O padrão de escolha para "presidentes" da vila se baseia muito no reconhecimento alheio dos feitos em combates do ninja, com isso não é difícil ver quais são os melhores candidatos .
Sarada - será como Naruto, provavelmente será Hokage, mas isso vai acontecer posteriormente ao próximo Hokage. Falta tudo para ela, só não falta vontade.
Sakura - por incrível que pareça, é uma boa candidata, teve participação nas maiores batalhas do mundo e provavelmente é reconhecida por isso, e além disso, é provavelmente uma das melhores ninjas médica do mundo, mas, acho que lhe falta influência/"moral" e confiança para conseguir o cargo.
Konohamaru - este ainda está amadurecendo, sua imagem social, quero dizer, os feitos dele ainda não brilham, eu acho difícil ele conseguir entrar nessa posição se não conseguir fazer algum tipo de grande contribuição para a vila.
Sasuke - com certeza ele tem os maiores feitos que alguém que não seja o Naruto poderia oferecer, mas essa escolha poderia implicar em problemas com as outras vilas, falando não só dos kages, mas dos povos dessas vilas, que podem ainda não confiar e temer o Sasuke, e deste modo, fazerem pressão nos kages para não reconhecer legitimamente Sasuke como Hokage, fora que ele pode simplesmente não querer ser Hokage.
Shikamaru - bom, na qualificação técnica ele deve ser o melhor, mas será que pega bem colocar alguém que seja só tecnicamente competente, e carece de grandes feitos em combates? Outro ponto é que ele poderia também facilmente recusar, tomar decisões executivas não é a praia dele.