Nem se caso essa discussão se atrelasse a Sakura pré-floresta da morte, onde de fato foi o primeiro ápice de dentro da história que marcaria seu amadurecimento como pessoa, seria correto a definir como uma personagem rasa! Pois apesar de sim, suas falhas transparecerem bastante no inicio do mangá, ainda assim dava para extrair bastantes pontos positivos acerca de Haruno Sakura:
→ No ataque dos irmãos demônio ao Tazuna, Sakura mesmo sem chances de vitória não recuou e assim manteve a guarda do construtor da ponte. Uma pessoa até então estranha para Sakura, mas que ainda assim ela se manteve disposta a dar sua vida por esse.
→ Na primeira aparição do Zabuza para o time sete, ao direcionar sua espada contra eles, foi Sakura que livrou o pescoço do Naruto ao se sobrepor encima dele.
→ Ainda no país da onda, Sakura ao se envolver em uma comunidade extremamente pobre, abordada por uma criança, ela empaticamente amparou aquela criança o dando alguns 'doces' que carregava consigo.
→ Durante o teste teórico do exame chūnin, caso não tivesse sido interrompida pelo Naruto, Sakura teria se renunciado do exame chūnin apenas para proteger o sonho do Naruto em se tornar hokage. Mesmo que essa atitude de Sakura a levasse por tabela a entrar em conflito com o progresso que o Sasuke vinha buscando.
Mencionei apenas alguns dos momentos que derrubam por terra toda essa interpretação frágil que alguns leitores insistem carregar sobre Sakura ter prosseguido por todo o clássico com uma aversão ao Naruto, oque na verdade foi uma visão pessimista que começou a mudar gradualmente desde o capítulo 003 ou até mesmo que a personagem fosse desprovida de quaisquer virtudes: Coragem, cumplicidade, empatia entre muitos outros.
Assim como eu já havia comentando aqui nesse fórum, as falhas da Sakura só enriquecem sua construção, afinal não haveria espaço para um potencial desenvolvimento se caso sua história fosse bem fechada, ausente de pontos a serem trabalhados. E nesse sentido, Hinata por ter vindo de uma tradicional família ninja, a Hyūga já possuía uma base sólida sobre suas motivações, acertos e defeitos dentro da história, enquanto Sakura como uma garota comum precisou construir cada elemento da sua narrativa. E nesse ponto aqui, eu vejo facilmente a Sakura como uma das personagens mais versáteis de todo o mangá, onde na falta de um incentivo por parte da sua família, seu único objetivo passou a ser conquistar o amor do Sasuke, que em decorrência das adversidades que passou, esse então propósito passou a sofrer uma ressignificação pelo desejo de se defender sozinha, inspirada por Sasuke, Naruto e Lee. E posteriormente resgatar um amigo de um ciclo vicioso de ódio.
Dito isso, eu não reconheço Hinata e Sakura como personagens superficiais. Hinata desde o inicio sempre contou com um plano de fundo instigante e o mesmo pode-se dizer sobre Sakura, só que com a diferença que essa última teve que construir sua história a cada capítulo. Todavia, se tratando da personagem que teve a melhor construção, é inegável que esse posto cabe a Sakura! Oque eu até concordo que não deveria existir essa comparação, pois mesmo com toda limitação do Kishomoto em explorar esse aspecto, foi Sakura designada para corresponder ao status de heroína do mangá, e não a Hinata, que em grande parte foi uma personagem de apelo para a falta de interesse que o Naruto nos primórdios carregava com os personagens, em especial as femininas.
Mesmo com os conflitos dentro do núcleo Hyūga resolvidos, e consequentemente da Hinata, ainda assim a imagem da garota sem confiança em si própria persistiu até os momentos finais do mangá, e agora sem essas controversas com seu pai e primo, toda a importância da Hinata passou a ser direcionada ao Naruto. Que por resultado, mesmo estando na sucessão ao reconhecimento do seu clã e passando a sofrer assimilação com Hamura, ainda assim tudo isso entrou em segundo plano dentro da postura de esposa e mãe adotada pela Hinata. Enquanto Sakura continuou notavelmente em uma constante evolução desdo o clássico, tanto em perspectiva pessoal quanto profissional, assim participando de batalhas de alto níveis, sendo reconhecida tanto por inimigos quanto sua vila, como alguém digna de incorporar a elite de Konoha, deste modo se tornando a melhor kunoichi da sua geração! Aspectos imprescritíveis de observar ao olhar o desenvolvimento de um personagem dentro de um mangá S.h.ō.n.e.n.