Sem problemas, hoje estou com mais tempo livre e posso fazer essa gentileza. Vamos começar fazendo a análise pedaço por pedaço.
Como funcionam as classificações das técnicas afinal?Esse é o ponto onde mais existem erros por parte dos fãs e onde mais se cometem equívocos com base no não entendimento sobre como funciona a forma de categorização do Databook. Essa categorização se divide em duas partes:
Efeito sobre o alvo e
condição para a técnica ser executada.
A primeira categoria é a denominada Categoria 1, que é dividida em três categorias de acordo com o efeito sobre o alvo, ou seja, se a técnica for de manipulação dos sentidos (
Genjutsu), se ela exerce uma ação de efeito real sobre você ou o adversário, que seria o
Ninjutsu ou se consiste em causar danos de contato físico e direto sem o auxílio de truques, o
Taijutsu. Essa categoria sempre está representada como um círculo ao lado do nome da técnica na página do Databook (exceto no primeiro que está em forma de Tomoe).
A Categoria 2 é dividida em 7 categorias (tem somente quatro na imagem abaixo pois é do Primeiro Databook, onde Kekkei Touta, Kekkei Mora e Senjutsu ainda não foram inseridas), e a classificação é feita de acordo com os requisitos específicos que você vai precisar para utilizar. Ou seja, você precisa ter uma base já estabelecida para conseguir utilizar a técnica, que dentre elas tem:
-
Kekkei Genkai, que necessita ter uma linhagem sanguínea especial
-
Hiden, que precisa saber os segredos ocultos e trabalhar o corpo para deixar em condições necessárias
-
Juuinjutsu, precisa de selos amaldiçoados ou acionar maldições
-
Fuuinjutsu, confinação de algum poder, chakra ou outro ser graças ao uso de composições e símbolos específicos
-
Senjutsu, que requer o uso da energia natural na mistura da energia mental e física
-
Kekkei Touta, que requer uma linhagem sanguínea seleta
-
Kekkei Moura, que requer a linhagem sanguínea progenitora.
Ao contrário do que muitas gente pensa, não é possível usar apenas as classificações para determinar se a técnica usa ou não o chakra de fato, pois assim como tem Taijutsu que usa chakra (como o Okashou, o próprio estilo de luta dos Hyuuga, o Hachimon,..), existem técnicas que são confundidas como Ninjutsu, como o Byakugou por exemplo que é um Fuuinjutsu, que apenas requer o uso de um selo, onde o usuário libera uma quantidade de chakra que estava armazenada. É muita inocência ainda acreditar que só porque Ninjutsu, é demonstrativo de chakra, sendo que Ninjutsu é a classificação dada para o tipo de efeito que a técnica causa no usuário, e não como ela é formada.
Jujutsu: Shiji Hyouketsu ou Técnica da Maldição: Possessão Mortal pelo SangueJá a técnica do Hidan recebe duas classificações lá no alto, onde diz que a primeira categoria indica que ele é um Ninjutsu, ou seja, ele causa efeitos reais no alvo (e não porque usa chakra) e tem uma condição, que é a categoria Hiden, onde indica que existem segredos ali que precisam ser cumpridos para o usuário ter acesso a essa técnica. Provavelmente a imortalidade seja uma delas já que o Databook menciona que a única pessoa que pode usá-la de forma repetida é o Hidan com seu corpo imortal.
Porém vamos se atentar ao corpo da técnica:
Jujutsu: Shiji Hyouketsu
Ninjutsu / Hiden
Todos os alcances
Ofensivo
Um arranhão basta para ativar a maldição - a desagradável corrente de ferimentos!!
Um jutsu amaldiçoado aprendido por Hidan no Jyashinkyo. Ativa-se usando o sangue do adversário como intermediário e inflige ao inimigo os mesmos ferimentos sofridos pelo usuário - é uma maldição absolutamente inevitável. Por ser uma técnica que só se ativa quando o próprio usuário se machuca, a única pessoa que pode usá-la repetidamente é Hidan com seu corpo imortal...
O primeiro passo é absorver o sangue do adversário!!
O segundo passo é o usuário entrar no círculo desenhado com sangue. Se sair dele, o efeito cessa.
Segundo a descrição da técnica, ela não é um Juuinjutsu, ou seja, o usuário não vai precisar inserir uma maldição no corpo do usuário, ou seja, assim como os Hyuuga inserem a maldição lá do clã deles através do chakra devido a serem Juuinjutsu, aqui não acontece pois o Hidan consome o chakra do alvo para criar a conexão do alvo com o usuário. Essa é uma técnica onde carrega o termo Jujutsu, confirmando que é uma técnica amaldiçoada, ou seja, é o usuário que está amaldiçoado, por isso a importância da conexão através do sangue do usuário. Após a ingestão de sangue, o usuário cria um circulo de sangue para começar o ritual onde cada ferimento que ele causa em si, espelha no alvo. Portanto, não tem indícios de que realmente foi usado chakra para fazer o ritual, pois ele é uma técnica Hiden, o que acaba derrubando a funcionalidade normal se comparada com outras técnicas. Algo semelhante acontece com os Akimichi, que eles ficam com muita gordura justamente pelo fato deles trabalharem com conversão de calorias em chakra. Por mais que os Akimichi tenham seus tenketsu bloqueado, basta eles realizarem a conversão de calorias para chakra que vai resolver o problema. O sangue e o círculo são as duas únicas etapas necessárias para ativar a técnica.
"
Ah mas não precisa o Databook falar que precisa de chakra pra isso''
Realmente não precisa, mas sempre quando tem técnicas que tenham processos sendo descritos dessa forma, é mencionado o uso de chakra.
''
Ah mas o Databook pode ter errado nisso aí, afinal não seria a primeira vez''
Claro, afinal não seria a primeira vez que uma pessoa não entende o que é escrito e já sai categorizando como um erro.
''
Ah mas ele recebeu a categoria Ninjutsu ali Rodrigo, e segundo o Databook, todos os Ninjutsu usam chakra.''
De fato, a palavra ninjutsu é muito casada com a palavra chakra, porém a palavra Ninjutsu não é utilizada para classificar se a técnica vai ou não chakra, mas sim para classificar qual é o efeito que a técnica vai causar no usuário.
Só não temos nenhuma base para confirmar que foi mencionado o uso do chakra para ativar a técnica.
Até que se prove o contrário, o jutsu do Hidan não precisa de chakra.