r1nn3g4n escreveu:
Como o Obito? Como uma Kushiyose normal?
r1nn3g4n escreveu:
r1nn3g4n escreveu:
Shima perguntou por perguntar, você equivocadamente está interpretando pela fala dela que eles tinham controle sobre a situação, o que não é verdade. Ora, um pensou que iria morrer e outro sugeriu que recuassem (e Jiraya imediatamente concordou), onde que isso indica vantagem?
Você não entendeu.
Taijutsu funcionou contra o trio lutando em conjunto? Ou apenas contra Chikushoudou depois do trio ser dispersado?
Ninjutsu funcionou contra o trio lutando em conjunto? Ou apenas contra Ningendou depois do trio ser dispersado?
Justinboll escreveu:@Sertão
Simplesmente não importa como você quer chamar o que aconteceu ali, o fato é que Ninjutsu e Taijutsu só funcionaram com preparo, depois do Jiraiya recuar e usar uma estratégia para segurar (não derrotar) Pain até que o Gama Rinshou estivesse pronto.
O mangá deixou claro que o recuo do Jiraiya não foi apenas necessário naquela situação, como também decidiu o resultado do combate. Se você nega isso, dizendo que ele venceria o duelo independente do recuo, como quer dar a entender, é a mesma coisa que dizer que o Ero-Sennin fez uma escolha inútil ou próxima disso, o que claramente não foi o caso.
Como eu já mencionei, sob outras circunstâncias, Jiraiya possui perfeitas capacidades de vencer o combate, no entanto, nessa situação específica, não era o caso.
Justinboll escreveu:@Sertão
Nesta primeira imagem que você postou, eles foram apenas surpreendidos pela nova velocidade que o Jiraiya havia adquirido, nada mais. Depois disso, Taijutsu se tornou ineficiente de ser utilizado contra o trio lutando em conjunto, com Jiraiya conseguindo acertá-los somente depois daquela estratégia. Idem para Ninjutsu.
E sim, o Jiraiya poderia ter derrotado Ningendou com um Rasengan ou até prejudicado o Gakidou com um chute, porém, não aconteceu. Não estamos discutindo o que teria acontecido nessas situações, mas sim no momento que o Ero-Sennin decidiu recuar.
E não, eu não disse que aquela estratégia era nível Konan ou Shikamaru, mas ainda assim houve um preparo naquela situação, ou você nega isso?
E tipo, se o trio já havia sido derrotado, por qual motivo o Jiraiya precisou recuar e pensar em uma nova estratégia? Por qual motivo ele usou o Gama Rinshou?
Do mais, você mesmo restringiu o Gama Rinshou nesta comparação, não sei por qual motivo está considerando-o na análise. Esse é o grande problema de suas comparações, você propõe alguma coisa no tópico, mas quando vai analisar, se livra das restrições impostas, e sempre para favorecer o Jiraiya ou prejudicar seu adversário. Fez exatamente a mesma coisa no tópico de Nagato x Jiraiya, onde pediu que considerassem o auge do ruivo, ou seja, sem pernas debilitadas, mas ficou considerando apenas os feitos dele com as pernas debilitadas.
O que você quer saber: se o Jiraiya é superior ao trio? Ou o que aconteceria caso Jiraiya continuasse lutando e sequer pensasse no Gama Rinshou?
Se for a primeira opção, considerando-se conhecimento total para ambos lados e sem restrições, em outras palavras, um combate neutro, é perfeitamente plausível dizer que o Jiraiya vence, como eu mesmo já mencionei que ele poderia fazê-lo. Potencial ele possui.
No entanto, se é a segunda opção, considerando-se a situação que você propôs aí, o mangá já respondeu o que aconteceria, não há segredo. Isso não é superestimar Pain ou subestimar Jiraiya, é simplesmente aceitar o que o mangá deixou bem claro.
Quando as menções são feitas a favor do Jiraiya, você as abraça com BT sem hesitar, "Itachi e Kisame conseguiriam no máximo um empate contra o Jiraiya", "Nagato (debilitado) disse que teria perdido se não escondesse o segredo", "Jiraiya tá no mesmo nível do Naruto em Senjutsu" (não que eu discorde completamente delas, se é o que está pensando). Mas quando as menções são contra o Ero-Sennin, como esse caso aqui, você as repele usando um CST. Por favor, né!
Considerando um power scalling involuntário que você fez nas comparações relacionadas ao Jiraiya, é fácil dizer que os possíveis personagens menos poderosos capazes de derrotar o Jiraiya num 1x1 pra você é tipo um Naruto KM2, Minato Jinchuuriki, Madara Edo... personagens desse naipe aí, já que o Ero-Sennin tem boa capacidade de vitória contra personagens como Nagato Prime, Minato vivo, 6 Caminhos de Pain, Tobirama, Itachi e Kisame juntos...
O que Jiraya destaca, é que se a luta continuasse daquele jeito, ele acabaria sendo morto, só que achar que ele ficaria igual um retardado, atacando mesmo jeito após descobrir a visão compartilhada, não tem o mínimo cabimento.
Jiraya já havia descoberto a visão compartilhada e suspeitava do limite de habilidade por corpo, o que caralhos você acha que aconteceria a partir dali? Jiraya se sairia PIOR depois de obter conhecimento? Os Pains, que não tinham conseguido nada, nem se aproveitando da vantagem inicial que tinham, começariam a surrar um Jiraya com conhecimento e um monte de combinações fatais?
O que aquele trio faria se Jiraya decidisse criar 2 Kages Bunshins e ir no 1x1? Sendo que um dos corpos estava cego? Quer dizer, é patético, até o Heinsenberg vê a superioridade do Jiraya.
Jiraya era tão superior ao trio, que eles sequer conseguiram contra atacar, tudo o que conseguiram fazer foi se defender, sendo que no primeiro momento, a vantagem era completamente deles devido ao fator surpresa.
Sertão escreveu:
Isso nos mostra o seu nível de entendimento. Você acabou de reduzir Shima (que segundo o Databook é quem tem o maior poder de análise do trio) a uma verdadeira retardada. Ela agora não entende o que é um recuo? Por acaso não foi ela que alertou Jiraya para não sair da Kekkai, dizendo que ele certamente seria morto se voltasse a superfície?
Quando diz 'por que estamos correndo' Shima deixa claro que recuar não era uma ação óbvia, eles poderiam tranquilamente continuar o combate, se Fukasaku decidiu recuar, é porque tinha um plano e ela queria ouvi-lo.
'Ha Jiraya estava em perigo de morte'... Faça-me o favor, desde o primeiro instante Jiraya projetou um combate mortal, tanto que retirou Gamatora do corpo e mandou ficar com Naruto justamente porque sabia que poderia ser morto ao enfrentar alguém que matou Hanzou.
Outra vez, você está tentando fazer parecer que o recuo do Jiraiya foi completamente inútil e desnecessário, quando o mangá deixou bem claro que a ação foi muito relevante para sua vitória. Por causa do recuo que Jiraiya fez, ele conseguiu tempo o suficiente para pensar sobre as habilidades de Pain e, baseando-se nisso, conseguiu usar uma estratégia para vencer o combate da maneira mais efetiva possível, porém, tudo isso seria inviável de se fazer enquanto ele estivesse lutando, especialmente quando Pain partiria para a ofensiva. E em momento algum eu disse que Jiraiya foi forçado a recuar, mas sim que essa ação foi necessária para que a batalha terminasse da maneira que vimos, não confunda as coisas.
Cara, você propôs exatamente isso. Se o Jiraiya não pudesse recuar em circunstância alguma e não usasse nada além de Ninjutsu e Taijutsu contra o trio, o que você espera que aconteceria? É bem óbvio que ele continuaria usando Ninjutsu e Taijutsu, sem efetividade, mas dessa vez, Pain também faria ofensivas, o que deixaria as coisas piores para o Ero-Sennin. Ademais, isso que você disse apenas reforça o peso da necessidade que o Jiraiya teve em recuar.
Sobre esse combo do Kawazu Naki, se fosse realmente uma estratégia tão simples assim, como você fez parecer, Jiraiya, Pa e Ma provavelmente teriam pensado nela de imediato, mas não o fizeram, provavelmente porque precisavam de algum tempo para ter certeza de que ela funcionaria. Ela poderia muito bem ser efetiva, é claro, depois que eles pensassem nessa estratégia, algo que Fukasaku e o próprio Jiraiya julgaram que não seria possível de se fazer no calor da batalha.
Depois, ser superior ou inferior a alguém é extremamente relativo. Eu deixei bem claro que considerava perfeitamente plausível a possibilidade do Jiraiya vencer aquele combate sob outras circunstâncias, se você vai ignorar isso, não posso fazer nada. Agora quanto a ação que Jiraiya contra Pain com o objetivo de possibilitar a execução do Gama Rinshou por Fukasaku e Shima, eu chamo de "segurar" sim, se você tem outro nome para aquilo, basta dizer. Quanto ao Gamaguchi Shibari, também seria uma excelente alternativa para o Jiraiya, no entanto, também não era uma estratégia tão óbvia pelo mesmo motivo do Kawazu Naki. Soluções óbvias são aquelas que o personagem usa sem fazer uma análise suficientemente de boa qualidade sobre o adversário, tal como os métodos que o Ero-Sennin usou contra os três antes de fugir.
Depois de descobrir sobre a visão compartilhada e o limite de habilidades de cada corpo, eu realmente acho que o Jiraiya faria o que fez no original, ou seja, iria recuar para traçar uma estratégia. No entanto, você está propondo exatamente o oposto do que aconteceu no original, logo, o resultado também seria o oposto do que aconteceu no original.
Se o Jiraiya tinha tal capacidade, mas não o fez, apenas quer dizer que tal não era tão óbvia. Quanto a superioridade, já disse que isso é relativo.
Eu não disse isso, só acho que você dando muito valor a uma fala despretensiosa da personagem. É você que está subestimando o poder de análise de Jiraya e Fukasaku.
Qualquer personagem conhece suas próprias limitações. Se Jiraya disse que morreria se continuasse ali é porque sabia que suas habilidades não seriam suficientes, tanto que ele mesmo atestou que seu taijutsu e ninjutsu seriam inúteis. O mesmo vale para Fukasaku e suas técnicas.
Ademais, a pergunta da Shima admite mais de uma interpretação porque não ficou explicitado o motivo dela ter questionado a fuga de Jiraya. Em suma, você está baseando quase toda sua argumentação em uma pergunta ambígua cujo significado contextualmente favorece a minha interpretação ao invés da sua, já que Shima nunca se opôs expressamente ao recuo e tanto Jiraya quanto Fukasaku entenderam ser a melhor opção naquele momento.
Nagato evocou de antemão os outros três corpos por precaução, pois certamente previu que Jiraya estava o atraindo para uma armadilha (que foi o que aconteceu). Se o Uzumaki achasse que aquela tríade inicial perderia para Jiraya, então teria evocado os demais corpos antes mesmo do Sannin ter recuado.
Jiraya só conseguiu encurralar Pain com ninjutsu e taijutsu porque se escondeu no encanamento, o que lhe possibilitou ocultar um bunshin e um mini-pântano entre os canos, além de reduzir drasticamente o espaço de movimentação dos corpos. Em condições normais (sem preparo) ninjutsu e taijutsu seriam ineficazes porque Pain não seria surpreendido por jutsus ocultos.
O Sannin já suspeitava que cada corpo contivesse uma habilidade singular, ele só não tinha certeza ainda. O mesmo vale para a visão compartilhada, que fora identificada antes de recuarem:
Logo, a fala dele de que morreria em batalha e que ninjutsu e taijutsu seriam anulados já levava essas informações/suposições em consideração. Releia os scans que eu postei na primeira página deste tópico, Jiraya é enfático em dizer que teria chances de vencê-los em um 1x1, mas que contra os três de uma vez era outra história.
Você enaltece a capacidade analítica e estratégica de Shima o tempo todo, mas esquece que Fukasaku foi a mente pensante neste combate. Ele quem descobriu sobre a visão compartilhada e suas vantagens. Shima, por outro lado, ficou só nas perguntas (pra variar), incapaz de entender o raciocínio de seu marido:
Mas tudo bem, continue achando que Shima ia salvar o dia com suas brilhantes deduções e estratégias. Ela não disse nada útil, mas você insiste que ela sabia mais que Jiraya e Fukasaku juntos, que viram que a coisa estava ficando feia e recuaram na primeira oportunidade.
O recuo de Jiraiya foi desnecessário, mas não foi inútil. (qual foi a do paradoxo? desnecessário = inútil);
Taijutsu e Ninjutsu nunca foram ditos como inefetivos contra Pain lutando em conjunto; (Jiraiya não fez uso de nenhuma estratégia para que tais coisas funcionassem neles)
Jiraiya nunca disse que morreria; (pensamento conta?)
Pain nunca representou uma ameaça para Jiraiya; (Jiraiya disse/pensou algo cuja a probabilidade de acontecer era de 0%)
É sério? Mais um pouco e seus argumentos vão chegar no nível dos fanboys de outros personagens daqui do Fórum. O que você tem que entender é que, não importa se o Jiraiya era mais poderoso e poderia vencer sob outras circunstâncias, o fato é que, sob AQUELAS circunstâncias ele admitiu que seria morto se continuasse lutando daquele jeito (facilmente? dificilmente? Ninguém sabe, mas foi nos dito o que aconteceria no fim), em outras palavras, se ele não mudasse seu estilo de luta como fez no original, acabaria não sobrevivendo naquela batalha, mesmo estando no Modo Sennin.