CrossDominus escreveu: Porque o controle por meio de sharingan é ocular. Se você não está mantendo esse controle por meio dos olhos, não faria sentido ele continuar existindo. O mangekyou sharingan e o rinnesharingan ainda tem esse mesmo poder do sharingan, por isso obito e sasuke conseguiram controlar as bijuus. O mesmo vale para madara, que estava com o fuumetsu mangekyou ativo enquanto controlava kurama. Agora, o rinnegan não possui essa capacidade. Invocar é diferente de controlar... não é necessário controlar para invocar, madara não precisava desativar o rinnegan naquele momento se só queria invocar a kyuubi. Mas como isso nunca foi dito diretamente no mangá, eu decidi propor como regra por garantia. E sim, madara pode desativar o rinnegan quando bem entender, assim como é no mangá mesmo.
Entendi, valeu pela explicação!
Pois bem, eu acho que o Obito Jinchuuriki (sem Kamui) é mais poderoso que todas as versões do Madara (exceto se ele também for Jinchuuriki). Em alguns capítulos do mangá, Madara, antes de retornar à vida, ainda como Edo Tensei (e sem Kyuubi) sugeriu que poderia deter o Obito, ou pelo menos, tinha alguma estratégia para vencê-lo. Mas acho que ele apenas se aproveitaria de sua condição de Edo Tensei e atacaria o Obito de surpresa, talvez até usasse o Zetsu de suporte.
Fazendo uma comparação de poder, tanto Obito Jinchuuriki quanto Madara em vida conseguiram romper aquele jutsu do Hashirama (Portão Divino, Myoujinmon) com bastante facilidade. Madara até tem potencial para lutar, já que tem Senjutsu e poderia fazer um Susano'o Senjutsu assim como Sasuke fez ao misturar seu chakra com o do Juugo. O problema seria a velocidade e resistência (atributos físicos em geral) do Obito e, principalmente, o Kamui e as Gudoudamas. Baseado nisso, acho que o Obito tem chances consideravelmente maiores de vencer esse duelo, ele pode usar vários jutsus do Madara e com uma potência muito maior, ainda que Madara tenha a Kyuubi, não vai adiantar muito. Claro que com muita estratégia, há chances de vitória para o Uchiha Lendário, mas vejo o Obito vencendo esse duelo, força, velocidade, resistência, estamina maiores que as do adversário, potencial destrutivo maior do que as 9 Bijuus juntas e ainda tem Kamui de brinde pra evitar quaisquer danos, da Gunbai por exemplo. O Madara é mais inteligente, se o Obito não tivesse nenhum conhecimento, talvez tivesse alguma dificuldade, mas como é conhecimento total para ambos (e no mangá deve ser quase isso mesmo, já que o Madara deve ter passado todas suas memórias para o Obito), a luta é mais favorável ao Obito. A Kyuubi chega a ser quase um empecilho pro Madara se ele não puder controlar 100% do tempo, então...
Obito venceNessa forma (com Kamui) ele deve ser até mais poderoso que o Madara Jinchuuriki (daria uma boa luta, no mínimo), arrisco dizer que se tivesse os dois olhos, poderia muito bem ser o personagem mais poderoso do universo Naruto.