Acho intrigante como tem uma galerinha que fica abismada com isso. Usem esse tópico para colocar seus argumentos contra ou a favor disso.
Darkon escreveu:Pena de Morte: depende de dois fatores pra mim.
1: Quem vai Pagar?
- Por exemplo, no Brasil quem paga os custos dos presos são a população "inocente". Os presos não trabalham para arcar seus custos. No Brasil cada preso tem um custo aproximado de 30 mil ao ano, e quem paga essa conta é o povo.
2. Tem chances do preso cometer o mesmo crime bárbaro novamente?
- Por exemplo, no Brasil é comum um preso já ter várias passagens criminais. Se alguém matou 2 vezes, e mata uma terceira vez, é meio lógico que quando sair da prisão tem altas chances de matar uma quarta vez.
No geral, sou a favor da pena de morte para crimes bárbaros reincidentes, especialmente no Brasil onde o preso custa muito caro e, na grande maioria das vezes, volta a cometer crimes bárbaros.
Tortura: sou contra.
Lipert escreveu:Pena de Morte: Sou contra na maioria dos casos, porque:
→ O Estado às vezes pode pegar a pessoa errada.
→ Se é pra fazer uma alteração tão grande no que pode ser feito, poderíamos colocar prisão perpétua com trabalhos forçados.
Porém, se fosse pra escolher um tipo de crime para o qual fosse ter a pena, ignorando esses fatores, eu diria que seriam os crimes:
→ Homicídios múltiplos, com crueldade ou mais bárbaros
→ Estupro
Tortura: Eu sou contra, e tenho certeza de que todos são. Porém, será que JAMAIS é necessário? Se alguém de sua família for sequestrado e pegarem um dos bandidos no orelhão ligando pra você, será que não seria algo compreensível torturá-lo pra obter a informação para salvar a pessoa sequestrada? Se for um terrorista, não seria válido pra conseguir informações pra impedir um atentado? Eu diria que nesses casos é bem compreensível.
Memo escreveu:Pena de morte não da certo, acredito mais em ressocializar o preso.
Tortura jamais.
Lipert escreveu:
Tortura: Eu sou contra, e tenho certeza de que todos são. Porém, será que JAMAIS é necessário? Se alguém de sua família for sequestrado e pegarem um dos bandidos no orelhão ligando pra você, será que não seria algo compreensível torturá-lo pra obter a informação para salvar a pessoa sequestrada? Se for um terrorista, não seria válido pra conseguir informações pra impedir um atentado? Eu diria que nesses casos é bem compreensível.
Marco escreveu:
2.Muitas vezes o torturado pode muito bem assumir culpa (isso mais em casos onde há intenção de incriminar alguém) em prol de preservar sua vida.
3. O que garante que informações reveladas pelo torturado são inteiramente verídicas? Realmente não há outra forma de prosseguir investigação sem torturá-lo?