Não existe apenas uma forma absoluta de se analisar a utilidade de um shinobi com um certo poder.
Rikudou Sennin certamente é quem possui os maiores feitos com o Rinnegan, e Nagato certamente é quem possui os menores feitos, mas veja que eu não analisei baseando-me em feitos.
Eu me baseei em dominio do doujutsu, isso é, versatilidade, número de técnicas, útilidade em situações diversas e etc. Nesse sentido vejo Nagato como quem mais a fundo explorou o Rinnegan.
Não é incoerente e muito menos roteiro, existem centenas de usuarios de Katon, Suiton, Doton e etc e cada um com suas capacidades, não é porque existem vários shinobis com dominio de um recurso que todos são obrigados a terem as mesmas capacidades.
Realmente! Existe várias formas de se analisar, você analisou versatilidade e etc.. Eu já analisei o poder, objetivos e etc..
Veja bem, qual era o Objetivo de Nagato? Capturar as Bijuus.
Nagato passou
Décadas com a Akatsuki para reunir os Bijuus.
Se Nagato tivesse acesso as correntes do Rinnegan que Obito e Madara utilizaram, Nagato teria feito isso muito antes.
Do que adianta versatilidade sem
utilidade? Pegue todas as técnicas do Nagato e as compare com o Rinbo de Madara, e você vai ver que a Utilidade do Jutsu do Madara (Rinbo), é muito superior a versatilidade do Nagato (Jutsus derivados do Rinnegan).
Você está simplesmente trocando as botas cara. Principalmente esse exemplo do Neymar, foi risível.
Você quis comparar o Neymar com atributos físicos diferentes, habilidades, capacidade e etc.. tudo diferente.
Aqui estamos Pegando um
Doujutsu, o poder vem do RINNEGAN, e não do NagatoSabemos que o Rinnegan tem os seis caminhos e isso inclui o
DEVANinguém vai vim numa comparação e dizer que o Madara vai sair usando Shinra Tensei, Bansho Tein e etc.. Mas você não tem NADA que prove que o Madara não possa utilizar esses jutsus, pois eles são do caminho DEVA.
Obito ia utilizar Ningedou, Madara usou Gakido, porque eles não poderia usar todos os caminhos se estive com os dois olhos?
Não é porque não foi mostrado, que não se pode usar.. a não ser que você ache que Nagato e Obito podem usar o Ningendo, e Madara portador original do Rinnegan não pode.
Rinnegan é a mesma coisa de Sharingan e Mangekyo Sharingan, eles vem com jutsus de usuário pra usuário, a diferença é que todo Rinnegan vem com os
Seis Caminhos, e o que podem ocorrer é Variações ou não!
Se o Shinra Tensei é uma variação do Nagato pelo Caminho Deva a partir do Chibaku Tensei, ai sim, eu diria que o Madara e Obito não poderia usar, assim como o Ameno do Sasuke, Rinbo do Madara e etc.. mas não temos nada que comprove que é uma variação, assim como não temos nada que comprove que é uma técnica padrão do Rinnegan. Agora referente ao Seis Caminhos, sim! temos, e foi confirmado que é uma técnica padrão do Rinnegan.
Obito iria usar Ningendo
Madara usou Gakidou, Chibaku Tensei e etc..
Sasuke usou Gakidou, Chibaku Tensei e etc..
Quanto a comparação, sim.. eu a acho ridícula, não desmerecendo o Nagato, pois acho da hora o personagem, mas a verdade é nua e crua.
Nagato passou a vida toda com o Doujutsu para domina-lo, Obito pega o Rinnegan e usa em alto nível controlando 6 Jinchuurick / Bijuus enquanto luta.
Madara simplesmente faz em minutos o que Nagato com o Rinnegan passou mais de uma Década para fazer.
Quanto a Gakidou, Ningendou, Shuradou, Chikou e etc.. todos eles podem usar pois é padrão do Rinnegan, que é os
Seis CaminhosNão é porque não mostrou, que não pode usar, Kakashi na guerra explicou bem isso porque não estavam usando os caminhos do Rinnegan