Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Propriedade intelectual existe?

+7
Atlas Titan
Gaius
Eumenes
Lipert
Dante10
02snake
Nero Sparda
11 participantes

descriptionPropriedade intelectual existe? EmptyPropriedade intelectual existe?

more_horiz
Titulo autoexplicativo.

descriptionPropriedade intelectual existe? EmptyRe: Propriedade intelectual existe?

more_horiz
Porquê?

descriptionPropriedade intelectual existe? EmptyRe: Propriedade intelectual existe?

more_horiz
Não. E jamais, JAMAIS, neste tópico ou em qualquer outro conseguirão provar racionalmente a propriedade intelectual.

more_horiz
Sim. Se eu escrever um livro hoje, vocês não poderão fazer cópias do mesmo para vendê-las e lucrar enquanto eu fico no prejuízo. Há um contrato implícito entre quem compra algo protegido por direito autoral e quem produziu o mesmo. É claro que isso não significa que eu concordo em prender alguém que disponibiliza um livro ou coisas do tipo, mas não acho que devemos fingir que propriedade intelectual não existe só porque nos é conveniente, e ignorar os efeitos que algo assim teria sobre pequenos autores, que nunca conseguiriam obter sucesso, uma vez que seriam alienados do lucro sobre aquilo que produziram. Se propriedade intelectual não existir, essas pessoas deixarão de produzir, uma vez que não terão meio de subsistência nesse ramo.

more_horiz
Lipert escreveu:
Sim. Se eu escrever um livro hoje, vocês não poderão fazer cópias do mesmo para vendê-las e lucrar enquanto eu fico no prejuízo. Há um contrato implícito entre quem compra algo protegido por direito autoral e quem produziu o mesmo. É claro que isso não significa que eu concordo em prender alguém que disponibiliza um livro ou coisas do tipo, mas não acho que devemos fingir que propriedade intelectual não existe só porque nos é conveniente, e ignorar os efeitos que algo assim teria sobre pequenos autores, que nunca conseguiriam obter sucesso, uma vez que seriam alienados do lucro sobre aquilo que produziram. Se propriedade intelectual não existir, essas pessoas deixarão de produzir, uma vez que não terão meio de subsistência nesse ramo.

Então se uma empresa desenvolver um remédio que seja a cura do câncer ou do HIV, só ela poderá distribuir e vender o mesmo? E isso criaria um monopólio é claro.

more_horiz
SKILLINE escreveu:
Lipert escreveu:

Então se uma empresa desenvolver um remédio que seja a cura do câncer ou do HIV, só ela poderá distribuir e vender o mesmo? E isso criaria um monopólio é claro.

Em minha opinião, não. Acredito que outras empresas deveriam poder produzir substâncias farmacêuticas patenteadas, DESDE que paguem uma taxa para a empresa que desenvolveu o medicamento (afinal, o desenvolvimento é caríssimo e é necessário pagar tais custos), até a patente vencer. O valor exato a se pagar precisaria ser definido considerando-se o valor investido e aplicando uma taxa de juros relativa ao retorno do investimento.

Pegando esse caso das farmacêuticas, nenhuma empresa privada continuaria gastando milhões de dólares para desenvolver um novo medicamento e testá-lo se não fosse obter algum tipo de lucro pela descoberta. Seria apenas prejuízo, elas iriam preferir ficar aguardando novas descobertas sem gastar seu dinheiro nisso, já que a pesquisa só daria prejuízo e não seria recompensada.

more_horiz
Ao meu ver, esse é um dos pontos que mais expõe a idiotice dos libertários.

Já não espero muita lucidez dessa gente, mas mesmo assim isso me impressiona. Porque serem contra direitos autorais é algo que vai contra seus próprios princípios, de super-defensores da propriedade privada.

Aos libertários que não acreditam em "propriedade intelectual", quando fundarem uma marca ou patente, que deixe piratearem seu produto a vontade.

Mas gostei do exemplo que o Skylline deu, sobre a indústria farmacêutica. Falando sobre monopólio, e sobre um assunto delicado e de extrema importância pública (saúde), ele parece ter se dado conta do quão a propriedade privada pode ser tirânica.

Mas bem, sobre esse assunto, creio que não há sentido ter monopólio sobre determinado remédio, e nem só pelo lado humanitário, mas lógico também. Afinal, empresa nenhuma pode alegar autoria sobre as moléculas e compostos químicos de determinado medicamento, não?

more_horiz
Uma ideia não pode ser propriedade privada, não há como eu entrar na sua mente e roubar sua ideia, você não a perde se eu a copio.

Se você cria uma camisa com o desenho de uma bola branca no meio e eu fizer o mesmo na minha, não há roubo aqui, você não perdeu sua camisa, sua propriedade não está sendo atacada.

Defender que eu devo pagar ao dono da ideia da bola branca que é um ataque a propriedade privada, não o contrário.

Faz lembrar daquele imbecil que quis ser pago por ter inventado uma dança do Fortnite, o sujeito move o corpo em uma sequência de movimentos e realmente acredita que quem fizer o mesmo (com o próprio corpo) deve-lhe alguma coisa.

Quero saber que contrato implícito é esse que Lipert está falando.

more_horiz
@Lipert não é bem assim que as coisas funcionam, por exemplo na área de informática e tecnologia, é muito comum empresas desenvolverem algo inovador, como uma nova tecnologia e etc, mas até uma empresa rival a copiar(que é algo que demora meses) a empresa que desenvolveu a tecnologia já lucrou muito, se isso que tu diz acontecesse empresas de informática e tecnologia nunca iriam inovar e desenvolver novas tecnologias.

Na verdade as únicas empresas que realmente são prejudicadas com pirataria de forma relevante, são empresas que lançam filmes caros e recentes, os famosos blockbuster's.

https://m.tecmundo.com.br/seguranca/122323-estudo-afirma-pirataria-nao-afeta-venda-musicas-games-livros.htm

more_horiz
1) Não existe naturalmente;
2) Existe em muitos direitos positivados.

Isso aplicaria a dizer que não, mas o rigor de uma norma mesmo que injusta e o potencial lesivo da quebra dessa norma faz o parecer que tenha.

PI é uma das coisas que eu mais acho cagada em anarcocapitalismo. Mesmo acreditando no que dizem eu não consigo concordar em muitos casos.

more_horiz
Dante10 escreveu:
Uma ideia não pode ser propriedade privada, não há como eu entrar na sua mente e roubar sua ideia, você não a perde se eu a copio.

Se você cria uma camisa com o desenho de uma bola branca no meio e eu fizer o mesmo na minha, não há roubo aqui, você não perdeu sua camisa, sua propriedade não está sendo atacada.

Defender que eu devo pagar ao dono da ideia da bola branca que é um ataque a propriedade privada, não o contrário.

Faz lembrar daquele imbecil que quis ser pago por ter inventado uma dança do Fortnite, o sujeito move o corpo em uma sequência de movimentos e realmente acredita que quem fizer o mesmo (com o próprio corpo) deve-lhe alguma coisa.

Quero saber que contrato implícito é esse que Lipert está falando.

Pense na venda de um livro. Quando o escritor concorda em vender a você o livro para que você o leia, há um contrato implícito de que você não poderá fazer cópias do livro para revendê-las.

SKILLINE escreveu:
@Lipert não é bem assim que as coisas funcionam, por exemplo na área de informática e tecnologia, é muito comum empresas desenvolverem algo inovador, como uma nova tecnologia e etc, mas até uma empresa rival a copiar(que é algo que demora meses) a empresa que desenvolveu a tecnologia já lucrou muito, se isso que tu diz acontecesse empresas de informática e tecnologia nunca iriam inovar e desenvolver novas tecnologias.

Na verdade as únicas empresas que realmente são prejudicadas com pirataria de forma relevante, são empresas que lançam filmes caros e recentes, os famosos blockbuster's.

https://m.tecmundo.com.br/seguranca/122323-estudo-afirma-pirataria-nao-afeta-venda-musicas-games-livros.htm

Nem todas as áreas funcionam igual às grandes empresas de tecnologia, que conseguem manter lucros com o produto após a "inovação" ter sido copiada pelos concorrentes (afinal, o que as destaca é serem as primeiras a trazer alguma novidade). No caso da indústria farmacêutica, porém, os investimentos muitas vezes chegam na casa dos bilhões, e dificilmente serão pagos em alguns meses até que outra indústria copie, da maneira que você disse.

E quanto à pirataria (como existe atualmente)não afetar tanto a venda de músicas, games e livros, isso provavelmente está correto para as grandes produtoras. Mas se for um pequeno produtor de músicas, games ou livros, é claro que acabar com os direitos autorais dos mesmos (e deixar até que outras pessoas vendam sem pagar um centavo pra ele) fará com que a pessoa não consiga seus meios de subsistência/lucro para continuar fazendo isso.

more_horiz
@Lipert escreveu:
Nem todas as áreas funcionam igual às grandes empresas de tecnologia, que conseguem manter lucros com o produto após a "inovação" ter sido copiada pelos concorrentes (afinal, o que as destaca é serem as primeiras a trazer alguma novidade). No caso da indústria farmacêutica, porém, os investimentos muitas vezes chegam na casa dos bilhões, e dificilmente serão pagos em alguns meses até que outra indústria copie, da maneira que você disse.

Quanto mais complexo mais difícil de copiar, se for algo que demorou anos para ser descoberto, isso dificilmente sera copiado em meses.

E quanto à pirataria (como existe atualmente)não afetar tanto a venda de músicas, games e livros, isso provavelmente está correto para as grandes produtoras. Mas se for um pequeno produtor de músicas, games ou livros, é claro que acabar com os direitos autorais dos mesmos (e deixar até que outras pessoas vendam sem pagar um centavo pra ele) fará com que a pessoa não consiga seus meios de subsistência/lucro para continuar fazendo isso.

Se ele for bom ele pode conseguir um contrato com uma gravadora, ou fazer shows para lucrar (no caso de um cantor ou musico), em caso de livros ou games ele pode deixar uma marca registrada em ambos e caso ele venda muito ele pode ser contratado por uma empresa.

more_horiz
SKILLINE escreveu:
@Lipert escreveu:

Quanto mais complexo mais difícil de copiar, se for algo que demorou anos para ser descoberto, isso dificilmente sera copiado em meses.

Se ele for bom ele pode conseguir um contrato com uma gravadora, ou fazer shows para lucrar (no caso de um cantor ou musico), em caso de livros ou games ele pode deixar uma marca registrada em ambos e caso ele venda muito ele pode ser contratado por uma empresa.

É muito mais rápido para um químico descobrir como fazer uma substância já conhecida (lembrando que a parte de descobrir qual substância é demoraria 1 dia num laboratório com equipamentos adequados) do que desenvolver a mesma desde o início e testar por anos os efeitos da mesma.

Sobre o artista iniciante, por que uma gravadora/editora/empresa de games iria contratar, se alguém iria começar a distribuir a música/livro/jogo em outros lugares no dia seguinte sem ela poder fazer nada?

Como eu disse, há um contrato implícito de que a pessoa a adquirir tais produtos não deve redistribuir, especialmente com o objetivo de lucrar direta ou indiretamente. :think2:

more_horiz

Olha o nível do argumento do sujeito. Mas que bosta de argumento hein cara? Quer dizer que se a Marvel faz um filme e você tem acesso ao arquivo do filme antes de lançar e dai você copia o filme e começa a distribuir ele por ai sem autorização dela você não está roubando o trabalho da Marvel? Você acha isso? Que bosta hein cara?

"Propriedade Intelectual não existe,  copiar não é roubar" - By garoto ancap que nunca produziu qualquer conteúdo intelectual de qualquer relevância pra humanidade.

Os argumentos de quem defende isso são tão sérios quanto esse vídeo abaixo:

Elimine todo incentivo ao que foi produzindo até hoje pelas pessoas visando lucro através do direito de propriedade intelectual e se perguntem se hoje estaríamos vivendo pior ou melhor. A menos que o sujeito seja um completo idiota a resposta é óbvia.

Óbvio também que existem certas coisas que são absurdo, exemplo a Apple há alguns anos atrás dizendo que celulares com formato X ou Y era propriedade dela e que ninguém poderia fazer celulares com formatos parecidos. Mas precisa ser bem mongo pra ser contra o direito de propriedade intelectual por causa de casos como esse.

Agora compare a isso a quantidade de pessoas que deixariam de produzir algo simplesmente por saber que não vão receber nada em troca (ou menos do que mereceriam ganhar). Essa conversa é mais uma pérola Ancap pra coleção de sandices deles. É muita burrice.

more_horiz
Outra coisa que libertários fazem e que acho muito idiota é apoiar separatismos mundo afora. @SKILLINE , crie um tópico sobre isso pra que eu possa destruir vocês nesse assunto também.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos