Uai cara, gosto é gosto.
Tem fã pra tudo, desde personagens mais relevantes e com um arco de crescimento mais desenvolvido, a personagens que apareceram pouco, mas deixaram uma boa impressão. E até randons dentre os Konoha 11, que pouco foram desenvolvidos e pouca relevância tiveram, tem fãs ferrenhos.
O que vc cita como sem graça, eu vejo como realista. O Naruto mais pro final da obra teve uma visão completamente idealizada da realidade, onde na conversa, tudo se resolve, até os crimes mais absurdos são absolvidos. O Kishimoto decidiu dar esse rumo para o personagem e, por consequência, à obra. No final deu tudo certo, pq isso é um Shonen, mas essas visões no mundo real de pouco serviriam.
Já o Hashirama viveu em uma realidade de confrontos e extrema instabilidade, em que as guerras eram constantes e crianças eram massacradas. Ao invés de ter uma visão utópica, ele traçou um plano concreto para dar essa estabilidade, e o defendeu com unhas e dentes sempre que pôde. Demorou mais de duas décadas, mas ele teve sucesso no que se propôs a fazer, e o mundo ninja mudou completamente por causa dele, passando para um sistema mais moderno. Guerras ainda aconteciam, mas a estabilidade das vilas reduziu em muito o número de crianças ninja mortas. Basicamente, ele foi responsável por uma transição histórica no mundo ninja, um transição que nosso mundo passou também, analogamente. Além disso, por acreditar nesse ideal, ele matou seu melhor amigo sem hesitar, mostrando bastante convicção.
Se a personalidade não te cativa ou interessa, isso é algo pessoal seu, mas eu pelo menos acho bem interessante como ele alia essa bondade à pragmatismo.
Além do que, sim, suas habilidades são fodas e ele é um dos ninjas mais fortes do mangá.