@Rin_neEu te entendo, mas é que eu tenho o hábito de focar em situações por sequência. A ideia é: um movimento do Ciclano, um movimento do Fulano. A menos que um seja muito mais rápido fisicamente e mentalmente, mas não é o caso dessa comparação.
Como eu disse, Kage Bunshin é
excelente contra Tsukuyomi, mas no decorrer da luta. Por quê? Porque se o Itachi usar o Tsukuyomi ao mesmo tempo que o Nidaime fizer o selo do Kage Bunshin, o que acha que vai acontecer? E o Hiraishin?
Sabe, as pessoas ainda olham para frente, ainda pensam, ainda procuram saber o que está acontecendo. Nessa de manter contato visual é que os Genjutsus acabam ferrando os adversários do Itachi.
Ele sempre faz isso. Ele espera pelo momento certo, pela primeira oportunidade. Se não tiver, ele procura criar, ele força o inimigo a dar brechas, vide Kabuto.
Então, como eu disse, o Tobirama pode simplesmente ignorar qualquer tentativa do Itachi, mas só se continuar de pé depois de encarar o Uchiha, coisa que ele tem o hábito de fazer, mas contra o Itachi? O próprio Kabuto que é considerado inteligente se preveniu disso logo no início da luta, enquanto o Tobirama não parece ter muito cuidado.
Eu disse antes em outro tópico e vou repetir: Tobirama não ter sido derrotado por Genjutsu se deve ao fato de que lutava em grupo, na sombra do Hashirama, ou enredo, porque ele não pode ser mágico, ele não tem como sair de um Genjutsu do nível dos Genjutsus do Itachi sem possuir Sharingan. Esse "Auto Kai" não existe e, se existisse, seria tarde demais. 10 metros? Itachi atravessa isso aí num piscar de olhos.
Mas de resto, o Nidaime realmente vence todo o arsenal do Uchiha. É só essa encarada dele aí que fica na minha cabeça, principalmente contra o Itachi.