Bom, o Gamarinshou, ao bloquear a mente dos caminhos, quebraria a conexão do Nagato com os mesmos. Aconteceria exatamente o mesmo que rolou com o Inoichi tentando acessar a mente do random. Um bloqueio seria criado e os caminhos perderiam a conexão com o Nagato, seria o mesmo que tirar-lhes os Kokushins. Em outras palavras, a mente do Nagato não mais teria acesso à mente dos caminhos, só que vimos o oposto: o Nagato com livre acesso e conversando com o Jiraiya.
No exemplo que você deu da pessoa olhando para seu reflexo no lago: o Gamarinshou cimentaria a superfície, o reflexo sequer seria possível.
Não funciona assim Yagi, você está tratando o selamento do corpo como um Fuijutsu real, como se os Tenketsus fossem fisicamente bloqueados. O Gamarinhsou sela o corpo como consequência de selar a mente. É como se o alvo entrasse em um coma, onde suas funções vitais se mantém, mas o cérebro não pode operar.
Acontece que Nagato pode manter a conexão mental desde de que hajam Kokushin's e os corpos não estejam fisicamente abatidos. O que ele não pode fazer, é mover os corpos, pois a projeção mental que administra o chakra, foi travada pelo Genjutsu.
A separação mente~corpo é comum em Genjutsus. A mente do alvo fica assim:
O corpo, por outro lado, simplesmente desfalece, já que não mais tem um controlador. Naruto estava numa câmara de tortura dentro do Yubi no Genjutsu. Seu corpo permanecia de pé e paralisado:
Troque as penas perfurantes no Bee e as ilusões torturantes no Naruto por Sapos enjaulando o alvo e pimba: Gamarinshou.
A primeira imagem com certeza provou que você está errado, pois Bee apenas tombou, ele passou longe de ter a mente desconectada do corpo, pois seu manto ainda estava ativo (o que requer controle de chakra) O que a ilusão fez ali, foi negar os movimentos de Bee.
Com Naruto foi a mesma coisa, se você ler o capítulo, vai ver que Naruto estava tentando se livrar sozinho com "Kai" pois mesmo em Genjutsu, ele tinha possibilidade de acessar e controlar seu chakra, não teve foi habilidade para faze-lo.
Agora veja:
Todo a dificuldade em executar o Jutsu está em cima de um único aspecto: Prender a mente. Kishimoto confirma que Fukasaku e Shima são os únicos com habilidade para tal, nenhum outro Genjutsu na obra tem esta capacidade.