L escreveu: Acho que só os fanboys do Flamengo (que só tem 5 brasileiros, 1 liberta e 1 copa toyota) acham que ele é Top 5 do Brasil.
Torcida não tem 1/10 do peso da história de um time. E a história do Flamengo se resume a escândalos, falcatruas e racismo. "Não foi rebaixado" mas já ficou na última colocação do Campeonato Carioca. Bem pior do que ser rebaixado, por sinal.
Isso é um mito, conversa fiada, uma falcatrua criada por torcedores de clubes rebaixados.
Isso ocorreu em 1933 num campeonato que não existia rebaixamento, o Flamengo nem ficou em último lugar alias, tal posição que ficou o River que não foi rebaixado. Outra, isso foi em 1933, namoralzinha
http://fimdejogo.com.br/2013/08/12/o-flamengo-foi-rebaixado-em-1933-verdade-ou-mito/
Invenções de torcidas rivais ocorre muito. Inventam ou alteram algo que ocorreu há quase 100 anos, os atleticanos mesmo inventaram o 9x2 e que o Cruzeiro foi rebaixado pro módulo ll do mineiro.
Enfim, um time que a única libertadores que conquistou (há uns 40 anos atrás) foi em um escândalo onde o juiz expulsou 5 ou 6 jogadores do Atlético-MG e a partida terminou em detrimento disso não é Top 5 nem aqui e nem na china.
E? Se o jogo contra o Atlético, fosse numa final de Libertadores, aí sim a gente podia quem sabe, desconsiderar que o Flamengo como campeão do título.
De qualquer forma, se formos levar em conta escândalos e erros de arbitragem, vamos ter que tirar muitos títulos do eixo Rio-São Paulo para Sul-Minas. Vasco mesmo é um exemplo, ganhando a final do campeonato de 74 em cima do Cruzeiro com arbitragem totalmente a favor nos dois jogos e um gol anulado do Cruzeiro só no roubo mesmo.
Se arbitragem ajudou ou não, pouco importa, pro futuro o que fica é o título.
Inter, Grêmio, Santos, SP, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, todos esses são incontestavelmente acima do Flamengo.
Incontestavelmente nada. Só os 4 grandes de São Paulo tem esse incontestavelmente, Cruzeiro e Grêmio para serem maiores dependem dos critérios que cada um queira considerar. Se for só nos títulos, Grêmio é com certeza maior (apesar de dois rebaixamentos). Cruzeiro em títulos nacionais é comparável, fora isso fica a disputa entre duas Libertadores x 1 Liberta e um Mundial, e o Mundial no papel é um título maior que a Libertadores, mas o Cruzeiro saí na frente por outros títulos internacionais e também mais participações e ranking de pontos maior na libertadores.
Inter eu não acho maior que o Flamengo, de jeito nenhum, nem por títulos. Tem uma Libertadores a mais, mas 2 nacionais e 2 copas a menos e 1 rebaixamento.
Se formos levar em conta o quesito história e feitos, o Flamengo não é nem o maior do RJ, porque fica atrás do Vasco por uma série de motivos. Até em títulos internacionais, já que o Vasco foi o campeão da Libertadores e do torneio que deu origem à mesma, somando dois títulos oficiais de melhor time da América do Sul.
Inclusive, em 1997, a Conmebol colocou o Vasco no torneio de Campeões da Libertadores, por reconhecer o título de 1948. Mas o pessoal se informa sobre Vasco na rede globo, aí fica difícil.
Vasco maior que Menguinho?
Vasco tem menos títulos em tudo. Menos nacionais, menos estaduais e diferente do que você disse, não tem mais internacionais. Pode ter, "duas" Libertadores, mas ainda assim falta o Mundial (eu posso ter criticado o valor do Mundial, mas como título é algo bem relevante sim).
Além de ter bem menos títulos, tem 3 rebaixamentos e ao contrário do imaginário popular até menos vices que o Flamengo.
No meu ponto de vista, um rebaixamento, é tão negativo para um time, quanto positivo ganhar um titulo nacional. Dos 12 grandes do futebol brasileiro, temos apenas 13 rebaixamentos, para ter uma noção de quanto isso é horroroso para um clube, quem dirá 3 vezes.
Enfim, deixando claro que meus critérios não foram apenas títulos. Só nos títulos Flamengo fica atrás de Cruzeiro e Grêmio.