Eu devo ser uma das poucas pessoas que não gosta dessa luta, principalmente depois que eu reli ela, não por causa de alguma besteira de "personagem x não usou tal técnica", eu não gosto da dinâmica e nem do desenrolar dela, fica muito, mas muito muito atrás de Jiraiya vs. Pain e de outras lutas, inclusive lutas dessa parte do mangá, como Kakashi vs. Pain e Sasuke vs. Killer Bee.
O maior problema dessa luta para mim é que Naruto chega com a receita para derrotar Pain pronta e ela dá certo praticamente a luta inteira, isso acaba completamente com o clima da luta. O que dá tensão as lutas de Naruto é o fato do personagem ter que pensar em como vai vencer, contra Pain isso só acontece ao final da luta, inclusive é a melhor cena, embora forçada. Toda luta de Naruto tem essa fórmula:
Personagem A tem uma técnica e tem vantagem sobre o personagem B, a luta segue uma dinâmica;
Personagem B supera a técnica do personagem A usando alguma estratégia, a dinâmica da luta muda;
Isso segue até que um dos dois vença.
Jiraiya contra Pain é assim. Kakashi contra Pain é assim. Naruto contra Pain? Não.
Acho que são uns 5 capítulos de luta real, desses 5 Naruto domina completamente 4 e é basicamente instantaneamente derrotado no 5º. Para piorar, depois que Naruto é derrotado sem qualquer reação vem uma das cenas mais ilógicas desse mangá, vamos lá, Hinata tinha 3 opções:
1) Usar uma distração como uma bomba de fumaça, pegar Naruto e tentar sair correndo;
2) Tentar quebrar as hastes negras que estavam prendendo Naruto, ao custo de sua vida;
3) Tentar derrotar no mano-a-mano o inimigo que destruiu completamente a Vila dela e venceu Naruto que estava usando uma das técnicas mais lendárias do mundo ninja, no taijutsu...
O caminho mais obvio era seguir a primeira, mas para a construção que o Kishimoto queria fazer ele devia no minimo escolher a segunda. Não faz qualquer sentido Hinata tentar enfrentar Pain, basicamente se não fosse por um fato que ela nem conhecia, Pain teria capturado Naruto de qualquer forma depois de derrotá-la com um golpe.
Depois disso é ainda mais imbecil e ilógico a Kyuubi ter tanta vantagem sobre o Tendou, sem no minimo colocar todos os sobreviventes da Vila em risco, qual era para ser a tensão nessa "luta"? Mesmo que Naruto liberessa o poder da Kyuubi, não tinha ninguém ali além de Pain para morrer, eu não me lembro como eu me senti lendo isso na época, mas relendo, me parecia uma vantagem o Naruto tá usando o poder da Kyuubi, tipo nas lutas contra o Neji e o Sasuke, não algo que devesse ser temido.
É igualmente sem sentido o Naruto conseguir conter a Kyuubi por causa da intervenção do Minato, o ponto da luta era exatamente mostrar Naruto superando o ódio e o ressentimento, mas ele não fez isso de verdade, o que aconteceu de verdade foi simplesmente o pai dele falando para ele não faz isso que é feio. Kishimoto claramente só fez isso porque precisava colocar o "Madara" como o próximo grande vilão, não existe outro motivo para aquela cena existir, Naruto nem lembra dela na conversa com o Nagato.
Da mesma forma, Kishimoto dá tanto foco para o Modo Sennin, fazendo ele superar tanto o Rinnegan, porque planejava fazer dele o grande poder do Naruto a partir daquele ponto (só que Naruto não teve outra grande luta antes de dominar o Modo Kurama).
Além disso, eu não tenho problema com "personagem x não usou tal técnica", mas o uso das técnicas sábias e do Rinnegan nessa luta é muito sem criatividade, na verdade, sendo honesto Naruto não faz uso nenhum das técnicas sábias, a única diferença no estilo de luta dele é lançar o Rasenshuriken, que é uso legal, provavelmente a melhor coisa do Modo Sennin, mas quando comparado ao Jiraiya, não tem como...
Até o Kakashi mostra várias técnicas novas contra Pain, inclusive a luta contra ele é a mais criativa da parte do Nagato. Acho que essa luta só ganhou o status que ganhou pelo contexto dela, se fosse uma luta isolada, não teria o mesmo hype, Sasuke vs. Killer Bee é uma luta muito superior em criatividade, coreografia, dinâmica, tudo. Kakashi contra Pain é mais curta e melhor executada.
Kishimoto perdeu a mão aqui.