Vou explicar aqui porque o combate é equilibrado...
Luta de Curta Duração: Ambos possuem jutsus altamente letais para uma luta rápida. De um lado, Hiraishin, Shikki Fuujin e Totsuka, do outro lado, Shinra Tensei, Gedo Mazo e Chibaku Tensei.
Luta de longa duração: Nagato possui muito mais chakra que o Minato ou o Itachi, ele não teria nenhum problema em manter uma luta de várias horas sem cair seu rendimento. E ao contrário da invasão a Konoha onde o Nagato estava decrépito em um andador, aqui ele está com sua vitalidade 100%.
*Defesa
- Tsukuyomi/ Yubi no Genjutsu/ Gens Sharingan nível 3: Já expliquei isso em outro tópico, não irei repetir, então vou deixar o link do meu post lá para quem quiser ler.
https://www.forumnsanimes.com/t84708p60-pain-vs-itachi-topico-definitivo- Amaterasu: Gakido, Shinra Tensei anulam completamente a técnica, sem nenhum problema.
- Totsuka: Segundo o Kabuto, o único motivo pelo qual o Nagato supostamente não pode evitar a totsuka era seu déficit de mobilidade. Em outra tradução que já li em inglês diz algo do tipo ''maldito Nagato, ele recuperou sua mobilidade no último instante''. Essa outra interpretação deixa a entender que o Nagato se deixou ser selado após brevemente retomar o controle do seu corpo.
Enfim... Isso pouco importa, fica nítido a situação extremamente específica sob o qual o Nagato foi derrotado por essa técnica.
Shinra Tensei facilmente anula a Totsuka e provavelmente na base da própria velocidade o Nagato evitaria essa técnica.
Gakido tenho minhas dúvidas, a Totsuka é a espada de chakra do Susano, só que dotada de um Fuuinjutsu que sela a alma dos usuários presos a ela. Assim como o Gakido conseguiria absorver o Susano, não vejo sentido em ele não conseguir absorver a Totsuka, desde que ele crie a barreira de chakra e absorva a técnica antes que a totsuka entre em contato com seu corpo.
Além disso, com invisibilidade, camaleão, Cérberus, voo, Nagato MUITO dificilmente seria pego por ela.
Izanami: Queria entender porque colocam o Izanami como um jutsu que funcionaria com todo mundo de forma tão banal.
Primeiro que o jutsu precisa de um combate corpo a corpo com o oponente em vários ciclos para criar as projeções do looping. Por que o Nagato iria partir pro Taijutsu diante de um usuário de teletransporte e um usuário de MS ? Acreditam que o Itachi conseguiria criar esse ciclo ?
Segundo que o jutsu foi criado para parar as pessoas que se acham superiores e que usam de suas habilidades para se manter num ciclo de arrogância e prepotência. Não dá para sabermos se o Nagato aqui se enquadraria nisso...
- Nagato jovem da luta contra Hanzo : Não cairia na técnica
- Nagato da fase Pain: Talvez se enquadre
- Nagato Edo: Não cairia na técnica
De maneira geral, eu não vejo como um jutsu como esse seria efetivo nessa batalha pela série de requisitos necessários para que ele tenha êxito. Mas se quiserem argumentar em cima desse ponto...
Hiraishin: Por que essa técnica seria perigosa ao Nagato ?
Como o Minato finalizaria alguém com sensor, visão 360º, visão compartilhada, Shinra Tensei e que pode ser equipado com uma resistente armadura e múltiplos braços ?
Já seria extremamente difícil para o Minato conseguir marcar o Nagato, quem dirá finalizá-lo, visto que kunai não passaria pela armadura e Rasengan comum ainda que passasse, pararia no Gakido/ST.
Agora some isso a um Nagato com suporte da invisibilidade do camaleão, Cérberus com múltiplos cachorros se dividindo pelo campo, Pterodactylus podendo voar e etc.
Ao contrário do Tobirama que oferece perigo com o GKF, o que o Minato ofereceria de perigo ao Nagato com seu Hiraishin ?
- Shikki Fuujin: As chances desse jutsu ter êxito são as mesmas do Ningedo ter êxito no mesmo, ou até menos, visto que o Ningedo ao menos deixa a pessoa inconsciente após o toque, o que impediria o Minato de tentar fugir com o Hiraishin. Pelo fato da pessoa não conseguir ver o Shinigami, até concordo que seria possível o Nagato ser pego, mas nada impediria que ele usasse o ST antes da sua alma ser selada, porque a partir do momento que as mãos do Shinigami tocam o corpo da vítima, eles já conseguem ver o demônio.
Não descarto da efetividade dela aqui não, mas acho difícil o Nagato ser finalizado por ela.
- Gamabunta: Facilmente nocauteado pelo ST, da mesma forma que as Kuchiyoses do Nagato, a exceção do Cérberus e camaleão poderiam ser facilmente tiradas de campo pelo Amaterasu.
*OfensivaVou resumir que só vejo o Chou Shinra Tensei tendo efeito no Minato e no Itachi, o CST, CT e Gedo Mazo.
Quanto ao Yata resistir ao CT eu já disse no outro tópico (que trouxe no link acima) porque esse escudo seria inútil diante da técnica e como o Hiraishin iria se livrar dessa técnica se todas as kunais seriam engolidas completamente pela onda de choque ?
De quebra ainda mataria a coitada da tartaruga e o Nagato teria que voltar pra Amegakure voando no Pterodactylus ou nadando.
Nem digo que o Nagato seja favorito, pois partiria do pressuposto que ele além de anular completamente a ofensiva da dupla, teria mais chances com sua própria ofensiva. Até acho que o CST seja um melhor finalizador que qualquer outro jutsu aqui, mas é impossível ignorar que a batalha se daria contra um usuário de Hiraishin e extremamente rápido, um usuário do MS, ambos com formas de selamento, genialidade absurda e relativa versatilidade de ataque.
Se disserem que veem a dupla como favorita, não acho absurdo, mas Nagato tem boas chances aqui também.
Enfim, esses são os principais recursos de Nagato. Minato e Itachi possuem respostas efetivas para praticamente todos eles. Se o Nagato tivesse Kage Bunshins, aí sim ele seria um problemão.
E muito provavelmente ele deve ter, só nunca mostrou.
Jiraya disse que Nagato desde os 10 anos já tinha aprendido todos os jutsus que ele ensinou para o trio de Ame e sabemos que ele mostrou o Kage Bunshin para eles.
É uma técnica básica (era foda, mas se tornou básica ao longo do tempo) que até Gennins como o Konohamaru possuem.
Mas nem considero não, se tem técnicas que o Nagato mostrou e a galera não considera por ter sido pouco explorada, imagina partir pro ponto da dedução e vir imaginar as técnicas que o Nagato muito provavelmente devia possuir também.