Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Propriedade intelectual existe?

+7
Atlas Titan
Gaius
Eumenes
Lipert
Dante10
02snake
Nero Sparda
11 participantes

descriptionPropriedade intelectual existe? - Página 3 EmptyRe: Propriedade intelectual existe?

more_horiz
Não Aburame, na lei referente aí, Lei de Direitos Autorais (L. 9.610/98), diz que o direito de uso do personagem é exclusivo do criador, seja ele pessoa física ou jurídica, isso inclui permitir ou não que terceiros a utilizem. Não tem nada a ver com ele está lucrando ou não, a "propriedade intelectual" é do autor.

descriptionPropriedade intelectual existe? - Página 3 EmptyRe: Propriedade intelectual existe?

more_horiz
Bem, eu não sabia disso, mas creio que não há pq implicar com o uso da imagem desta forma,

Mas eu acho sim certo haver um conceito de propriedade intelectual, ninguém merece ter sua obra usada de forma errônea por terceiros que geram lucros com esta. Um exemplo foi o cara que encenou a peça do Chico Buarque e depois falou mal de nordestinos no mesmo palco ao fim da peça, e quando Chico descobriu o proibiu de reproduzir a peça de novo. A própria família do Chico tem origem pernambucana, aí ele tem que aceitar sua obra ser usada para dar palanque para um otario desses? Eu acho essa lei certíssima. Os criadores devem ter liberdade para restringir o uso de suas criações.

more_horiz
Aburame Hidan escreveu:
Bem, eu não sabia disso, mas creio que não há pq implicar com o uso da imagem desta forma,

Mas eu acho sim certo haver um conceito de propriedade intelectual, ninguém merece ter sua obra usada de forma errônea por terceiros que geram lucros com esta. Um exemplo foi o cara que encenou a peça do Chico Buarque e depois falou mal de nordestinos no mesmo palco ao fim da peça, e quando Chico descobriu o proibiu de reproduzir a peça de novo. A própria família do Chico tem origem pernambucana, aí ele tem que aceitar sua obra ser usada para dar palanque para um otario desses? Eu acho essa lei certíssima. Os criadores devem ter liberdade para restringir o uso de suas criações.

Meu caro o que esse cara fez é imoral, não antiético, se ele fizer isso ele deve ser boicotado, mas não proíbido, isso violaria a liberdade dele.

more_horiz
O conceito de “liberdade” de vcs é realmente perturbador.......

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Lipert escreveu:
Não, propriedade intelectual não serve pra proteger ideias gerais, você está equivocado. A propriedade intelectual é o que protege que um livro inteiro da JK Rowling seja copiado e revendido, mas não há nenhum direito a propriedade de ideias gerais como as que você citou (um livro "sobre bruxos").

Foi um exemplo, aumentando a escala, para você ver como é uma ideia absurda alguém querer ser dono de uma ideia. Propriedade pressupõem valor, para algo ser propriedade de alguém tem que ter algum valor para a pessoa, por isso é um conceito aplicando somente a coisas escassas, se eu fizer uma fanart de algum personagem de Naruto, não estarei roubando o Kishimoto, pois desenhos de Naruto não são escassos, eles continuam tendo o mesmo valor para ele, ele não tem um desenho a menos, nada foi tirado dele.

Sendo realista, você pagou ao autor de Soul Eater para está usando essa foto da Maka? Se sente tendo roubado ele? Os direitos de imagem da personagem são dele.

A maior parte dos países permite um "uso justo" de propriedade intelectual alheia. Você pode usar trechos, por exemplo. Você está mudando o foco, o ponto é se é justo que alguém revenda cópias ilegítimas COMPLETAS de algo que outra pessoa gastou tempo e dinheiro para produzir.

Sobre os desenhos de Naruto não serem escassos e continuarem tendo o mesmo valor para ele, ok, mas se você copiar o mangá todo e disponibilizar no seu site com monetização, o valor do que ele produziu VAI DIMINUIR. É a lei da oferta e demanda, e eu achei que os ancaps ao menos se lembrariam dela.

ShinobinoKami escreveu:
Não Aburame, na lei referente aí, Lei de Direitos Autorais (L. 9.610/98), diz que o direito de uso do personagem é exclusivo do criador, seja ele pessoa física ou jurídica, isso inclui permitir ou não que terceiros a utilizem. Não tem nada a ver com ele está lucrando ou não, a "propriedade intelectual" é do autor.

De fato, a lei de direitos autorais brasileira é um tanto dura. Eu sou favorável a uma doutrina similar ao FAIR USE dos EUA:

https://en.wikipedia.org/wiki/Fair_use

Além disso, é óbvio que a reprodução de uma pequena imagem de personagem não afeta os lucros do autor e ele está cagando pra isso, diferente da reprodução de seu mangá completo e com o objetivo de lucro.

Porém, como eu disse, o maior problema caso propriedade intelectual não existisse seria para os pequenos autores, que não teriam meios de subsistência até que se tornassem populares o suficiente para que existissem pessoas o suficiente pagando pelo original.

PS: Os Ancaps vão continuar ignorando minha pergunta sobre o contrato explícito? :/

more_horiz
@Lipert Eu não sou Ancap e a discussão não é essa aí, isso aí é pirataria, a discussão aqui é sobre propriedade intelectual é um direito natural, como a propriedade privada é, e eu estou te respondendo que não, propriedade intelectual é um recurso inventando por humanos para cobrar os outros por idéias, a empresa farmacêutica não patenteia o "produto", patenteia a formula por trás dele, como se alguém pudesse ser dono de uma formula química, e o pior, se a empresa em questão fornecer um produto m*rda ninguém pode fazer concorrência pois ela é a dona da formula.

more_horiz
Ela existe, ué. E muitas famílias se sustentam (através da venda de produtos) passando por cima da dita propriedade intelectual. Você gostaria de vê-las passando fome e/ou na angústia da busca por sustento?

Mas como sou um rapaz inteligentinho vou jogar ironias em um tópico de um fórum de otaku e destruir os argumentos dos meus amiguinhos, pois são todos retardados!

more_horiz
Eu nem ancap sou, ainda longe, mas o que seria liberdade, @Aburame Hidan ? Liberdade é ser livre.

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
@Lipert Eu não sou Ancap e a discussão não é essa aí, isso aí é pirataria, a discussão aqui é sobre propriedade intelectual é um direito natural, como a propriedade privada é, e eu estou te respondendo que não, propriedade intelectual é um recurso inventando por humanos para cobrar os outros por idéias, a empresa farmacêutica não patenteia o "produto", patenteia a formula por trás dele, como se alguém pudesse ser dono de uma formula química, e o pior, se a empresa em questão fornecer um produto m*rda ninguém pode fazer concorrência pois ela é a dona da formula.

Então pra você direitos autorais existem, mas patentes não? Porque caso contrário, a discussão é sobre isso também, sim.

Quanto às patentes, já expliquei o motivo pelo qual é necessário algum tipo de garantia para que as empresas continuem investindo em pesquisa. Se for pra acabar com as patentes, se você quiser que as empresas continuem gastando em pesquisas, terá que ter uma ou outra forma de recompensá-las por isso.

more_horiz
Liberdade de um indivíduo tem o limite no início da de outrem.

more_horiz
Exato. Não se pode violar a propriedade do outro. Concordamos com isso, pelo visto.
Mas então por quê está criticando o conceito de liberdade?

more_horiz
Katakurinho escreveu:
Ela existe, ué. E muitas famílias se sustentam (através da venda de produtos) passando por cima da dita propriedade intelectual. Você gostaria de vê-las passando fome e/ou na angústia da busca por sustento?

Mas como sou um rapaz inteligentinho vou jogar ironias em um tópico de um fórum de otaku e destruir os argumentos dos meus amiguinhos, pois são todos retardados!

@Katakurinho fato é que você virou um ser nojento.

Milhares de famílias são sustentadas por roubo e assassinato, você quer vê-las passando fome?

Isso lá é argumento contra ou a favor de uma ideia ética, seu porra?

Vai argumentar a favor da escravidão pois ela faria a produção aumentar e ajudaria a alimentar muitas famílias?

Saia imediatamente do meu tópico se você não tem uma porra de argumento.

more_horiz
Cometo uma gafe ao dizer que o tópico é meu. Na verdade é do meu mais que amado colega, que tenho certeza que concorda que se um corno esquerdista não argumenta, não é bem-vindo ao tópico.

more_horiz
Dante10 escreveu:
Cometo uma gafe ao dizer que o tópico é meu. Na verdade é do meu mais que amado colega, que tenho certeza que concorda que se um corno esquerdista não argumenta, não é bem-vindo ao tópico.

Concordo totalmente.

more_horiz
Difamar outrem por origem ou cor de pele não é exercício de liberdade pois este ato terá consequências afetando a liberdade de outrem.

more_horiz
Que bonitinho, defendendo a censura de abordagens materiais que não saem do campo das ideias. Ainda se diz libertário e vem espumar de raiva.

Os vendedores de dvds piratas choram e buscam por outras pessoas para defendê-los em fóruns de desenhos japoneses.

more_horiz
Tudo o que eu queria era que um dos ancaps viessem responder sobre o contrato (seja explícito ou implícito) no livro, mas pelo jeito nem os anarco-capitalistas sabem responder isso  Propriedade intelectual existe? - Página 3 3359437887
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos