central ou na África etc etc. Não quero fazer divulgação, longe de mim, mas deixarei alguns comentários que escrevi bastante tempo atrás e até com um pouco de pressa sobre La Cabana. E veja como o período que Che esteve a frente de La Cabana não baterá com as datas ditas nos textos (eu li por cima, não foquei em datas nem nada, mas conheço as acusações de cor e salteado, como as do garoto que teria tomado um tiro na nuca, algo sem qualquer cabimento...)
Peço licença, mas aqui está o texto.
Destaco também como deve ser feita uma leitura séria e com rigor histórico. Ambos os autores não dialogam entre si, não citam um ao outro como fonte comprovável, não possuem afinidades ideológicas e escreveram suas biografias inclusive em períodos similares sem saber da existência um do outro, mas chegam a conclusões parecidas em muitos dos casos. Um complementando mais, outro menos, mas um fato é atestado por múltiplas pessoas e que possuem viés ideológico distinto. Inclusive deixarei o link do próprio biógrafo criticando uma revista popular no Brasil por tê-lo usado sem autorização e imputando-lhe coisas que não disse/escreveu de forma a "comprovar" que o Che é um monstro (de forma similar a feita com o tal biógrafo lá acima que diz o texto que afirmou isso ou aquilo. Será mesmo? Novamente... é essencial a página para podermos conferir.)
ps: peguei esse link porque as matérias "originais" dos grandes jornais estão atualmente com limitações na visualização, necessitando cadastro para ler. Então para facilitar, peguei esse mesmo, mas é fácil acesso pesquisando no google "jon lee anderson Veja".
https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2007/11/19/diogo_schelp_e_veja_sao_novamente_humilhados/