Entrei nessa bagaça pelo celular antes de dormir e me deparei com tua resposta,
@SamNão vou fazer um post detalhadinho e quotando bacana por questões físicas e de falta de paciência mesmo.
1) ética é ética, at émmso em Naruto. Podemos comparar a moral existente nesse universo, entender que certos fatos lá são morais enquanto aqui na nossa sociedade nào, etc. mas a ética, o sentido, e qualquer coisa que derive em certo ou errado vem dela.
2) Bíblia e Constituição não são fontes por si só de moralidade e, mesmo se fossem, ainda assim não dizem o que é certo ou não. Falou sobre os soldados de Naruto, mas aqui temos exemplos praticamente idênticos. Líderes militares aclamados como heróis, homens que mataram tantos outros tratados como figuras quase que lendárias, essas coisas. E bom, énormal países invadirem outros, é normal polícia vir te prender por estar portando produtos, é normal o estado mandar descer a bala em quem quer ter algo pra se defender. Eu sei que não falo com alguém de extrema esquerda, sei do teu bolsonarismo ao menis em 2018. Não é difícil entender. Algo ser normal não é certo, e pode ser que seja inclusive algo moral.
3) sim, ele matou esse pessoal todo. Em Naruto é visto como um herói, essa é a moralidade deles. Pode ser algo vindo de cultura oriental pu mesmo inspirada só na cabecinha do Kishimoto. Em algum local, mesmo que fictício, esse ato é tratado no senso popular como algo positivo. Agora, é certo? É certo o Hizashi morrer porque o Hiashi salvou a própria filha? Não. É certo privar a liberdade do mundo todo e botar num sonho infinito? Não. Pode ser que alguém ache algo bacana e tal, mas espero que ninguém pense que é OK fazer isso.
4) Naruto não matou Kakuzu. O único cara que me le,bro dele ter matado foi o random que deu lugar ao fake Itachi. E ele matou para se defender, pra defender os outros. Legítima defesa. Nem por isso sairam dando cacete em todo ninja de suna, e sim no que causava o perigo. Não lem,bro de ter visto nenhum dos protagonistas matando inocentes por aí, excetuando o Sasuke. Randons de Suna e Oto atacando Konoha é totalmente diferente da folha se defender, mesmo que pra isso mate os caras que estão lá pra matar e destruir.
5) e claro que eu acredito no que falo, ué. Gostar do Tobirama não tem nada a ver. Eu sou o personagem? Eu saio por aí pegando corpos (que sequer sei se são ou no propriedade de alguém, mas ignoremos)? Qual motivo eu gosto do Tobirama? E mesmo que fosse por conta do edo tensei, isso implica em quê mesmo? Agora não posso gostar do peesonagem Capitão Nascimento? Tenho que ser igual aos meus ídolos senão noã acredito no pensamento deles (que tem que ser inteiramente alinhado com os meus)?
Francamente, Sam. Tu és melhor do que isso. Por favor né.