Quando falamos de personalidade e background o Hokage mais interessante é o Tobirama.
Hashirama para mim foi um personagem enigmático e sua construção é voltada principalmente para o poder/combate.
Quando eu assisti Naruto pela primeira vez(não sei se isso ocorreu com todos) mas fui reparando que em todos os arcos algo sobre o poder e feitos do Hashirama era mencionado, com isso eu ficava curioso para conhecer mais sobre o Hokage, e quanto mais assistia, mais coisas era reveladas sobre ele, mais curioso eu ficava. Na época não tinhamos idéia de como ele controlava a Kyuubi, como ele venceu o Madara, os limites dos poderes dele e etc, porque ele era tão forte? Parecia até injustificável. O limite de poder que tinhamos na época eram os 5 Kages e Akatsuki, quando Madara voltou a vida as informações sobre o Hashirama foram ficando ainda mais especificas e interessantes, esse hype foi alimentado durante anos, tanto que pra mim o capitulo que mais me chocou em Naruto foi o 618, quando Hashirama volta como edo tensei.
Então o foco da construção do Hashirama não é personalidade(embora eu discorde de quem diga que o Hashirama seja bonzinho). É mais voltado ao seu antagonismo com os Uchihas e seu poder, principalmente sua rivalidade contra o Madara. Vamos lembrar que na época Madara era inigualável.
Pensa comigo, imagina só você lendo Naruto, na mesma saga que você viu Jiraiya morrer, o líder da Akatsuki lutar, toda a verdade sobre Itachi é revelada e para fechar com chave de ouro, do nada Kishimoto te lança uma página dupla dessa abaixo revelando a história de Uchiha Madara e Senju Hashirama, em um ritmo de luta que nunca foi mostrado antes no mangá. Não tem como não ficar curioso para conhece-los...
Pra mim é basicamente isso, nunca foi personalidade, história de vida, e sim poder de luta mesmo. Hoje em dia quem assiste ja conhecendo Kaguya, ja sabe do Shinsuusenju, vê Jigen, Naruto RSM e etc pode não achar Hashirama grande coisa, mas na época era o maior hype que tinha.
E quem diz que é clichê, cara discordo completamente, são poucos os mangás que trabalham tão bem personagens do calibre de Hashirama e Madara.
Quem lê Bleach me entende, Yamamoto era tão poderoso que as duas vezes que ele lutou Kubo precisou inventar uma histórinha para enfrenta-lo porque não tinha desenvolvido de verdade ninguém a altura, e todo mundo fica com aquela sensação de frustrado quando viu ele lutando.
Quem leu Fairy Tail também entende oque eu digo com Gildart, Acnologia e qualquer outro personagem insanamente poderoso que ja apareceu.
Desenvolvimento de Hashirama e Madara é nivel acompanhar Hunter x Hunter e ver Netero vs Meruem se enfrentando.