Achei que essa luta já tinha sido fechada...
Mas como ainda ta em aberto, vou colocar alguns pontos aqui !
1- Como funciona as técnicas do Clã Yamanaka ?O usuário envia chakra para o sistema nervoso do oponente para exercer controle sobre seu corpo. No caso do Shintenshin e Shinten Bunshin, o usuário o LITERALMENTE transfere sua mente TEMPORARIAMENTE para o corpo da vítima, subjugando sua consciência. Já no caso do Shinranshin, os movimentos são temporariamente manipulados, porém a vítima permanece consciente de suas ações.
O Shinran Enbu é filler, mas ele é dito como uma versão ampliada do Shinranshin, em que pelo que entendi você pode exercer controle sobre mais de um corpo.
2- Controle do Rinnegan x Controle do Clã YamanakaO Inoiche reforça o ponto de que o controle realizado pelo Kokushin é superior pelo alcance. Logo depois, Ino reitera que a diferença é que o controle das técnicas Yamanaka precisa ser feita a CURTO ALCANCE (isso é evidenciado por praticamente todos os exemplos do mangá salvo algumas exceções que abordarei a seguir e também do databook onde delimitam que tais técnicas são de CURTO A MÉDIO ALCANCE).
Ou seja, a fala da Ino deixa EXPLÍCITO que o controle do Rinnegan é superior, pois ao contrário das técnicas de controle mental dos Yamanakas, ele pode ser feito a vários e vários quilômetros de distância, controlando simultaneamente MÚLTIPLOS corpos e Kuchiyoses em pontos de batalha diferentes, com visão, fala e movimentação completamente diferente uns dos outros e pior, de forma CONTÍNUA.
Vocês já viram alguma técnica do clã Yamanaka funcionando por mais do que meros segundos ? Pois o controle do Nagato sobre os corpos é definitivo e funciona por horas.
3- A comparação entre o Edo Tensei e Pain é válida ?Não, ela não é. Primeiro pq os movimentos feitos pelo Kinkaku eram espontâneos, Kabuto não o estava controlando diretamente, ainda que tivesse plena ciência de tudo que estava acontecendo com cada um dos seus tenseis.
'' Controlar tantos corpos via Edo Tensei é bem dificilzinho e nesse momento estou apenas me concentrando em controlar os movimentos deles..''A mente do Kinkaku no momento em que o Kabuto usou o Edo Tensei não estava subjugada, por isso a Ino brevemente conseguiu manipulá-la. Kabuto não estava exercendo influência alguma ali sobre ele.
E mesmo em termos de movimentos...
Sasori só na base da força de vontade conseguiu subjugar qualquer controle que o Kabuto pudesse ter sobre ele ali naquele momento, que por sinal era mínimo, visto que tanto os movimentos quanto a personalidade estavam sobre controle MOMENTÂNEO do Akatsuki.
A mesma forma ocorreu com o Madara. Em nenhum momento o Kabuto o subjugou, ele fez tudo por conta própria. A maioria dos Edos estavam fazendo isso e quando davam sinais de tentar beneficiar a aliança, Kabuto tomava o controle.
Mais uma prova...
Hanzo conseguiu retomar o controle sobre o seu corpo e o Kabuto precisou ativar o modo de supressão mental, onde ele detinha controle completo sobre o corpo.
Enfim...
O controle do Edo Tensei, especificamente na discussão que é sobre o Kinkaku, não estava sob total controle do Kabuto, pelo contrário, ele tinha livre controle tanto dos seus movimentos quanto de sua consciência. Além disso, o mangá mostrou vários exemplos do risco em se ter um Edo tão forte quanto era no caso do Kabuto e do Orochimaru que era não conseguir controlar os corpos, com exemplos já citados acima mostrando isso.
Resumindo, o controle sobre os corpos no caso de Pain é superior ao controle do Edo Tensei. Mais uma prova ?
Todos os Edos tinham o talismã de controle automático do Edo Tensei, que era aquele controle mais livre onde o usuário podia lutar ''a vontade'' mas o Kabuto podia fazer interferências a qualquer momento que desejasse. E esse controle foi COMPLETAMENTE subjugado no caso dos Edo Jinchuurikis que estavam todos controlados pelo Kokushin colocado pelo Obito.
Ou seja, o controle do Kokushin > controle dos Edos feito pelo Kabuto, ao menos no modo automático, não sabemos como seria um entrave entre o modo marionete dos Edos vs Kokushin, visto que ambos tem um controle muito específico sobre os corpos. Mas de qualquer forma, não entra no caso do Kinkaku, que não estava em modo marionete.
Como estamos desde o início tentando debater algo que não dá para ter certeza de nada, porém, existem INÚMEROS indícios de que o controle feito pelo Kokushin é amplamente superior em potência e alcance (esse comprovado) ao controle do clã Yamanaka, então eu bato na tecla novamente, o Staz não vai conseguir exercer controle sobre meus corpos, por várias questões como exemplos de controle mostrados pelo mangá, alcance, DURAÇÃO, controle simultâneo e sincronizado de vários corpos, falhas na tentativa de controle e etc.
Outros pontos que reforçam isso...
1- Tenho conhecimento de todas as técnicas do clã Yamanaka (eu já disse isso. Eu sei o alcance, posição de selos necessária, limitações, TUDO sobre cada uma das técnicas)
2- Sou especialista em Ninjutsu e o Staz é especialista em Genjutsus. As técnicas Yamanaka são todas ninjutsus e não genjutsus, então mesmo que ambos tenhamos pontuação máxima no quesito, ainda assim tenho mais proficiência em ninjutsus do que ele.
3- Eu volto a teclar no mesmo ponto...
A projeção viaja sob baixa velocidade.
São CINCO (não 1 e nem 2) corpos + 3 Kuchiyoses com velocidade de 95% (próximas a do Kabuto Sennin), com altos reflexos (pontuação 4 em Taijutsu) e visão compartilhada, além de técnicas como Shinra Tensei (instantâneo, imprevisível e não exige selos), Otoshibuta (é da velocidade de uma Kuchiyose, abre uma fenda e um porco gigante rapidamente cai sobre sua cabeça), mísseis teleguiados em elevada quantidade (rápidos o bastante para pegar de surpresa até mesmo alguém como o Jiraya em SM) e sem contar as demais técnicas de Paw e Maw, Chidoukaku, Gedo Mazo.
E essa forçação sobre o Doton também não está colando...
Essa técnica não é uma intangibilidade. Não faz diferença alguma se ela tem o mecanismo de cavar o solo como o Mokuragakure ou se você vai se ''afundando'' no solo até se ocultar, o fato é que
NEM DE LONGE são técnicas que foram evidenciadas por sua velocidade, ou seja, você se adentrar no solo para se defender de técnicas que sequer possuem selo e que você nem conhece ?
Nem se você conhecesse resolveria, quem dirá não conhecendo.
Olhe o mecanismo do ST por exemplo, ele é INSTANTÂNEO, a onda de choque aparece subitamente te atingindo sem nem ter como você prever. E você quer me dizer que vai evitar isso entrando no solo com uma técnica rank C usada por um random que sequer sabemos a velocidade com que ele adentra ou sai do solo ?
Naruto gennin pegou esses caras só na base do Taijutsu, sendo que seguindo a lógica da efetividade defensiva da técnica, bastaria eles se ''teletransportarem pro solo novamente'' e o Jean quer transformar essa técnica em algo mais rápido que o ST, por exemplo.
Eu não entendo pq aqui no JVS o pessoal tem a mania de pegar esses Dotons aleatórios e querer transformar em uma mega defesa ultra-rápida. Nem o Mokuragakure que tem MUITO mais feitos que esse Doton serve como uma boa defensiva, quem dirá uma técnica que é mais lenta que o Naruto gennin dando porrada.
Além do mais, eu tenho controle sobre o solo também, com o Chidoukaku, podendo tanto rebaixar seu nível quanto elevá-lo.
Posso simplesmente usar o Chidoukaku, abaixar o nível do solo e imediatamente invocar o Otoshibuta junto ao selo do Shishi Heiko para prender e selar o Jean e seus clones.
Será que esse Doton seria mais rápido que o Otoshibuta ? Com certeza não.
Ainda mais se eu desestabilizar o solo com o Chidoukaku antes.
Posso desestabilizar completamente o movimento do Staz e de seus bunshins (que já são lentos pelo seu nível de Taijutsu e velocidade corpórea) com o uso do Chidoukaku e imediatamente depois invoco o Otoshibuta para selá-lo, fazendo com que o porco gigante (que é do tamanho de um Bijuu comum) preencha todo o espaço do buraco, não dando chance alguma de reação por parte do Jean.
E quanto a essa insistência do Rinnegan não poder ver o Jean debaixo da terra. É algo tão sem fundamento que não estou entendendo o porquê da insistência nesse ponto...
1- Todos os Doujutsus (Rinnegan, Byakugan e Sharingan) permitem você ver chakra e diferenciá-lo por cores. Eu trouxe exemplos nítidos do Rinnegan vendo até mesmo uma barreira invisível de chakra levantada pelo Jiraya e outra que recobria Konoha. Como ver isso pode ser mais difícil do que ver alguém escondido debaixo da terra ?
Mesmo diante de inúmeros obstáculos que obstruem a visão de qualquer humano, o Sharingan conseguiu ver o chakra para além da materialização rochosa, assim como eu já trouxe a imagem do Sasuke vendo as minas plantadas no solo com seu Sharingan.
Só para terem noção, a visão do Sharingan conseguiu ver através das bombas nanoscópicas do Sharingan em sua corrente sanguínea, só para verem o nível de detalhamento que Doujutsus permitem ver, não apenas Byakugan.
A diferença é que no caso do Byakugan, a visão é muito mais ampliada, permitindo você ver até os tenketsus do indivíduo, coisa que Sharingan e Rinnegan não permitem, além da visão 359º, visão ampliada a quilômetros de distância e similares.
Resumindo, não existe QUALQUER TIPO de impedimento de eu ver o Staz debaixo do solo com o meu Rinnegan.
E isso das técnicas Yamanaka serem invisíveis a sensores ou Doujutsus também é ilógico...
É uma emissão de chakra, que primeiramente se concentra nas mãos e é lançada sobre o inimigo. Como um Doujutsu ou um sensor pode não perceber isso ?
Obito estava PARADO em cima do Juubi em meio a milhares de ninjas por todo o campo de batalha. Tu jura que ele tinha que ver a Ino indo preparar o Shintenshin ?
Enfim...
Já prolonguei essa batalha mais do que deveria. Muitos pontos repetidos, coisas que não dá para serem totalmente comprovadas e isso só vai dificultar o entendimento do leitor. Eu não vejo de forma alguma o Staz conseguindo controlar meus 5 corpos e minhas Kuchiyoses, fazer todo mundo se matar e ainda por cima se livrar de todas as minhas inúmeras técnicas (grande parte delas completamente desconhecidas por parte dele) com aquele Doton dele.
A luta em si não foi ruim, mas já tivemos batalhas muito melhores. O estilo de ficha que pegamos é bem diferente, difícil de debater em alguns pontos e invariavelmente acabamos por repetir vários pontos específicos da batalha. Acredito que não subaproveitei nada da minha ficha, mas é fato que a discussão se focou em umas técnicas mais que outras.
Enfim...
Boa sorte ai !!