Peguei as scans do site kissmanga. A tradução do mangapanda é idêntica nesse trecho, não existe diferença semântica entre os verbos dever e precisar nesse contexto em específico.
E Fukasaku novamente usa o verbo precisar quando justifica o seu recuo. Se ele precisava de tempo pra pensar é porque no calor da batalha não conseguiria formular nenhum contra-ataque efetivo aos corpos, ainda mais porque Pain estava prestes a assumir uma postura mais agressiva.
Sim, faz muita diferença, principalmente quando analisamos a situação de forma mais ampla, Shima e Jiraya sequer haviam entendido o motivo de Fukasaku sugerir que recuassem, o que deixa muito evidente que não foram forçados a tal. Quando Fukasaku diz 'precisamos' está se referindo ao tempo necessário para analisar a situação e colocar sua estratégia em prática, de maneira nenhuma afirmando que precisariam de tempo para não serem derrotados.
Ou seja, eles precisavam recuar porque precisavam de tempo para analisar o adversário. Sem isso teriam sido derrotados porque todos os seus jutsus e tentativas de ataque estavam sendo anulados.
O trio é também estava sendo anulado, se fosse um Round de UFC, Jiraya teria vencido por 55/45 pois Pain foi o único que sai ferido (Ningendo cego).
Pois é, se dependesse de Jiraya e Shima teriam sido derrotados ali mesmo cedo ou tarde. De qualquer forma, Jiraya prontamente concordou com Fukasaku, de modo que o Sannin estava de acordo que recuar era a opção mais sensata. Ainda que Shima fosse contra, sua opinião era minoritária (seriam dois a favor e um contra). Lembrando que Jiraya e Fukasaku são dois personagens bastante experientes também e no mangá demonstraram mais perspicácia em combate que Shima.
Jiraya dizendo que só entendeu o motivo de se esconderem após Fukasaku explicar tudo, mostra que ele concordou com o recuo sem objeção
devido a relação de extrema confiança que tinha em seu mestre, não tem nada haver com 'concordar' que precisavam correr para sobreviver.
Shima em nenhum momento foi objeção para o recuo, ele simplesmente questionou o motivo de recuarem, coisa que o próprio Jiraya também não havia entendido.
Repito, entre o mangá e o Databook eu fico com a obra principal. Repito também que, a despeito da descrição da Shima na enciclopédia, naquela luta em especial suas análises e estratégias não foram postas em prática
Essa questão é absolutamente irrelevante quando sabemos que Jiraya também tinha mesma dúvida que Shima, recuar não era uma opção óbvia, pois não foi compreendida de imediato pela dupla.
Meu argumento não é genial, apenas estou fazendo uma simples interpretação do pensamento de Jiraya. Não estou inventando nada. Você, por outro lado, quer ir contra o estabelecido na obra porque acha que o roteiro convenientemente impediu o êxito do Sannin. Só lembrando que o roteiro trabalha para os dois lados, pois o trio de Pain mais se defendeu do que atacou (sendo que tinha a vantagem numérica).
Você interpreta o pensamento do Jiraya como sentença absoluta, é como se ele tivesse dito 'Não tenho chances contra esses caras, vou morrer' sendo que na verdade disse '
Se continuar assim vou ser morto'... Existe uma condicional na fala dele.
Tudo o que venho dizendo, é que Jiraya não seria morto, pois a luta
não tinha como continuar daquele jeito, um vez que a visão compartilhado fosse descoberta, a tendência é que os corpos caíssem com facilidades, pois Jiraya é muito superior em nível.
Naquele momento, Jiraya estava lutando com três pessoas com Rinnegan, então na mente dele, todos podiam usar habilidades em comum, ao mesmo tempo, Jiraya desconhecia vários jutsus dos sapinhos em seu ombro, inclusive o mais forte deles, Gamarinhsou.
O que Jiraya estava pasando ali, foi o mesmo que Naruto e Sasuke + Hokages passaram com Obito Jin antes de descobrirem que Senjutsu é efetivo, são pequenos detalhes que mudam completamente a perspectiva de combate.
É fácil presumir a vantagem do Sannin em um cenário onde o seu oponente assume uma postura quase exclusivamente defensiva, permitindo que Jiraya fizesse as coisas como bem entendesse (e falhando em todas, diga-se de passagem).
Você é muito Noob cara.
Não existia momento mais crítico para Jiraya do que aqueles primeiros movimentos, a visão compartilhada somada as habilidades exóticas do Rinnegan, davam uma vantagem absurda naquele início, tanto que Fukasaku diz 'é por isso que estavam se defendendo e contra atacando com tanta perfeição...'
A verdade é que aquele trio é extremamente limitado em termos ofensivos, o mais perigoso ali era Ningendo com Soul Rip, vimos que ele tentou se aproxima dor Jiraya por trás, logo após o Chou Odama Rasengan ser absorvido, que foi uma perfeita combinação de defesa + Contra-ataque.
Nem mesmo com essas vantagens, o trio conseguiu tocar Jiraya, Ningendo foi facilmente revertido, com Jiraya aparecendo facilmente em suas costas, para burlar o contra-ataque, tivemos pelo menos dois 'Kishimotos no jutsu' o primeiro foi o Rinnegan enxergar silhuetas em meio a bombas de fumaça, algo que não fez em Konoha em diversão ocasiões, e o segundo com Ningendo tendo força para absorver um Taijutsu Sennin do Jiraya.
Derrotaram porque Jiraya montou armadilhas para ganhar tempo, por isso que na mesma página o Sannin diz que tem um plano (que permitiria que o Gamarinshou pudesse ser concluído). Do contrário, bom, acho que você já sabe.
Fukasaku disse que morreriam se fossem encontrados antes do Genjutsu entrar, não foram porque Jiraya bolou um plano certo? Da mesma forma, Jiraya poderia muito bem achar que seria morto, sendo que a dupla em seu ombro poderia estar pensando em estratégias adicionais.
Dizer que poderia ser morto, ou que a situação era de extremo perigo, são até redundantes em um contexto em que se enfrenta o Rinnegan, são elementos usados pelo autor para criar um climax.
E opa! Mais um dentre os três sennins que achou que seriam mortos contra aquela tríade de Pain. Já são dois contra um DE NOVO! Mas não, continue achando que Shima tinha tudo sob controle.
Naquela situação, apenas Fukasaku achou que seria morto, Shima não disse nada e Jiraya tinha uma plano. Na situação do recuou foi o contrário, Fukasaku tinha um plano, Shima continuaria o combate e Jiraya foi o único pensativo sobre ser morto.
Olha só você falando de conveniência de novo. Se Pain fosse pra cima desde o começo, o desenrolar da luta teria sido muito diferente e você não estaria aqui falando de como o roteiro foi bonzinho com Nagato.
Pain foi com intenção de matar desde o começo, tanto que alertou Kona para não espera-lo e matar Jiraya se tivesse a chance.
A quele trio não tem nada de lógico para vencer Jiraya, podem parecer perigos em uma situação inicial de desconhecimento onde Jiraya com os pensamentos nublados por vários motivos. Repito, a própria continuação da luta, onde Jirya sem braço encara 6 caminhos full power, e resistindo a ponto de derrotar o segundo Pain mais forte, mostra o quão superior ao trio inicial ele era.
Ningendô ter defendido com uma mão o soco do Jiraya parece forçado, mas considerando que o Modo Eremita do Sannin é incompleto, então dá pra relevar. Ningendô anteriormente havia sido atingido no rosto pelo Jiraya e ainda assim continuou vivo. Chikushodô levou um chute no peito e não foi derrotado.
Isso demonstra que Naruto superou seu mestre no quesito força e taijutsu durante o Modo Eremita.
Não existe Modo Sennin imperfeito, porque sequer existe um Sennin perfeito, esses termos nunca foram usados.
Jiraya é considerado um Sannin incompleto porque não pode usar Modo Sennin por conta própria, algo que certamente tem haver com o tempo de duração do seu modo, só que essa limitação é completamente superada pela fusão com Paw e Maw:
Jiraya alcança o verdadeiro estágio de um Sennin, a 'Trindade' é um hack de 3 usuários de Senjutsu, com Fukasaku e Shima acumulando e equilibrando energia Natural diretamente no corpo do Jiraya.
Até mesmo um Sennin como Naruto, que você provavelmente considera 'perfeito' teria aderido ao método de parceiro usado por Jiraya.
Quanto ao Kawazu Kumite, é confirmado pelo Databook que Jiraya é um legítimo usuário, isso de que Jiraya não derrotou os Pains com chutes, é pura sandice, pois você não pode provar que Chikushodo levantaria depois do Chute que tomou.
Além do mais, o próprio Naruto acertou Tendou duas vezes no Taijutsu e não o finalizou, sendo que um desses golpes
foi um chute em cheio, que causou inclusive, menos danos que a bicuda do Jiraya no Ningendo.
Sabemos que esses detalhes são determinados por roteiro, seria completamente tosco Jiraya matar Pain com um chute, cegar já foi bem impressionante. Quando é conveniente, Jiraya pode destruir um Touro de 500 toneladas com chute, como mostrou aqui:
https://www.mangapanda.com/naruto/375/14
E nem teria oportunidade pra testar, pois Pain já estava preparando o Kokushin para dar um aperto em Jiraya.
Você já está em um nível de ignorância que me permite abandonar essa discussão sem ressalvas.
Você acabou de dizer que aquele trio venceria Jiraya sem dar chances? Sendo que Jiraya sem braço:
Este ferimento por si só mataria Jiraya em minutos, mesmo nessas condições em pode engrossar o combate contra todos os seis e ainda derrotar 1.
O Dano que Jiraya recebeu ao capturar Ningendo em meio 6 pares de olhos conectados, era quase irrelevante se ele estivesse em condições normais, como estava sem braço e já havia perdido muito sangue, a Kokushin acabou minando sua resistência;
Ou seja, segundo você, Jiraya com todo seu potencial não teria chances de fazer nada contra o trio, mas no mangá, sem condições de combate, ele enfrenta 6 Pains e ainda consegue feri-los, fuck logic.
Sobre a "demora" do Gakidô para absorver o katon de Jiraya, sugiro que você releia este trecho da luta. Gakidô teve que absorver DOIS jutsus de fogo. O primeiro foi lançado pelas costas pelo bunshin de Jiraya e o segundo foi disparado pelo corpo principal do Sannin (onde Ningendô e Chikushodô conseguiram pular). Além disso, você desconsidera o fato de que o genjutsu sonoro estava afetando os corpos, o que pode ter prejudicado o desempenho deles:
Eis alguém que não sabe a diferença entre um Jutsu bola de fogo (projétil) e labareda de fogo (que foi usado por Jiraya)
UM jutsu no estilo labareda ou "lança chamas" se dissipa assim que o usuário para de cuspir fogo, isso fica evidente com o fogo se dissipando no ar pouco antes do Chikushodo tomar um chute.
Tem mais coisa, fica pra uma outra hora.