1 : Você acha que isso é Retcon?
Não. Isso foi apenas uma referência a um conto no qual o Chidori e o Raikiri foram baseados. Em resumo, um samurai tinha uma espada chamada Chidori (que significa "mil pássaros"), ele dormiu debaixo de uma árvore enquanto acontecia uma tempestade, com espada sob seu peito, um raio iria atingi-lo, mas a espada o protegeu, cortando o raio e salvando sua vida. A partir daí, esse samurai renomeou a espada para Raikiri, ou "corta raios". Do meu ponto de vista, foi apenas isso mesmo. Em Naruto, há várias dessas coisas se você perceber bem (claro, se você não conhecer um pouco de mitologia não vai pegar nenhuma referência).
2 : Se acha isso possível, que feitos do Kakashi justificam tal coisa?
Não necessariamente. Porém, Kakashi é perfeitamente capaz de cortar um Raiton com o Chidori. Inclusive, ele fez quase isso quando enfrentou o Kakuzu.
3 : Acha que citações Non-feitos e sem sentido como essa devem ser usadas como argumento?
Dever? Não, isso soa como uma obrigação. Ninguém deve ser forçado a fazer nada que não queira. Poder é um verbo mais adequado, sugere apenas uma possibilidade, não uma obrigação. Então, na minha opinião, citações podem, sim, ser consideradas como argumentos, pelos seguintes principais motivos:
* Citações são mais importantes, relevantes e próximas do que é coerente dentro da obra do que a maioria das opiniões dos fãs, que na esmagadora maioria das vezes é guiada por gostos, geralmente superestimando seus favoritos ou dando hate naqueles que desgostam;
* Quase todos usam citações como argumento em algum momento, com intenção ou sem. A maioria se limita, obviamente, a citações bem estabelecidas, como "Hashirama é o ninja mais forte da história". Mas há também aqueles que se limitam aos seus personagens favoritos, ignorando-as para quaisquer outros personagens (não que eu não tenha meu lado fanboy);
Porém, é óbvio que devemos ter o bom senso de interpretar a citação e ver se ela não sofreu retcon. É extremamente comum usarem a citação sobre Hiruzen ser o mais forte dos Hokages com o claro propósito de desmerecer todas as citações, mas é só analisar um pouquinho a obra pra ver que ela sofreu retcon. Também é importante considerar se o personagem não estava apenas sendo convencido ou arrogante (como o Gengetsu afirmando que era claramente mais forte que o Muu), entre outras coisas. É necessário analisar o contexto, sempre, para não chegar a conclusões equivocadas. Para técnicas, mesma coisa (aliás, sequer saberíamos como muitas técnicas funcionam sem as citações);