Robert escreveu: Meus consagrados, o poder do escudo é refletir ataques, basicamente todo ataque lançado contra ele é jogado pra fora junto com o dano causado pelo ataque. O golpe da espada ia ser repelido no mesmo instante.
O susanoo não seria empurrado pela espada, na verdade é possível acontecer o contrário dado o funcionamento do poder do escudo.
Não, o escudo de Yata bloqueia e repele ataques, em momento algum foi mencionado que ele devolve ou anula a força cinética causada por golpes físicos. Se você tiver um escudo resistente, ele será capaz de proteger de qualquer ataque físico com força proporcional à resistência do impacto do golpe. Você usar o escudo para se defender de um tiro de bala é uma coisa, já utilizar o escudo para tentar parar um caminhão em alta velocidade e ficar parado no mesmo local é outra bem diferente.
As propriedades especiais do Yata é que ele é resistente o suficiente para repelir qualquer ataque material, espiritual, ninjutsu e ataque físico. Ou seja, ele repele ataque físico e material devido a sua alta durabilidade; repele ataques espirituais pois tem as propriedades únicas da energia espiritual devido seu status como relíquia espiritual e consegue repelir ninjutsu devido sua propriedade de adaptação de natureza, onde ele recebe o dano, muda sua natureza e anula a técnica utilizando sua fraqueza.
O Susanoo do Itachi é um pouco maior que a cabeça do Susanoo Perfeito do Madara, logo o dano seria basicamente um jogador de golfe rebater uma bola, embora o escudo vá suportar o golpe e defender o usuário, a energia do impacto somada com a área atingida e o fato do Yata não cancelar energia aplicada e o Susanoo nessa forma ser apenas uma aura desestabilizada que não está ancorado no chão, vai arremessar o Susanoo longe. Dizer que o Yata iria parar o ataque e fazer o impacto voltar contra o golpe do Susanoo cancelando a pressão do impacto e do ataque, é dizer que o Yata não possui nenhuma falha de defesa. E sabemos que Itachi, o dono da própria relíquia mencionou que tudo tem um limite, todas as técnicas possuem um ponto fraco. Não existe algo realmente a prova de falhas.