Agora chega de zueira, antes que o tópico vire bagunça, voltando para a discussão...
Sam escreveu: Se Hiashi estava cego pela tradição sombria dos Hyūga, Fugaku mais ainda pelo "Orgulho dos Uchiha" e obcecado pela ascensão de poder em Konoha, sem sequer imaginar como suas escolhas como líder de Família ia reverberar, causando prejuízos na vida de seus meninos: um renegado + outro órfão = ambos se matando no futuro.
Já provei que isso é uma falácia, Fugaku nunca teve "orgulho Uchiha" algum, o único orgulho que ele demostrou durante a série foi para com o Itachi, nenhum lugar do mangá deixa a entender isso e a novel cimenta essa suposição deixando claro que por diversas vezes o alto escalão pisou nele e mesmo assim ele preferiu evitar o conflito pelo bem maior, apenas apelando para o ataque quando a situação se tornou insustentável. Muito menos ele foi obcecado por poder, enquanto a maioria Uchiha chamou de humilhação um herói de Guerra como ele ter sido pateticamente colocado como chefe da policia de Konoha, ele tratou como uma honra liderar seus pares de clã, mesmo sabendo que aquilo mostrava como Konoha o rebaixava.
Sam escreveu: Por isso não dá pra estabelecer quem é melhor pai, mas a história mostra que as consequências dos erros do Uchiha foram muito piores. O erro dele envolveu mais pessoas, reduziu o clã a nada, fez os filhos se matarem, sem nexo comparar. Não a toa a Pierrot com os fillers e a Novel tentaram humaniza-lo colocando numa posição de vítima, sendo que era totalmente justificável a desconfiança de Konoha após o ataque da Kyūbi, que mesmo sendo de alguém exilado, obviamente foi obra de um Uchiha. Mas nada que o tempo não pudesse recuperar a confiança perdida, se os Uchihas focassem em ajudar Konoha à investigar o responsável pelo ataque, fizessem um acordo de paz, negociasse posições melhores no Alto Escalão da Vila, não haveria massacre e nem um destino tão trágico para Itachi e Sasuke. Mesmo com o Danzō com fogo no rabo pró extermínio, Hiruzen estava disposto a negociar a paz e havia um Itachi para transmitir, o Clã soube disso e recusou, significa que está bem claro quem foi intransigente.
Errado, ele não cometeu erro algum, quem errou foi o alto escalão de Konoha, diversas vezes, e inclusive antes do ataque da Raposa. Os fillers e a novel não tentaram humaniza-ló, eles mostravam o que o mangá nunca mostrou, não a cena do mangá do Fugaku agindo politicamente como líder do clã, apenas a cenas familiares dele com o Sasuke e com o Itachi, e a morte dele, nenhuma delas deixa a entender que ele fosse alguém orgulhoso ou buscando o poder, deixam a entender o contrário. Erradíssimo, Konoha desconfiava dos Uchihas muito antes do ataque da raposa, os feitos de guerra de Fugaku foram omitidos do público por Danzou, que temia um Uchiha como Hokage, e o alto escalão submeteu ela a uma posição muito abaixo do que a que ele deveria possuir, isso é literalmente afirmado, Danzou diz para Hiruzen e os anciões que "um gênio como Fugaku jamais aceitaria apenas uma posição como líder da policia da folha", e o pior é que Fugaku aceitou tudo pois queria evitar um conflito com o alto escalão (mesmo a base do clã pressionando) a qualquer custo, a gota d'água foi o alto escalão ter impedido os Uchihas de enfrentarem a Kurama e terem colocado eles em quarentena em uma posição afastada da vila. O mais importante o alto escalão não poderia fazer nada, era tarde demais, toda a opinião pública estava contra os Uchihas por eles não terem ajudado a conter a Kurama, mesmo que existisse Paz com o governo, a população continuaria contra os Uchihas, e mesmo assim, o alto escalão em momento algum desconsiderou que um Uchiha não tivesse sido responsável pelo ataque da Kurama, eles queriam que Shisui parasse o golpe, mas antes do Itachi dá a informação sobre o genjutsu o plano era prender o Fugaku e os líderes, em nenhum momento eles pensaram dá aos Uchihas o que eles queriam, não tinha nada que o Danzou temia mais que um Uchiha como Hokage, por saber da maldição do ódio e por ele mesmo querer ser, a "paz" em questão seria "Uchihas calem a boca". Fugaku nunca recusou a "paz", Itachi agia como agente duplo, ele nunca contou para o pai que entregou o plano dele para o alto escalão.
Sam escreveu: E sinceramente, eu fico muito fulo quando lembro do que o Itachi passou, pois é um dos meus favoritos de toda a obra. Imagina você ser colocado entre a vila e a própria Família, sabendo que haveria perdas em qualquer uma das duas escolhas, a hesitação, tortura mental, psicológica e sentimento de culpa ao saber que não existe outra forma de parar uma guerra. Você ficar dividido entre a razão e a emoção, ficar do lado da família e matar vários inocentes. E de quebra, abandonar sua vila carregando consigo o trauma psicológico, antagonismo do seu Clã e vivendo o resto da vida como um renegado, tendo que abandonar seu irmão que amava, manipula-lo fazendo-o passar por torturas horríveis, no intuito de se sacrificar para que nasça um herói e o Clã seja reconstruído do zero. Itachi ficou doente pelos seus sofrimentos, o desgosto psicológico por estar no centro de uma guerra de egos... Seu pai simplesmente foi o cara que alimentou ideais do Madara, não mediu as consequências. Bem, já está claro qual o meu ponto aqui, ambos foram péssimos pais, não existe cordeiro imaculado nessa história, mas as piores consequências são óbvias.
O Itachi era o tipo de pessoa que mataria mil para salvar um milhão, a inclusive um momento onde Danzou pergunta se ele fosse o capitão de um navio onde um dos passageiros estive com uma doença contagiosa e colocasse em risco a vida da tripulação o que ele faria, o Itachi sem qualquer pudor deixou claro que mataria o passageiro e salvaria o resto da tripulação, ele não fez o que era moralmente correto, fez a escolha mais utilitarista, impediu uma guerra (que provavelmente destruiria Konoha), moralmente quem tinha a razão eram os Uchihas, o alto escalão não só tirou a possibilidade deles coloram um deles como Hokage, como colocou eles na posição de inimigos da vila e os isolou do resto da aldeia. Fugaku não se voltou contra a vila porque achava que era o correto, ele tentou evitar ao máximo, mas o alto escalão deixou ele sem opções quando tomou os Uchihas para bode expiatório. Fugaku nunca alimentou as ideias do Madara, não uma linha de mangá, novel, ou qualquer que seja a mídia onde ele sequer cita conhecer o Madara ou suas idéias, o que acontece é que no final, o Madara estava correto, mesmo desconsiderando que ele mexeu os pauzinhos para colocar Konoha contra os Uchihas (ataque da Kurama), antes disso Danzou já estava abafando os feitos do Fugaku para impedir a minima possibilidade de um Uchiha ser Hokage, e o alto escalão estava colocando um Uchiha que era um herói de guerra para ocupar uma posição de segunda categoria.
Fugaku nunca cometeu um erro em apoiar e estar a frente do golpe de Estado pois ele estava reagindo e não atacando, e olha que ele reagiu depois de tomar muita porrada, mostrando que o cara tinha sangue frio e não era pouco, mas é simplesmente inaceitável o que o alto escalão fez, vocês queriam o que, que os Uchihas fizessem uma greve? Que eles aceitassem a "Paz" e continuassem sendo tratados como de segunda categoria? Vocês falam como se estivesse tudo bem com os Uchihas e de uma hora para outra eles resolveram tomar o controle de Konoha e iriam fazer uma revolta, enquanto o alto escalão queria a paz, quando na verdade o que aconteceu foi, o alto escalão perseguiu os Uchihas desde o final da guerra até chegar ao ponto onde esses foram informalmente considerados inimigos públicos e isolados do resto da aldeia e eles resolveram revidar removendo o alto escalão.
E eu não considero Itachi como estando errado por ter ficado do lado de Konoha, ele preservou a paz, só que, como na vida real, as vezes a paz depende da morte.
Não existe no cânone qualquer demérito do Fugaku como pai, o suposto demérito que jogam nas costas dele é exclusivamente culpa do alto escalão que "bateu" nos Uchihas achando eles não iriam reagir com base em preconceitos, mesmo que Fugaku não fizesse nada, a base do clã faria sem ele uma hora ou outra. Se revolta-se contra opressão institucional for um demérito, pode colocar na conta do Fugaku, mais 999 e ele chega no nível do abusador, digo, Hiashi.