NikyNeko escreveu: Lipert escreveu:
* Estou usando feminazi pra me referir às feministas com ideias mais radicais. É óbvio que não me refiro às que lutam apenas por igualdade de direitos e à proteção às mulheres contra a violência, porque isso não é ser feminazi (nem feminista), é apenas ter bom-senso e inteligência, e são poucos os que discordariam disso.
Você acabou de descrever feminismo, Lipert. Parabéns. Sim, feminazi e feminismo são diferentes. "Feminazi" significa "femista", que é o contrário de machismo, enquanto feminismo é LITERALMENTE lutar pela igualdade de direitos e proteção às mulheres.
Quanto ao discurso, achei legal a ironia de ser um discurso em linguagem de sinais sendo traduzido pro português normal ao invés do contrário. Eu sempre quis uma explicação do porque ela era tão obcecada com os surdos, de todas as deficiências, mas descobri que ela tem um tio surdo e tudo começou a fazer mais sentido. Eu admito que a Michelle me causa um certo desconforto por ela ser "boa demais pra ser verdade". O fato de ela não ter nenhum defeito aparente me incomoda, pois como todos tem defeitos eu fico me perguntando que tipo de segredo obscuro ela guarda. Bem, se ela concorda com as ideias psicopatas do marido, legal, já é um defeito bom o bastante e ela me parece mais normal. Mas se ela é mais pacífica e tem mais bom senso então a minha teoria é de que ela casou por dinheiro, porque uma mulher linda como essa, de trinta e poucos anos, que era de família pobre e amigos dizem que é forte, casar com um homem rico de mais de 60 que terminou com uma das esposas por insubordinação não pode ser por amor (até pode, mas eu acho improvável). Creio que o fato de ela me incomodar não é bem por ela ser "boa demais pra ser verdade", mas simplesmente acho ilógico uma mulher que presta se misturar com a laia do Bolsonaro, então eu sinto um desejo de catar defeitos nela que expliquem essa péssima escolha de marido.
Eu pessoalmente ainda não vi a Michelle fazer algo realmente "empoderado", pois Bolsonaro simplesmente deixou ela fazer o discurso sem ela fazer força. A mulher mais submissa do mundo faria isso. Eu nunca pesquisei sobre ela, então teria que ver mais a fundo pra ver se ela é realmente "empoderada" ou simplesmente o Bolsonaro é "cavalheiro" (apesar de que eu odeio colocar Bolsonaro e uma característica boa juntos na mesma frase) e dá liberdade a ela. Se ela realmente casou por dinheiro, perde uns pontos. Ainda mais por ela ser dona de casa, até onde eu sei. Se ela tivesse saído da pobreza com a própria força, trabalhando e dando duro, aí sim, eu sentiria um enorme respeito, mas mesmo que não seja com esse propósito ela acabou caindo no caminho fácil. Uma dona de casa que vai da igreja pro trabalho voluntário... é tão "esposa ideal" de 100 anos atrás, não é bem a imagem que eu tenho de uma pessoa que eu quero ser... Nada contra ela, apesar disso. Como eu disse, chega a ser boa demais pra ser verdade. Tem um mangá que eu adoro muito e acho incrível o paradoxo, que é de uma mulher muito respeitada e bem sucedida no trabalho que quer casar e virar dona de casa (Totsuzen desu ga, Ashita Kekkon Shimasu, recomendo), eu acho super chique, mas a Michelle é só a parte da dona de casa, então é realmente difícil ela ser aplaudida por feministas, femistas ou o que for. Vou dar uma dica: Feministas dão muito valor à
independência. Michelle é tão independente quanto o meu cachorro, sustentada pelo marido, e não dá a entender que conseguiria um emprego sensacional caso quisesse se separar dele, então não é bem a ideia de empoderamento que a maioria das mulheres tem. Não é bem um erro de caráter, é mais um erro de vida.
Sobre o feminismo, tente explicar isso pra 90% das feministas (ou pras femistas de modo geral), pra ver se consegue. Se elas querem o movimento para si, o certo é deixar o movimento pra elas (já que elas já deturparam completamente o movimento). A aceitação da presença das femistas no movimento feminista só atrapalha as coisas pra quem luta pelas coisas certas. Enquanto uma pessoa está falando que feminismo é sobre direitos iguais, aparecem 8 femistas gritando que homem não tem que explicar sobre feminismo, por exemplo XD Além disso, ao manter as duas coisas em um só movimento, é muito mais provável que as jovens acabem entrando pelo feminismo pelos "direitos iguais" e acabem sendo cooptadas pelo femismo, feminismo radical, TERFs e outros sub-grupos. Se as femistas não podem ser expulsas do grupo "feminismo", o melhor é deixar o grupo e criar um novo que lute pelas coisas certas, em minha opinião (e o grupo conseguiria bem mais apoio, uma vez que não teria essa galera mais extremista).
-------------------------------
Enfim, não acho que ela tenha casado por dinheiro. Ela deve ter gostado do senso de humor, simplicidade e cavalheirismo dele (além de que ele sabe ser romântico com ela)... Ela conheceu ele, os dois começaram a gostar um do outro, e ela não viu problemas em questão da diferença de idade, só isso. Pra você, o ponto negativo dela pode ser o fato de que ela é muito cristã e religiosa (apesar de pra mim ser um ponto positivo).
O interessante é que todo mundo que conhece ela fala bem dela:
“Era alegre. Alegre, nunca vi coisa ruim junto com ela”, conta Líria Messias, vizinha da família de Michelle Bolsonaro.
“Sempre uma pessoa muito educada, muito generosa, tinha um carinho muito especial”, lembra Douglas Cardoso, vizinho da família de Michelle Bolsonaro.
"Os amigos mais próximos dizem o mesmo sobre Michelle Bolsonaro: ela é uma mulher simples, doce, tímida, e ao mesmo tempo, uma mulher forte e decidida. Como mãe é linha dura e como esposa, também. Dentro de casa, ela dita as regras."
“Ela já deixou bem claro: ‘o espaço da casa é meu, quem manda aqui sou eu’. Ela criou ali um espaço, e algumas vezes eu chegava lá, tinha o cheirinho do jantar que ela estava conduzindo, e ele, separado numa sala ao lado, reunindo as pessoas”, conta Joice Hasselmann.
"Michelle já disse que concorda com 99% das ideias do marido, mas também que já discordou da forma como ele usou as palavras em certas ocasiões. "
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/01/01/primeira-dama-michelle-bolsonaro-nasceu-em-ceilandia-df-e-conheceu-o-marido-na-camara-dos-deputados.ghtml
Enfim, eu duvido que alguém que estivesse com outra pessoa por dinheiro seria linha dura e "mandaria" na casa, também...
A pessoa provavelmente deixaria o marido fazer o que quisesse na casa.