Retiro o que eu disse ontem, por mais que essa luta seja foda, eu odeio ser juiz.
Lembrando que essa é minha primeira e última luta a ser avaliada na temporada, nem venham me colocar de novo como juiz (ao menos nessa temp).
Análise Superficial das fichas (sem ler os argumentos): Eu vejo muita coisa não fazendo efeito em ambos os lados. De finalizador, o Dragão tem as técnicas Suna (que em grande parte são anuladas pelo Ukojizai, flexibilidade do corpo cobra, velocidade do Shinobi e Kuchiyose: Manda) e o Gojuu Kibaku Fuda (O Shinobi possui a mesma técnica e pode se livrar da técnica, a depender da forma como for usada, com Manda + Corpo Cobra associado a resistência do Juuin).
Por parte do Shinobi, eu basicamente só vejo o GKF podendo fazer efeito (apesar do Dragão ter Tajuu Kage Bunshin, mesma técnica, Katsuyu e Dorai) e eventualmente o Yamata.
Provavelmente eu votaria no Dragão. Apesar de não ver nenhum dos dois com boas chances de vitória, ele tem melhores formas de aplicar o GKF com eficácia do que o contrário.
Motivos: Ele já começa a luta sabendo que seu oponente tem GKF, tem maiores quantidades de bunshins para possibilitar esse combo, pode usar da manipulação da Suna para imobilizar o Shinobi e ainda conta com larga vantagem no quesito capacidade analítica/estratégica.
Agora os argumentos em si de vocês...
Conhecimento: Ao meu ver o Shinobi acertou em cheio no conhecimento. A Suna em si é uma ficha que oferece largas vantagens e o estilo do Dragão de certa forma é bem dependente dela, então considero sim que foi o conhecimento ideal.
Por outro lado, não acho que o Dragão tenha acertado no conhecimento. Não que ele tenha necessariamente errado, visto que o GKF é a melhor arma finalizadora por parte do Shinobi, mas além de ele ter a mesma técnica, ele tem 100% de inteligência. Eventualmente o conhecimento da ficha do Shinobi poderia ser mais útil. Mas até entendo a forma como ele pensou nisso daqui.
Status: Um dos pontos chaves da batalha é a stamina de idoso fumante do Dragão junto a sua velocidade de obeso sedentário.
Vigor físico: essa nem é pros juízes, mas pra você meu nobre preto gordo laranja e peludo. O jogo trata de separar a capacidade física (estamina) da capacidade de Chakra (chakra). Todos que possuem um poderoso Chakra também possuem um poderoso corpo, afinal, o Chakra é gerado pelas energias Yin (mental) + Yang (física). Acontece que, aqui, ainda que sua estamina seja baixa, suas capacidades de Chakra não são alteradas. Minha ficha ainda detém 120% de Chakra, equivalente ao Kisame. Pense nisto como a reserva do Naruto KM. Ainda que seu corpo estivesse totalmente esgotado (sem vigor físico), bastava que ele se reabastecesse com mais boas quantidades daquela imensa reserva. Se o vigor físico da minha ficha é baixo, mas o Chakra não, então, a capacidade de gerar mais Chakra estará afetada, o que não acontece com a reserva total.
Na verdade, o objetivo do jogo é justamente fazer essa distinção. Você não tem a capacidade de transformar chakra em vitalidade novamente, assim como o inverso não me permitido. Você poderia ter muito chakra sobrando, mas se seu corpo não aguentasse o desgaste físico, não adiantaria de nada. E essa última premissa também está equivocada, pois mesmo que você tivesse uma stamina infinita, você não teria a capacidade de gerar mais chakra, pois aqui no jogo stamina e chakra são entidades totalmente distintas e independentes.
Mas também não concordo muito com o exagero com o qual o Shinobi tratou essa questão. No mangá, chakra e stamina são condições intimamente interligadas. O fato do Gaara ter ficado exaustado após tantos movimentos pode simplesmente ter se dado pelo excesso de chakra que ele usou e não pelos movimentos corporais feitos por ele. Nagato ficava imóvel em uma maca controlando corpos, mas ele tinha um desgaste físico acentuado ao usar Pains por muito tempo, pq ele gastava muito chakra para isso. Então é como se todo sua matéria prima (vulgo vitalidade, energia espiritual), estivesse sendo requisitada para produzir o chakra, logo não sobrando reservas de stamina.
Outro ponto é que o Hiruzen velho não tem uma stamina tão ruim assim. Ele tem 3 em stamina pelo Databook. Hiruzen trocou vários golpes no Taijutsu com o Orochimaru, usou de Kuchiyose, Kage Bunshin, usou o Shikki Fuujin 3 vezes, usou Doton, Katon, trocou golpes no Taijutsu com Hashirama e Tobirama ao mesmo tempo, usou Shuriken Kage Bunshin e etc. No mangá, como existe a íntima relação entre ambos, então é evidente que a stamina que o velhote tinha ainda dava caldo para muitas situações.
O Dragão aqui só gastaria stamina com a movimentação corporal (movimento da Suna, levantamento de mãos para realização de selos e etc), tal como se fizesse movimentação terrestre (correr e etc). Mas não acho justo dizer que ele teria problemas em fazer tais movimentos acima. Talvez para uma luta muito extensa, isso começasse a ser problema, mas no geral, não é um nível tão alarmante assim. Seria o mesmo que abordar que o Shinobi ficaria perdido na luta pq tem a inteligência do Hidan, mesmo sabendo que o Hidan, ainda que impulsivo e com feitos precários de análise/estratégia, não era burro de forma literal.
A maioria dos usuários aqui no jogo quando pegam ficha Suna, Corpo Kami e tal, usam de pouca stamina.
O Chouji que lutou contra o Jirobo tinha 2 em Taijutsu e 1 em agilidade pelo Databook, exatamente os mesmos parâmetros que o Dragão possui aqui.
Essa questão da velocidade de realização de selos...
Sakura clássico tem a mesma agilidade que o Chouji clássico pelo Databook e ela não tinha dificuldades em formação de selos manuais. Até pq, o Databook traz essa questão dos selos em outra categoria, não junto a agilidade. Aqui no jogo, essa temporada não especificou, mas o JVS trazia dessa forma.
- VELOCIDADE: Quantidade de velocidade corporal do jogador, não interfere na velocidade de formação de selos, porém auxilia na velocidade de jutsus TAIJUTSU e sua mobilidade/esquiva como um todo.
Mas não sei como ficou definido aqui, acho que só o
@Darkon para decidir esse ponto. Porém...
Quais técnicas do Dragão possuem necessidade de múltiplos selos para serem criados ?
Katsuyu precisa de um selo, Kage Bunshin também, técnicas Suna a maioria nem precisa de selos, Gojuu Kibaku Fuda não necessita de selos, Dorai necessita apenas o posicionamento da kunai, Suidanha se não me engano precisa de um selo, Chidoukaku precisa apenas colocar as mãos no chão, Tengai Houji também não precisa.
Enfim...
Não vejo de que forma o Dragão teria tantas dificuldades assim em manipular a Suna pela questão da velocidade. Achei que você usaria o Ukojizai a seu favor.
A Lesma Obesa, Katsuyu, é completamente inútil aqui, sua versão Gigantesca seria alvo fácil para se envenenada por Manda, coisa que já quase aconteceu com ela, e vamos lembrar como Manda facilmente esquivou de seus golpes e se enroscou em seu corpo gordo, enquanto a Lesma se debatia pois era lenta demais para se dividir antes de Manda manda lhe aplicar o "chupão venenoso", suas versões menores seriam envenenadas por cobras comuns e morreriam agonizando.
Katusyu não tem como impedir que Manda ou qualquer outra cobra a envenene. Se a lesma continuar em sua forma sólida, as presas simplesmente vão perfura-la e envenena-la, do momento que as presas a tocaram, ela está envenenada, não a necessidade das presas ficarem cravadas nela, as presas só precisam toca-la, e a lesma não é intangível. Se Katusyu alterar sua densidade e se liquefazer, novamente, não muda nada, o veneno é liquido e vai se misturar a sua composição, ela apenas vai acelerar o processo. O fato do próprio Manda, que jã conhece a lesma, ter tentando envenena-la prova isso, assim como Bunta ter se adiantado e sacrificado sua espada para impedir que a Lesma fossem envenenada. Sobre o Saikan Chuushutsu, o jutsu consiste em aplicar chakra no liquido e remove-lo, Katusyu não tem como fazer isso, nem meu oponente, alterar a densidade no coloca em que o veneno foi injetado é inútil, ele se espalha.
Concordo que ela poderia ser envenenada na forma sólida pelo fato do sangue circular na superfície do seu corpo, mas não na forma líquida, pois há necessidade do Manda cravarem suas presas na superfície do corpo e liberar o veneno na corrente sanguínea, algo impossível de ser feito em algo de consistência líquida. Analisando isoladamente a questão Katsuyu vs Manda, realmente ela poderia ser tirada de campo pela cobra. Mas no contexto onde seu oponente tem controle campal pela Suna para restringir o Manda e ainda por cima pela forma como o Dragão vai utilizar a Katsuyu, pelo fato dele poder invocar outras porções da Katsuyu, dela se dividir e etc, não é algo que seria de grande valia, no fim das contas.
Os 5 Segundos iniciais...
Eu tenho seis braços, o que me permite realizar três jutsus de uma única vez, primeiro realizarei os selos do Suiton: Ukojizai no Jutsu, do Meisaigakure no Jutsu e do Dokugiri, cobrindo o meu lado do campo com a nuvem venenosa, e o céu com nuvens de chuva, dentro da nuvem de veneno realizaria o Meisaigakure.
O Primeiro Combo: Cobras Subterrâneas Explosivas.
Eu vomitaria minhas milhares de cobras, e prenderia as tarjas especiais do GKF em algumas nelas, após isso eu ativaria a ocultação de chakra e faria com que a maioria das cobras avançassem sobre a terra contra meu oponente, atacando com as suas Kusanagis por vários ângulos distintos, enquanto outras cobras, incluindo as com tarjas presas a si, avançariam pelo subterrâneo, enquanto meu oponente tenta se proteger das cobras que pode ver, as cobras ocultas surgem do subterrâneo e ativam o GKF enquanto mordem meu inimigo, envenenando-o, e restringem seus movimentos, prendendo-o, ao mesmo tempo em que as infinitas explosões começam.
Você não especificou se usaria o Ukojizai apenas para a criação das nuvens ou criaria uma tempestade em campo. De qualquer forma, o Dragão não veria suas cobras atacando na superfície enquanto outras entram no solo ?
O GKF precisa de ativação de curto alcance, como evidenciado pelo Databook, dai o fato de ser uma técnica potencialmente suicida. Não tem como você invocar a tarja a distância e desencadear a reação em cadeia. Você precisa ativar a técnica a curto alcance e depois sair de perto dela. Mas eu não vou considerar dessa forma, vou considerar ambos podendo ativar a técnica a distância, pois apesar de ser uma dedução meio óbvia pela classificação da técnica no Databook como curto alcance somada a sua também classificação como técnica suicida, acho meio óbvio que se ela pudesse ser ativada a longo alcance, nenhuma das duas primeiras premissas seriam verdadeiras, visto que o alcance dela certamente não é de 5 metros.
Além disso, levantando a hipótese de que seu oponente tem a inteligência do Itachi e você a do Hidan, o Hidan pensaria em uma estratégia dessas ? Usar de uma nuvem de veneno como distração para usar da ocultação de chakra, enquanto vomita cobras pelo campo, aplica selos nela para depois saírem do solo preparadas com a Kusanagi e ativando o GKF ? Digamos que sim, não tenho certeza se ele pensaria, mas digamos que não aja problema e isso fosse possível, afinal, nem é uma estratégia tão complexa assim, afinal.
1- Dragão tem conhecimento do GKF
2- Conta com Tajuu Kage Bunshin
3- Conta com livre controle campal
4- Tem o Tengai Houjin (que seria muito efetivo, ainda que nesse caso o sensor de areia não fosse se ele não usasse previamente o Ryuusa Bakuryu)
5- Tem a Katsuyu
6- Inteligência nível Itachi
7- Terceiro olho (também citado por ele)
Acho bem difícil ele ser pego nisso. A menos que ele ficasse parado esperando o ataque.
Kusanagi x Areia...
A proteção de areia levantada pela defesa automática é minima [Quantidade de Areia ], e essa areia por si própria não possui grande resistência contra perfuração, foi parcialmente perfurada por senbons e totalmente perfurada pelo Chidori, a Kusanagi possui imenso poder de perfuração, era capaz de corta a pele de diamante de Emma, e o Orochimaru fica surpreendido ao perceber que ela não era capaz de perfurar o Manto.
Concordo com a imagem que o Drago trouxe. O Gaara Shippuden com a defesa automática parou a espada do Susano, que tem um poder destrutivo maior que a Kusanagi e só foi ultrapassada quanto todos os 5 Moku Bunshins com Susano atacaram a defesa.
E novamente, os Kage Bunshins seriam um fator importante aqui. Você tem uma Kusanagi e não múltiplas. Como você saberia qual é o original ?
Nem me refiro ao voo pq o voo dele é lento e a kusanagi atinge distâncias absurdas. Mas os fatores listados acima reforçam o ponto de que dificilmente ela seria um bom finalizador aqui.
Segundo Combo: Uma Cobra Invisível e Imortal enviada pelo Céu.
Caso o meu caro oponente sobreviva ao primeiro combo, a segundo combo será efetuado, Manda será invocado e me arremessara ao ar, eu ativarei meu Juuin, e sobre o meu oponente, enquanto caindo sobre ele, usarei o Yamata no Jutsu, meu transformando em uma cobra Gigantesca e esmagando ele.
Extremamente improvável que uma pessoa com livre controle de Suna, com Katsuyu, Kage Bunshins, Dorai, vai ser morto por esmagamento pelo Yamata. E arremessado você quer dizer você se impulsionar nela para saltar, né ? Pq como Manda te arremessaria ?
Hiraishin-Dorai: projéteis ou corpos imobilizados poderão ser teleportados para longe. Neste combate em específico, caso o Manda surja e uma vez que seja imobilizado, ele poderá ser facilmente retirado do campo de batalha (Capítulo 502)
Tecnicamente o Dorai só funciona para onde aja uma marcação Hiraishin disponível e você não tem Hiraishin. Aqui no JVS ela pode ser usada de forma solo, então não acho de tudo absurdo que isso possa acontecer, ainda que não saibamos se existe limite de distância para criação da barreira (foi mal explorado).
Mas é possível e ao mesmo tempo não é algo determinante, então as dúvidas que tenho quanto a isso não mudam muita coisa.
Vôo: Meu original pode simplesmente ficar à dezenas ou mesmo à centenas de metros de distância apenas curtindo o show. Com Dai San no Me, sensor de areia, Katsuyu e transferência de memória dos Kage Bunshins, nenhuma mudança no campo de batalha passaria despercebida.
Seu voo é lento. O Shinobi não explorou bem como ele faria uso do Ukojizai, mas se ele criasse uma tempestade em campo, seu voo seria bem limitado. Mas caso não fizesse (ele não deixou claro), sim, é possível, visto que de todas as técnicas dele, só a Kusanagi conseguiria atingi-lo.
GKF + Clones + Areia/Katsuyu: as tarjas explosivas estarão ocultas dentro de corpos suicidas e, além disto, a deflagração dessas tarjas será feita, obviamente, à uma distância segura do original. Kage Bunshins, Suna Bunshins e Katsuyu, todos podem ser usados como meios de distração para uma aplicação, furtiva e à queima roupa, do GKF. Sensores e Doujutsus são irrelevantes. Um exemplo prático é o Madara Edo sendo surpreendido pela Areia do Gaara repleta de tarjas de selamento. Caso fossem tarjas do GKF, então seria um adeus para o Uchiha (Capítulo 588)
Concordo com o Shinobi que a Katsuyu dificilmente iria se sacrificar por livre e espontânea vontade para uso do GKF. Mas concordo com o uso de clones/areia para aplicação da técnica. E você sabe que ele tem GKF, ele só saberia quando você ativasse as fudas e começasse a reação em cadeia. Outro ponto que te favorece aqui.
Areia + Mizuame Nabara: Mizuame Nabara é uma técnica que, por si só, já possui grandes meios restritivos. Uma combinação desta com a Areia, seria ainda mais efetiva uma vez que o meu controle sobre a Areia é total. Sem vôo e suscetível aos sensores, o meu nobre mamista estaria à mercê de poças móveis de areia movediça que adiantariam o trabalho de aprisionar qualquer alvo. No momento em que qualquer membro ou corpo for envolvido, basta que o Sabaku Sousou seja efetuado e é fim de jogo (Capítulo 59)
Mizuame Nabara é um jutsu bem meia boca, a ecdise não teria problema nenhum em se livrar dela, de maneira similar ao que o Kabuto fez com o Youton da Kurotsuchi, além de seu alcance ser bem limitado. Além disso, com Manda, Yamata, ele teria o mesmo efeito.
Mas a Suna por si só (especialmente após uso do Ryuusa) teria um papel importante nesse processo e poderia fazer isso mesmo sem o Mizuame Nabara.
Enterro subterrâneo: qualquer possibilidade furtiva de movimentação subterrânea seria detectada pelo sensor de areia e alvos poderiam ser esmagados. Um simples combo do Tsunami de Areia (Ryuusa Bakuryuu) + Sabaku Taisou já eliminaria quaisquer alvos movendo-se pelo subterrâneo (Capítulo 215)
Se subterrânea você se refere a ele estando dentro de tonenalas de Suna controladas por você (pós uso do Ryuusa Bakuryu), SIM. Agora, se for debaixo da terra, seu sensor de Suna seria inútil.
E Sabaku Taisou não mataria alguém que resistiu a alguém com um corpo que resistiu a um potente ST, explosão da Bijuu Dama do Naruto 4 caudas, ondas de choque da Kyuubi e etc.
Para uma visualização mais intuitiva: ao invés do Youton, uma 'cascata' de Areia que soterraria os alvos (Capítulo 612)
Yamata o salvaria...
Uma última arma ofensiva que pode ser utilizada pelos 10 clones em campo: Suiton: Suidanha (Capítulo 642)
Orochimaru já foi fatiado ao meio e não sofreu nada.
Vamos aos finalmentes...
Não, eu não acho os status determinantes em nada aqui. Não acho que o Dragão (pela mecânica de como funciona os status nesse jogo) terá problema com sua stamina pelo que ele propôs fazer. Também não acho que a inteligência do Shinobi nível Hidan seria um fator que o prejudicaria, ainda que a inteligência do Dragão nível Itachi certamente o faria ter uma capacidade analítico/estratégica bem melhor com melhor domínio de jogo.
Não vejo grandes formas de finalização para nenhum dos dois lados, mas o Dragão claramente teria total domínio capal. Ainda que o corpo cobra + Yamata forneça grande resistência do Shinobi, dificultando com que técnicas Suna fossem atingi-lo, ela limitaria AMPLAMENTE a ofensiva dele com Kusanagi, Mandara no Jin e propriamente com Manda, que mesmo que não fosse morta, teria sua mobilidade seriamente restrita.
Dokugiri tem um alcance bem pífio pelo mangá, mesmo com o Juuin, acho bem complicado ele atingir o Dragão, assim como o mesmo ser mordido e envenenado pelas cobras (que nem temos a mínima ideia da potência do veneno). Yamata não vejo sendo determinante e o combo Meisagakure + Ocultação também não, mesmo pq eles se anulam, pq para você manter o Meisakagure você precisa de chakra.
No fim das contas, o GKF realmente é o finalizador e divisor de águas dessa batalha. Dragão conta com Tajuu Kage Bunshin + Suna + Suporte da Katsuyu + Conhecimento de que seu oponente possui essa técnica + Inteligência Nível Itachi para aplicar essa técnica. Shinobi conta com Kage Bunshins mais limitados em quantidade, cobras do Mandara no Jin que seriam completamente ineficientes em um cenário pós avalanche de areia ou mesmo previamente se o dragão voar somado ao fato de que você não sabe que seu oponente também tem o GKF aliado a inteligência nível Hidan.
O cenário ao meu ver tende muito mais a uma vitória do
Dragão Voador, mesmo que suas formas de finalização além do GKF sejam limitadas.
E não me coloquem para votar em nenhuma outra luta dessa porra, taokei ?