Bom, contra temari pelo o que eu me lembro, ele disse que iria desistir porque não tinha mais chakra, além de achar que lutas dão muita "dor de cabeça".
embora ele tenha dito também, que ja tinha calculado os proximos 200 movimentos possiveis dela, bolando estratégias para neutraliza-los...
ou seja, o principal "algoz" do shikamaru, é a resistencia, tal como é pro kakashi...
na luta contra a tayuia, ele também não a enforcou, pois não tinha praticamente chakra nenhum, e quando foi acabando aos poucos o chakra dele, a mão de sombra foi se "retraindo", forçando o shikamaru a parar com o ataque...
neste combate, a temari matou tayuia, mais eu considero o shikamaru sendo o verdadeiro vencedor...
portanto, acredito que shikamaru conseguiria sim vencer suigetsu, mais deixo 1% de vantagem (LOL 1% de vantagem ¬¬) pro suigetsu, pois não sei se toda vez que ele é perfurado ele vira agua, ou se ele apenas vira agua quando utiliza sua tecnica... vou pesquisar melhor.
pois, se o suigetsu tiver que executar um jutsu para se liquifazer, shikamaru ganha, invertendo totalmente minha opinião...
caso suigetsu seje mesmo feito de agua, digo, naturalmente, eu deixo esta opinião mesmo...