Rhaizen escreveu: Ótima resposta. Eu tava precisando ajustar os preços pro meu rpg e esse teu comentário foi uma boa forma de esclarecimento. Espero receber outros comentários do tipo pra poder analisar tudo como eu gostaria.
Valeu
Eu encontrei algumas coisas aqui que talvez possam ser úteis para o que você quer fazer, aqui:
Pelo que eu encontrei nas Wikis, a moeda do universo de Naruto é chamada de
ryo e equivale a 10 ienes (moeda do Japão), que convertendo para o real brasileiro, seria 5 centavos.
Essas são as recompensas das missões, por nível:
Rank-D: 5.000 ryos = 250 reais;
Rank-C: 30.000 a 100.000 ryos = 1.500 a 5.000 reais;
Rank-B: 150.000 a 200.000 ryos = 7.500 a 10.000 reais;
Rank-A: 150.000 a 1.000.000 ryos = 7.500 a 50.000 reais;
Rank-S: +1.000.000 ryos = +50.000 reais;
Obs.: São apenas aproximações, não o valor exato; além disso, as informações brutas devem estar em algum databook ou fanbook, ou talvez até estejam no mangá, faz tempo que não leio os primeiros capítulos, mas se eu encontrar, posto aqui mais tarde.
Curiosidade A cabeça do Asuma valia 35 milhões de ryos no mercado negro, ou pouco mais de 1 milhão e 700 mil reais (Kakuzu perdeu bastante dinheiro). Asuma não era só um Jounin, também havia sido um dos Doze Guardiões Ninja do País do Fogo, era filho do Terceiro Hokage e havia realizado vários feitos militares. E valia tudo isso. Imagine os Kages ou os Nukenins Rank-S da Akatsuki… deveriam valer uma fortuna ainda maior.
No Clássico, de acordo com os databooks, o Time 7 realizou uma missão de Rank-C e sete missões de Rank-D, ou seja, conseguiram arrecadar pelo menos 65 mil ryos, ou aproximadamente 3.250 reais. Se essa recompensa foi dividida igualmente entre Naruto, Sasuke e Sakura, cada um recebeu mais de 20 mil ryous ou cerca de mil reais (um salário mínimo brasileiro). Se o Kakashi também recebeu junto com eles, cada um ficou com uns 16 mil ryous ou pouco mais de 800 reais.
É pouco dinheiro para quem trabalhou um ano inteiro. Porém, se considerarmos aquilo que eu disse, que eles também recebem um salário fixo independente das missões, as coisas podem melhorar consideravelmente. Supondo, por exemplo, que os Genins (que são como jovens aprendizes, eu acho) recebem 10 mil ryous por mês (500 reais), poderíamos dizer que Naruto e companhia eram capazes de arrecadar pelo menos 120 mil ryous por ano (não sei se há décimo terceiro no Japão, mas enfim…), que equivale a 6 mil reais. Somando isso com a recompensa das missões, o total poderia ser de uns 140 mil ryous ao ano, ou 7 mil reais. Isso considerando a possível média mínima para os ninjas que trabalham como Genins.
Se isso é muito ou pouco, eu não sei dizer. Vai depender dos gastos com moradia, comida, entre outros.
Não sei se essa recompensa das missões funcionaria exatamente assim, sendo dada aos ninjas que a realizaram ou à vila em si. Mas supondo que fosse para os ninjas, creio que isso dá uma boa base do quanto os ninjas devem ganhar.
Do mais, também encontrei um antigo tópico aqui no fórum, que também aborda esse assunto. Aqui está:
https://www.forumnsanimes.com/t71910-estimativa-de-salario-dos-personagens