Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

+7
Gabriel Arcanjo
Wolfgang
Aburame Hidan
Eumenes
Garcia
Wick
João D'Arc
11 participantes

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Hoje em dia, temos quem?
Sei que vai aparecer gente citando o Olavo, mas ainda sim sei que provavelmente vai ter comentários sérios, enfim.

O que temos hoje? Vivo.
Qual grande pensador global, de facto, esta aí?

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Como esses, nenhum.

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Olavo de Carvalho, SLAVOJ ŽIŽEK

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Habermas.

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Você está equivocado.

Esses gênios de tempos antigos só foram brilhantes em suas épocas porque naqueles tempos o conhecimento era escasso. Na verdade, eles não deviam ter níveis de QI muito acima da média, não... Lógico que alguns deles eram muito inteligentes, talentosos e irreverentes, mas nem todos. Se você quer saber, hoje uma criança no Nível Fundamental tem mais conhecimento real do que um sábio ancião da Grécia Antiga.

(Só pra você ter uma breve noção, no auge científico da Grécia Antiga, a última e mais bombástica descoberta do momento era que a Terra é redonda)

Enfim, pra qualquer um que venha citar o Olabo de Cavalo aqui nesse tópico, sabemos que é só uma brincadeirinha e isso não deve ser levado a sério.

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Eumenes escreveu:
Você está equivocado.

Esses gênios de tempos antigos só foram brilhantes em suas épocas porque naqueles tempos o conhecimento era escasso. Na verdade, eles não deviam ter níveis de QI muito acima da média, não... Lógico que alguns deles eram muito inteligentes, talentosos e irreverentes, mas nem todos. Se você quer saber, hoje uma criança no Nível Fundamental tem mais conhecimento real do que um sábio ancião da Grécia Antiga.

Enfim, pra qualquer um que venha citar o Olabo de Cavalo aqui nesse tópico, sabemos que é só uma brincadeirinha e isso não deve ser levado a sério.


Você falhou.

Os antigos que citei são apenas exemplos, não necessariamente considero apenas estes inteligentes.
Em outras palavras a pergunta pode ser: Qual mainstream atual com uma capacidade intelectual bem acima da média assim como foi Einstein em seu tempo ou mesmo Newton.

Sei que estes dois citados são gênios que aparecem de milênios em milênios, mas se considerar a época de Einstein, tinha indivíduos com uma capacidade intelectual muito alta, Fritz Haber, Marie Curie, enfim... Ele não foi inteligente apenas porque o conhecimento era escasso.

Pergunto novamente: Qual grande expoente global da cultura erudita de hoje em dia?

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Bem, acho que Stephen Hawkings é uma boa citação... Mas você entendeu oque eu quis dizer no post anterior, não?

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Stephen, realmente.
Entendi, mas foi um comentário infeliz.

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Em partes o Eumenes está certo, o conhecimento da época era realmente bem mais básico, mas hoje em dia ao menos para mim parece que a ciência estagnou em um ponto. Logicamente existem descobertas novas dias após dias mas nada se comparado o que foi passado para chegarmos no nosso nível atual de desenvolvimento. Tendo isso em vista, é justificável que não haja tantos "gênios" que revolucionaram a ciência como no passado.

Mas ainda temos alguns exemplos como Hawking, Richard Dawkins, no campo mais das ciências humanas tínhamos Bauman até pouco tempo atrás, Habernas como foi citado.

Enfim, existem sim grandes nomes, porém não possuem tantos holofotes.

Última edição por Garcia em Qua 26 Dez 2018, 23:05, editado 1 vez(es)

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Memo escreveu:
Stephen, realmente.
Entendi, mas foi um comentário infeliz.


O título do seu tópico também foi um tanto infeliz... Pois o Aristóteles que você citou no título do tópico não era nenhum gênio com inteligência acima da média...

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Pera aí, precisa estar vivo ou não? O Hawkings não morreu?

Se for falecido há “”pouco tempo”” diria Bauman(estudo do pós-moderno) e Hobsbawn(Autor Trilogia das Eras)

Vivo mesmo tem o Chomsky (pai da linguística moderna), que pra mim eh um monstro. No Brasil tem o Marcos Bagno da mesma área.

Rinchard Dawkins foi considerado o “”maior”” um tempo atrás.

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Eumenes escreveu:
Memo escreveu:
Stephen, realmente.
Entendi, mas foi um comentário infeliz.


O título do seu tópico também foi um tanto infeliz... Pois o Aristóteles que você citou no título do tópico não era nenhum gênio com inteligência acima da média...


É uma afirmação um tanto ousada, ao menos para mim.
O que te faz crer que Aristóteles não era nenhum gênio ou com inteligência acima da média.

Quanto a dúvida Hidan, é interessante que se mencione um influenciador intelectual vivo, mas a morte de Hawking foi tão recente que acho válido mencionar ele.

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
O que te faz crer que Aristóteles não era nenhum gênio ou com inteligência acima da média.


Aristóteles não era gênio nenhum, e de certo não tinha inteligência muito acima da média. Certamente só ficou famoso por ter sido o tutor de Alexandre, o Grande.

Na real, ele não era quase nada diferente da média de outros filósofos da Grécia Antiga, que nada mais eram que ociosos que ficavam o dia inteiro sem fazer nada e começavam a filosofar pra passar o tempo. Creio que o único destaque dele foi ter lido muitos livros pergaminhos da época e obtido muita bagagem cultural.

Mas entre os entendidos, é quase consenso que Aristóteles, além de não ter sido nenhum gênio, ainda era um grande mal caráter. Hoje em dia a gente costuma ter uma visão estetizada e romantizada de filósofos da Grécia Antiga, e acabamos não tendo noção da realidade histórica do que eles eram; desocupados arrogantes e escravocratas.
Há coisas que Aristóteles escreveu em suas obras que além de carecerem de humanidade, são ilógicas. Algo ruim pra alguém com fama de ter sido um sábio...

Uma delas é ter dito que escravos merecem ser escravos por aparentarem ter nascido pra isso, já que possuíam mãos calejadas e torso curvado. Uma inversão insana de causa e efeito, não acha?

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Memo escreveu:
Hoje em dia, temos quem?
Sei que vai aparecer gente citando o Olavo, mas ainda sim sei que provavelmente vai ter comentários sérios, enfim.

O que temos hoje? Vivo.
Qual grande pensador global, de facto, esta aí?


Além dos citados, só me vem na cabeça o Jurgen Habermas, um filósofo que é ensinado no Ensino Médio. Eu discordo bastante dele, mas enfim, tá aí um pensador importante que ainda está vivo. Tem o Elon Musk também. E eu ainda incluiria o Jordan Peterson.

descriptionAntigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... EmptyRe: Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci...

more_horiz
Aproveitando o ambiente otaco do Fórum...

Por coincidência (ou não), um dos mangás da minha assinatura ('Historie', de Hitoshi Iwaaki) é ambientado na Grécia Antiga e trata sobre temas que citei logo acima, logo nos primeiros capítulos. A descoberta inédita de que a Terra é redonda; e o mal caráter de Aristóteles.

Nos 1º e 2º capítulos, mais exatamente. A quem interessar: https://yesmangasbr.com/manga/historie-ym33888/2#8

Antigamente tínhamos Aristóteles, Sócrates, Newton, Vinci... 220px-Historie_manga_vol_1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos