A Polícia Militar brasileira é uma das piores do mundo, se não for a pior.
A PM brasileira, em sua imensa maioria, é violenta, truculenta, racista, bandida, irresponsável, incompetente, intolerante, preconceituosa, corrupta e assassina.
Mas a grande culpada não é a corporação em si, pois é apenas uma instituição do Estado brasileiro. A grande culpada é a formação militar que os policiais recebem nas escolas e academias militares. Eles são formados apenas para matar, hostilizar, violentar e amedrontar. Lhes falta uma formação civil e humanitária.
A solução desse problema estaria em mudar totalmente a formação dos policiais militares, formando-os para proteger as pessoas sem precisar matá-las, violentá-las ou humilhá-las.
Nas escolas de formação militar, os recrutas têm apenas aulas de tiro, educação física, defesa e imobilização corporal. A parte referentes aos conhecimentos de cidadania e humanidade não faz parte dos currículos militares. Os recrutas deveriam ter aulas básicas de Direito, História, Filosofia, Sociologia e Antropologia. Com a implantação disso, certamente teríamos uma polícia mais cidadã e humanista.
O que falta também nos cursos de preparação de policiais militares são aulas de estratégia, de tática e de planejamento civil-militar. Em uma palavra: falta inteligência militar à polícia. Veja que as ações dos policiais nas ruas e nas comunidades são feitas sem nenhum planejamento prévio, sem nenhuma estratégia inteligente, sem nenhum respeito e proteção à vida das pessoas, e por isso acaba pondo em risco a vida de civis inocentes e, na maioria das vezes, matando civis inocentes, entre este até crianças. A polícia brasileira é a que mais assassina civis inocentes no mundo. Nós temos uma polícia militar estúpida e burralda.
Os Estados Unidos está dando um exemplo para o Brasil a medida que está alterando as formas de abordagens da sua PM, tanto que vários Estados dos EUA, como Nem York, proibiu o estrangulamento nas abordagens policiais, e está punindo severamente os policiais que fazem isso, inclusive até os demitindo e os condenando a prisão.
No Brasil, a PM mata civis inocentes e fica no mais do mesmo, os PMs sofrem apenas medidas de advertência e punições leves. O Brasil precisa endurecer as punições aos policiais que praticam crimes de violência e homicídio civil, precisa endurecer a legislação contra os PMs infratores.
Precisamos de uma PM que nos dê segurança e defesa de verdade, não de uma PM que nos assusta, que nos hostiliza e que nos assassina.
A solução real para extinguir a criminalidade está em investir massivamente em educação, ciência, tecnologia, indústria, para assim gerar oportunidades de vida melhor para a população, sobretudo a mais carente. Se isso for alcançado algum dia, não precisaremos ter PM.