Não levam o querido Sasori a sério mesmo. O dito é que o Sandaime era o mais forte Kazekage até então, mais até que o Gaara do início do Shippuden, Rasa ou os próprios antecessores.
Em todo o mangá as lutas que ele se envolveu (excetuando pra entrar em Suna) na verdade foram buscadas pelos adversários. Kankuro foi correndo atrás dele, Sakura e Chiyo o confrontaram dentro da caverna. Se quiser considerar o joguinho também, a Konan que veio atrás dele.
Seria estranho ele, tão impaciente, aguardar por uma brecha e atacar sorrateiramente o Sandaime, que, como Kage, dificilmente sairia andando pela vila sozinho no dia a dia, como se fosse um random indo comprar cebola na feira.
Já existia a lenda do Akasuna no Sasori. Há de se pensar na hipótese do próprio Kazekage ter ido tirar as satisfações, já que não era nada comum e, digamos, certo, um ninja assassinar tantos ao ponto de tingir o cenário vermelho e posteriormente usar seus corpos como marionete.
Sobre a batalha: eram 100 marionetes, um homem com altíssima estamina (que conseguiu manter luta com Sakura e Chiyo com o hax dos antivenenos) e que foi capaz de posteriormente ainda usar o corpo e as habilidades do terceiro sem problemas. Cabe lembrar a nota 5 no quesito.
Falando de nota 5, também tinha em inteligência. Provavelmente tinha alguma marionete usuária de Raiton (por que choras, Kakuzu?) e os venenos. Teve dificuldades até porque enfrentou um inimigo que era só o mais forte kazekage da história até então.
É incrível que subestimam um ninja que não teve todo o arsenal mostrado, (que só morreu porque deixou) e ainda teve feitos que se tornaram lendários como a alcunha de Escorpião da Areia Vermelha e de ter assassinado um Kage.
Foda-se coesão nesse post, to com sono e queria estar bêbado.