Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

+8
Rin
Deusa Hinata
Paçoca do Mato
Victor
Coldman
Darkon
Justinboll
L
12 participantes

descriptionO péssimo desempenho de Pain contra Naruto EmptyO péssimo desempenho de Pain contra Naruto

more_horiz
Uma das melhores lutas do Naruto na fase Shippuden foi contra Pain, não apenas pelo desempenho que apresentou como também por tudo o que este combate significava. Entretanto, ao mesmo tempo que Naruto esbanjou técnica e tática, o completo oposto pode ser dito de Pain.

Eu não quero ser aquela pessoa chata que fica indagando porque um combate se desenrolou de determinada maneira ao invés de outra, pois o autor de um mangá tem toda a liberdade de desenvolver as lutas conforme bem entender. Além disso, um personagem não é obrigado a esgotar todo o seu arsenal numa luta, ele vai usar aquilo que for necessário ou que julgar útil dentro do possível (pois seu adversário pode obstar muitas das suas habilidades).

Todavia, mesmo com todas essas considerações, Naruto x Pain é um caso diferente porque revela uma queda de performance brutal do Akatsuki, especialmente considerando o seu estilo de luta e as particularidades de cada corpo.

Eu não vou ficar comentando sobre as desvantagens que Pain tinha nesta batalha porque acho que todo mundo com o mínimo de discernimento sabe o quão desfavorável esta luta foi para o Akatsuki em vários sentidos (posso até fazer um tópico separado se estiver com ânimo). Aqui eu vou analisar o que cada caminho poderia ter feito a partir daquilo que provou ser capaz de fazer e levando em conta sua função estratégica na formação do sexteto.

SHURADÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Shurado

A forma com que Shuradô foi derrotado mostrou que Pain subestimou Naruto, mas vamos tentar analisar o que aconteceu:
Spoiler :

Percebam que Naruto está distante e em cima da cabeça do Gamakichi, enquanto que Tsunade está entre Naruto e Pain. Ou seja, o Akatsuki tinha total visão tanto do Jinchuuriki quanto da Hokage, pois ambos estavam de frente para ele.
Shuradô então avança pra cima de Tsunade e é surpreendido pelo Naruto, que o derrota com um Rasengan. Aqui as coisas já ficam um pouco nebulosas.

Se Pain tinha visão de Naruto, então ele deveria ter percebido a movimentação do mesmo, não importa o quão rápido ele estivesse. Embora as fumaças atrás da Godaime estivessem obstruindo parcialmente a visão do Akatsuki, no mínimo ele teria notado Naruto saindo de cima da cabeça do Gamakichi e se aproximando da Hokage (pois a fumaça não está tão próxima dela). E não obstante o Shuradô concentrou toda a atenção somente em Tsunade.
Portanto, o mais provável é que Pain achou que chegaria em Tsunade antes de Naruto, então não se importou em tentar se defender, mesmo que depois Shuradô acabasse destruído. Mas isso é apenas especulação, acredito que Kishimoto apenas quis dar uma entrada triunfal com Naruto.

Até aí tudo bem, a questão é: por que Shuradô não foi ressuscitado pelo Jigokudô? É verdade que este corpo foi derrotado próximo do Naruto e os sapos estavam logo atrás pra dar cobertura, bem como Tendô não podia usar o Bansho Tenin para atrai-lo de volta, mas esse problema era perfeitamente contornável com o Chikushodô, que tem a capacidade de evocar todos os corpos de Pain:
Spoiler :

Com Shuradô destruído e Tendô temporariamente sem poder, praticamente todo o arsenal ofensivo de Pain ficou limitado ao Chikushodô, então era de se imaginar que o corpo das Kuchiyoses fosse evocar Shuradô para próximo da formação para que fosse ressuscitado, mas isso não aconteceu.
A razão disso? Não sei, talvez Pain ainda estivesse subestimando Naruto e achou que venceria sem o Shuradô, mas novamente fica no campo especulativo.
Oportunidade não faltou. A formação ainda estava quase completa e o combate prosseguiu entre Naruto, os sapos e as Kuchiyoses de Pain.

GAKIDÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Gakido

Naruto avança para cima de Pain, quando de repente Gakidô se coloca à sua frente. Katsuyu informa que aquele corpo pode absorver ninjutsus, então o galego parte para o taijutsu contra Gakidô, que também avança para tentar golpeá-lo. O resultado todos já sabem:
Spoiler :

Gakidô provavelmente assumiu a dianteira porque imaginou que Naruto fosse tentar usar algum ninjutsu, até aí nada de anormal. O problema é que o Uzumaki decide atacar com taijutsu e mesmo assim Gakidô parte para cima. Ora, foi revelado capítulos atrás que o ponto fraco deste corpo é justamente ataques físicos:
Spoiler :

Ou seja, por que Pain insistiu em atacar Naruto com o Gakidô? Notem nas imagens acima que o Ningendô estava praticamente ao lado do Gakidô, então podia ter avançado no Naruto em seu lugar ou no mínimo tê-lo atacado junto do Gakidô.

Mas tudo bem, vamos supor que Pain mais uma vez subestimou Naruto, especialmente porque desconhecia o Kawazu Kumite. A pergunta que volto a fazer é: por que Gakidô não foi imediatamente ressuscitado? Ele só volta à vida depois que Pain perde mais dois corpos (Ningendô e Chikushodô). E aqui nem precisaria do Kuchiyose do Chikushodô, pois Gakidô foi arremessado do lado da formação (e mais adiante veremos que Gakidô estava bem ao lado do Jigokudô):
Spoiler :

Tempo Pain também tinha, pois ficou batendo um papo com Naruto antes deste disparar o Rasenshuriken. Na pior das hipóteses Jigokudô poderia interromper a ressurreição e desviar do jutsu do Naruto para depois evocar novamente o Rei do Inferno.
Ainda subestimando o galego? Mas vamos continuar.

NINGENDÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Ningendo

Aqui não tem desculpa, a morte do Ningendô não fez o menor sentido. Após disparar o Rasenshuriken, Tendô e Jigokudô saltam para fora do alcance do jutsu. Contudo, o mesmo não ocorre com Ningendô e Chikushodô:
Spoiler :

Alguém pode me explicar por que raios Ningendô precisou puxar Chikushodô para fora do alcance do Rasenshuriken? Ela não estava presa ao chão e muito menos com mobilidade prejudicada, no máximo ela estava agachada. Só que estar agachado não impede ninguém de desviar de um ataque, na verdade até facilitaria a esquiva porque já estaria com os joelhos flexionados para saltar em qualquer direção.

Ou seja, o Ningendô morreu de graça! Aliás, é curioso notar que Ningendô estava mais perto do jutsu que qualquer um dos corpos, então seria mais lógico se Chikushodô tivesse o puxado para alguma direção e morrido em seu lugar, não o contrário. Mas não, Ningendô teve tempo pra recuar, salvar Chikushodô e ainda desviar do arco inicial do Rasenshuriken (antes dele expandir). Sério que Ningendô teve tempo pra fazer tudo isso e o Chikushodô não teria condições de desviar do ataque como os outros?
Eu sei que Chikushodô estava mais centralizado que os demais, portanto mais suscetível de ser atingido, mas por todo o exposto este corpo poderia ter se esquivado tranquilamente.

Mas tudo bem, vamos fingir que nada de atípico ocorreu nesta cena. A pergunta recorrente volta à tona: por que Ningendô não foi imediatamente ressuscitado? Naruto estava distraído com o Chikushodô e os sapos com as Kuchiyoses anteriormente evocadas, então tempo teria de sobra para reanimar este corpo, que também estava próximo da formação.

CHIKUSHODÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Chikushodo

A derrota deste corpo também causa estranheza por um motivo simples. Observem esta cena:
Spoiler :

Shima usa seu jutsu de poeira de areia para obstruir a visão dos três Pain remanescentes. Chikushodô é engolido por Gamabunta, mas Tendô e Jigokudô conseguem desviar de um ataque de Gamabunta mesmo dentro da poeira de areia.
Ora, se os dois últimos corpos conseguiram reagir a um ataque dentro da poeira, como que Chikushodô se deixou ser engolido tão facilmente a ponto de sequer saber onde estava? Pior ainda, porque Chikushodô preferiu ficar prostrada e totalmente vulnerável ao invés de usar qualquer Kuchiyose? Gamabunta teria sido morto se uma evocação fosse feita dentro da sua boca.

JIGOKUDÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Jigokudo

A crítica ao Jigokudô basicamente é tudo aquilo que já foi exposto no tópico. Ele é um dos principais corpos de Pain (pra não dizer o principal) pela sua habilidade de reconstrução de corpos, mas ficou a maior parte do tempo assistindo à luta ao invés de fazer aquilo que lhe era proposto. Só pra não ser completamente inútil ele resolveu trazer de volta o Gakidô, mas só depois que Pain tinha perdido 2/3 da formação, daí já não adiantava muito mais também.

Porém, mesmo a sua morte revela que a visão compartilhada dos corpos foi deixada de lado e que ainda contou com um certo grau de surdez ou de burrice por parte do Pain, senão vejamos:
Spoiler :

Naruto grita alto e em bom tom que tem que derrotar o corpo que está ao fundo (Jigokudô). Mesmo que fosse um blefe, Pain no mínimo deveria ter ficado mais atento com o Jigokudô, mas pelas imagens acima deu pra ver que isso não aconteceu.
Além disso, Pain parece que esqueceu da importância da visão compartilhada. O Gakidô estava ocupado com o bunshin do Naruto, enquanto que Tendô estava se ocupando com o verdadeiro Rasenshuriken. O Jigokudô estava ocupado com o quê mesmo? Ah é, com nada.

Ele devia ter cobrido a retaguarda dos corpos à frente, mas ao invés disso ficou assistindo sem fazer nada. Imagina se o Naruto tivesse acertado o Tendô ao invés dele, a luta tinha acabado ali mesmo.
Outro detalhe é que a cortina de fumaça que o Naruto fez não cobriu uma grande extensão, ao menos não ao ponto de nenhum corpo ter notado que o verdadeiro galego pulou para fora da fumaça enquanto distraía Gakidô e Tendô.

CONCLUSÃO

O resume da ópera é que, além das restrições e desvantagens em desfavor de Pain, o roteiro não uma, nem duas, nem três, mas várias vezes fez com que suas habilidades não fossem devidamente utilizadas, os corpos morressem com uma facilidade assustadora e Pain ainda desaprendesse a lutar e prestar minimamente atenção no que estava acontecendo. Nem parece o mesmo Pain que com apenas três corpos deu trabalho pro lendário Jiraya.

Só existe uma explicação plausível para essa desastrosa performance: Pain contava que o Tendô daria conta do recado sozinho, então foi descartando os corpos para ganhar tempo até suas habilidades gravitacionais retornarem.
Mas sejamos honestos, aqui tem a mão do Kishimoto pesando a favor do Naruto. Culpar o roteiro parece uma válvula de escape, mas em certos casos (quando a coerência é posta em cheque) não tem como não atribuir um resultado à conveniência de roteiro. Kishimoto tinha totais condições de escrever uma luta empolgante sem precisar transformar o vilão em um amador.

Agradeço a quem teve a paciência de ler até o fim. Quem discordar de algo ou tiver alguma coisa a acrescentar, fique à vontade.

descriptionO péssimo desempenho de Pain contra Naruto EmptyRe: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

more_horiz
Muito bom! Concordo com praticamente tudo, realmente houveram muitas conveniências do roteiro nesta batalha, tudo para favorecer o Naruto.

Fora isso, eu acho que ainda dá pra dizer, também, que talvez reviver os corpos exigisse algum gasto de chakra ou concentração que o Nagato não estava disposto a fazer sob aquelas condições, preferindo deixar isso apenas para quando fosse estritamente necessário, aliás, um pouco antes já havia sido notado que os corpos haviam demorado mais do que o normal para serem revividos, então ele pode ter deixado para última hora.

Ou então ele estava com dificuldade para dividir sua atenção igualmente para todos os corpos que controlava, afinal, é uma mente para seis corpos, diferente de Bunshins, por exemplo, que podem agir por vontade própria de certa forma.

Mesmo assim, o roteiro pesou bastante neste caso.

descriptionO péssimo desempenho de Pain contra Naruto EmptyRe: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

more_horiz
Por isso detesto essa luta kkkkkk

more_horiz
Roteiro costuma pesar a favor do protagonista, normal.

Todavia, o próprio jeito do Pain lutar é sempre esnobando o adversário, ele subestimou demais o Naruto, que por sua vez ganhou buff demais na saga haha

more_horiz
Justinboll escreveu:
Muito bom! Concordo com praticamente tudo, realmente houveram muitas conveniências do roteiro nesta batalha, tudo para favorecer o Naruto.

Fora isso, eu acho que ainda dá pra dizer, também, que talvez reviver os corpos exigisse algum gasto de chakra ou concentração que o Nagato não estava disposto a fazer sob aquelas condições, preferindo deixar isso apenas para quando fosse estritamente necessário, aliás, um pouco antes já havia sido notado que os corpos haviam demorado mais do que o normal para serem revividos, então ele pode ter deixado para última hora.

Ou então ele estava com dificuldade para dividir sua atenção igualmente para todos os corpos que controlava, afinal, é uma mente para seis corpos, diferente de Bunshins, por exemplo, que podem agir por vontade própria de certa forma.

Mesmo assim, o roteiro pesou bastante neste caso.

É, eu não acho que Nagato estava tendo dificuldades para dividir a atenção entre os seis corpos, pois ele não adotaria um estilo de luta em que não pudesse extrair o melhor de si. Ele conseguiu controlá-los normalmente durante a invasão a Konoha, sendo que todos os corpos estavam separados um do outro.

A menos que esse déficit seja explicado pela questão do chackra, que é uma possibilidade. Konan enfatiza isso quando Nagato aparece tossindo sangue (logo após Tendô aprisionar Naruto). Além do gasto constante de chackra para controlar os corpos, Pain enfrentou Konoha, usou Chou Shinra Tensei e ainda lutou com Naruto na sequência.
Eu fiz o tópico de madrugada e com pressa, então deixei isso passar. Bem observado.

more_horiz
Essa luta tanto como a luta de Naruto contra Kakuzu foi uma das mais forçadas que eu já vi na obra.

Kishimoto não soube conduzir essas lutas. Vide a luta de Sasuke vs Deidara.

more_horiz
Excelente tópico L.

De fato o roteiro ajudou bastante o Naruto, isso é inegável, mas algo que eu gostaria de comentar é sobre a postura passiva do Jigokudô, que não usou a sua habilidade de ressurreição para trazer os corpos novamente ao campo de batalha. Eu penso que o fato dele não ter usado o seu poder várias e várias vezes para trazer os corpos de volta a vida, não se deve a uma narrativa favorável ao Naruto, mas sim a uma precaução do Nagato em não deixar o Rei do Inferno ser ferido, pois como o mangá nos mostra é possível causar danos físicos nessa criatura:

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Scree188

Partindo do princípio de que é possível ferir essa criatura, será que nós também não poderíamos afirmar que é possível mata-lá ou, no mínimo, inutiliza-lá com algum golpe forte o bastante? Se pensarmos que sim, então faz bastante sentido o Nagato não te-lá usado com frequência naquele combate, uma vez que além dela não ter mobilidade, ela também demora um certo tempo para ressuscitar os seus aliados:

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 1313

Qualquer pessoa por mais tapada que fosse iria pensar em atacar aquela criatura e como estamos falando de uma invocação, se ela fosse morta não poderia ser usada novamente. Desse modo, Nagato perderia o poder de ressuscitar os outros para sempre, entretanto se ele evitasse que o Rei do Inferno morresse, como ele fez, ele poderia recriar os corpos depois de derrotar o Naruto. Já que ele pode usar todas as habilidades dos pains, ele só precisaria chamar o Rei do Inferno por conta própria e ressuscitar todos os corpos, incluindo o Jikokudô.

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 03_web11

E ainda, vale lembrar que o Nagato também não expôs o Rei na frente do Jiraya (se não me engano), isso pode evidenciar um cuidado do Nagato com o Rei do Inferno. A única vez que essa criatura foi usada em combate de forma descuidada foi com o Kabuto controlando o Nagato e o resultado disso foi desastroso, já que essa invocação acabou cega, como mostra a imagem que eu trouxe.

Em resumo é isso, não é que o Nagato não quisesse ressuscitar os corpos, ele só não podia fazer isso sem correr o risco de perder o Rei do Inferno.

more_horiz
Obrigado, @Espírito da Floresta.

O que você argumentou é um ponto a se considerar, mas eu não acho que seja o caso. O Rei do Inferno é uma criatura complexa que não pertence ao mundo material, então o senso comum não se aplica a ela.
Sei que não é uma Kuchiyose, do contrário apenas Chikushodô poderia evocá-lo. Diante da escassez de informações, tenho que me socorrer ao Databook.

A enciclopédia diz que o Rei do Inferno é o deus que controla a vida e a morte (referência a Yama, deus dos mortos na religião hindu), então acredito que seja indestrutível ou eterno.

more_horiz
olhar só a parte que favoreceram o naruto e esquecer a do pain tambem é sacanagem, pain invadiu konoha com uma facilidade ridicula kakashi esquecendo de usar o kamui e a fandom tentando justificar é uma piada, sobre ressuscitar os corpos é uma meia vdd naruto ja deveria ter começado a luta com a estrategia de descobrir qual pain era responsavel e elimina-lo rapidamente, sobre o rasenshuriken que o naruto jogou o correto era mais de um dos pain ter sido eliminado e não apenas 1, acho uma luta boa com partes forçadas para os dois lados.

more_horiz
Essa luta e a do Sasuke VS Deidara estão acirradas como as mais sem noção e planejamento, os inimigos
tinham uma gama de habilidades diferenciadas e superiores mas o Kishimoto conseguiu dar um show de protagonismo.

more_horiz
Reviveram um topico interessante, mas eu realmente acho que não foi esse o caso. O desenpenho contra Jiraya que foi meio bosta. Contra o Naruto ele usou o maximo que tinha. Tudo bem que alguns caminhos morreram atoa, mas Pain costuma fazer isso mesmo, só lembrar dele sacrificando o Chukushidou pra ferir o Jiraya e assim localiza-lo. Já contra Naruto, O Naruto estava bem mais poderoso que o Jiraya, mais rapido e com o RS upado com Senjutsu. No final, Pain ainda era superior ao SM do Naruto, tanto que ele se sacrificou, diferente de Naruto, Nagato ainda possuia um bocado de chackra pra usar o Rinetensei em toda a vila da folha.

more_horiz
No Shurado dispensa comentários. Foi bem feito...

Perceba que Naruto conseguiu derrotar um homem mais rápido que um raio mesmo em direção de colisão.

Spoiler :

-Por outro lado, tem o fato de pain ter baixado a guarda, por achar que podia reagir ao Naruto.
-Também podemos ver que Naruto pulou depois de Shurado chegar bem perto da Tsunade, e assim ja nao tinham como desviar estado no ar em alta velocidade. Ele provavelmente impulsionou seus pes num dos sapos.

"por que Shuradô não foi ressuscitado pelo Jigokudô?"

Simples, o Chikushodo estava em batalha, como invocaria o Shurado? O Tendo também estava sem poderes do rinnegan naquele momento.
--------------------------------------------------------------------------

Gakido, também dispensa comentários... Motivos obvios

-Gakido partiu para cima justamente porque Pain sabia que Naruto usava jutsus perigosos, alem disso o principal atacante (Shurado) já estava destruído.
O Gakido apenas foi surpreendido por Naruto, pelo Kata do sapo.

"por que Gakidô não foi imediatamente ressuscitado?"

Naruto não estava sozinho. Lembra? :

Se eu fosse Pain, ressuscitaria os outros caminho de forma furtiva mesmo. Seria muita "burrice" da parte dele revelar Jigokudo
---------------------------------------------------------------------------

Ningendo. O mais obvio de todos

Perceba que a distancia e a posição dos 4 influenciou em tudo que aconteceu ali. (Não subestime o Kishi)
O Chikuchodo era o mais vulnerável por estar na mira direta, mas o Ningendo pucha o Chikushodo pensando que nenhum dos dois seria atingido, porem ninguém esperava a expansão do RS. Para escaparem, Tendo e Jigokudou saltam muito alto por não conseguir fugir, mas o azarado o Ningendo estava com Chikushodo na mão, assim não conseguiu se salvar.
-----------------------------------------------------------------------------

Chikushodo.
Também esta obvio demais.

No anime fica mais claro isso. O gamabunta engoliu o Chikushodo durante o processo de distração da Shima, porem a poeira se dispersou apos Bunta cair ali engolindo o caminho. A visão fica mais clara, antes disso qualquer um deles teria sido engolido.
So testar ai na sua casa, provoque uma pequena poira e depois bata forte no mesmo lugar.
-------------------------------------------------------------------------------

Jigokudo. Pior ainda...

Naruto não falou em voz alta, mas ok, suponhamos que sim. O "deus" Pain é tao onipresente e onisciente que percebeu a estrategia de Naruto só porque ele disse que ia derrotar o cara la atrás.
O Pain não preveria a estrategia de Naruto, aquele pegou muitos ninjas fortes com simples estrategia básicas.

Alem disso, se ele tivesse ido nas linhas de frente Tendo teria capotado varias vezes

Conclusão

-Naruto também estava em desvantagem nessa luta, ele tinha que usar o SM de forma ambulante, em vez de se "fundir" como Jiraya fez. Alem disso, o trunfo deles (Gamarinsho) estava sob ameaça por ser obvio para Pain. Afinal ele apenas usou Bansho ten'in e acabou facilmente com Fukasaku, oque teria sido diferente se eles tivessem se juntado.

Alem disso, Naruto sempre é assim, ele pega os inimigos no seu próprio jogo com estrategias tao obvias para os leitores.

Enfim, analisar lutas com sua própria visão nem sempre da certo, afinal você nem imagina oque Kishi estava pensando.

more_horiz
gakido ter ido para o mano a mano foi burrice mesmo não da pra defender, agora sobre invocar os caminhos mortos e ressuscita-los como eu disse é uma meia vdd naruto ja deveria ter começado o combate mirando o pain que ressuscitaria os corpos

more_horiz
Me diga então, quem iria proteger o Tendo?

O shurado e Chikushodo eram o maior ataque do pain, um deles já estava derrotado (Shurado) e outro estava lutando.

Quando se trata de taijutsu nos caminhos, fica assim: Tendo, Ningendo, Shurado, Gakido, Chikushodo e Jigokudo.
Com os três enfraquecidos, o unco capaz era Gakido

more_horiz
Teria que rever a cena, mas o gakido continua sendo o menos indicado para ter feito aquilo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos