A real é que eles se anulam em vários aspectos...
- Nagato não precisa diretamente partir pro combate 1x1 contra o Tobirama, tendo várias formas de evitar ser pego pelo Hiraishin como Sensor, visão 360º, armadura robótica do Asura, Kuchiyoses, invisibilidade, Shinra Tensei.
- Tobirama é muito inteligente, mas sejamos sinceros, Kakashi é quase tão inteligente quanto e só conseguiu descobrir o delay do ST sem tantas dificuldades pois lutava diante do Tendo apenas. A versatilidade do Nagato full é imensamente superior ao do Tendo isolado (ainda mais que ele só estava mostrando ST ali, o que facilitou a vida do Kakashi). Não digo que ele não conseguiria descobrir, pelo contrário, quanto mais a batalha se prolongasse, mais ele iria associando a técnica a um intervalo de utilização. Mas com suporte de todos os caminhos no mesmo corpo, seria
MUITO mais difícil.
- Kuchiyoses não são um grande problema ofensivo ao Tobirama. Seriam muito chatos de lidar (fato), porém, nada que ofereça um grande perigo ofensivamente. Elas estão mais para defesa e suporte do Nagato do que propriamente ataque aqui.
- Não sei se Gakido anula o GKF. Obito Jin poderia ter feito o mesmo não ? E que me lembre ele se defendeu com Onmyouton. Porém, o ST é viável sim para defender a técnica e nem precisa ser o CST como alguns fãs forçadamente insistem em dizer. Acho difícil o Tobirama fazer uma investida nesse meio tempo com a ideia de ''explorar o delay'' (que friso novamente, ele nem teria facilidades em descobrir), visto que, o campo seria destruído, ele precisaria se afastar com o Hiraishin e qualquer marcação no raio de alcance da explosão também seria destruída. Até ele voltar ao ponto inicial de batalha, o delay já teria acabado (5s nem é muita coisa).
- CT é anulado pelo GKF + alguma marcação do Hiraishin a longo alcance ou a depender, só o Hiraishin bastaria.
- Porém, nenhum fã do Tobirama nunca conseguiu e muito provavelmente jamais conseguirá me convencer de que o Tobirama em uma luta consegue espalhar marcações em um diâmetro maior do que Konoha inteira, isso é PRATICAMENTE impossível em uma batalha 1x1. Sendo assim, o Chou Shinra Tensei é um importante finalizador aqui.
Não me lembro se o Edo Tensei uma vez esfarelado e refeito voltaria a ter a marca do Hiraishin. Obito uma vez que se tornou Jin, mudou sua conformação física e por isso perdeu a marcação. Então é provável que a marcação seja desfeita. Mas eventualmente, se considerarmos uma hipótese improvável, porém não impossível, do Tobirama ter alguma marcação aleatória que desconhecemos em um ponto X qualquer do mapa além da luta e que ele teria marcado o Edo e ao se regenerar, o Edo voltasse com a marcação, pode ser possível que o Tobirama conseguisse ir para a puta que pariu e depois voltar para a batalha por meio desse Edo.
Isso considerando que o Nagato não sele o Edo nesse processo, visto que ele estaria esfarelado por completo e até voltar a ''íntegra'' e o selo eventualmente poder ser usado (nem sei se poderia, é só uma hipótese), demoraria tempo o bastante para Nagato selar o cadáver.
De resto, não vejo muita relevância em citar... Se tivesse que votar em um dos dois, votaria no Nagato, principalmente pelo CST. Porém, é inegável que a batalha tende a ser decidida por detalhes.
É disputado, como disse anteriormente. A diferença é que agora trouxe argumentos.
Nem venham quotar dizendo que to errado, fui completamente imparcial nesse post.