Bom, analisar um combate onde o Minato é incapaz de usar o Hiraishin é algo muito obscuro, simplesmente não sabemos como exatamente ele iria agir, porém sabemos que esse é o restante do seu arsenal:
*
Rasengan, além de possíveis variações adicionando mais chakra, como o Oodama Rasengan e, quem sabe, até o Chou Oodama Rasengan;
*
Kage Bunshin, e suas reservas de chakra certamente que permitem uma boa quantidade de clones no campo de batalha;
*
Keiyaku Fuuin, para cancelar contratos de invocação dos adversários;
*
Kanchi, que todos esquecem;
*
Kuchiyose: Gamabunta, ganhando acesso ao
Yatai Kuzushi, para esmagamento, que conseguiu segurar o Kurama por alguns segundos;
Suiton: Teppoudama, que quase conseguia bater de frente com o Fuuton do Shukaku, o que deve causar um dano contundente simplesmente enorme, muito maior que um Rasengan;
Gamayudan, para restringir movimentos ou servir de suporte para execução do Katon: Gamayu Endan.
Ele também foi capaz de usar o Shuriken Kage Bunshin através da sua kunai especial, que tem um poder destrutivo bem grande, certamente neutralizaria um golem de pedra, embora em filme:
https://youtu.be/SF8R4s_x24c
Do mais, a Kunai do Raijin Voador é especial, não apenas por permitir que ele se teletransporte pra ela. Digamos, nós vimos o Orochimaru usar uma espada que pode crescer umas dezenas de metros e é tão dura quanto diamante, o Hiruzen com um bastão com propriedades parecidas, Madara com uma Gunbai que tanka Bijuudama (mesmo que fosse mini, é muita coisa). Nem todas armas são necessariamente normais. Embora eu acredite que essas kunais não sejam necessariamente grande coisa também.
De resto, temos os atributos físicos. Não falo por todos os atributos, mas em questão de estamina, o Minato possui o suficiente para entrar no Modo Sennin e seu controle de chakra é praticamente perfeito, de qualquer jeito, a Tsunade muito superior nestes quesitos, só pra frisar que o Yondaime não é um zero à esquerda nestes atributos. O fator determinante é a velocidade. É um pouco impreciso afirmarmos exatamente quão rápido o Minato é na base do Shunshin, mas também não é impossível determinar sua velocidade aproximada, bem como ver que efeitos isso teria no combate.
1) Os reflexos do Minato são tão bons quanto os do Yondaime Raikage, vimos isso na prática. O que garante a ele reação o suficiente para se esquivar da velocidade máxima do próprio Raikage (algo que nem mesmo um usuário do Mangekyou Sharingan consegue fazer), esquivar do Amaterasu e esquivar-se do Taren Fujizuho à queima roupa. A Tsunade possui algum ataque tão rápido quanto um desses? Mesmo se tivesse, ela precisaria ter algo mais rápido do que todos esses para superar a capacidade de reação do Minato.
2) Quanto a sua velocidade física, é só fazer o
Speed Scalling.
2.1 - O Minato é o mais rápido entre os quatro Hokages. Todos devem lembrar que ele chegou primeiro no campo de batalha. Independente de qualquer coisa, a intenção do autor é bem clara aqui: mostrar que Minato é mais rápido do que o Tobirama que, por sua vez, é mais rápido do que o Sasuke, que por sua vez, já era alguém com uma velocidade muito acima da média.
2.2 - O Hashirama não tinha problemas para acompanhar os movimentos do Kurama. Na verdade, ele
literalmente liderou uma corrida com o Bijuu até o lago do futuro Vale do Fim
2.3 - O Naruto no Modo Sennin tinha problemas para acompanhar os movimentos do Kurama. Obs.: Naruto era adolescente, é bem provável que se tornou mais rápido na fase adulta de forma que sua velocidade física no Modo Sennin supere a de Hashirama e até do Minato.
Em resumo, no que diz respeito a velocidade física: Minato > Tobirama > Sasuke ou Minato > Hashirama > Naruto no Modo Sennin.
Quão rápida e ágil é a Tsunade, qual é a sua velocidade de reação?
Ela está no mesmo nível do Naruto no Modo Sennin nestes atributos? Então acontecerá isso:
Lembrando que Hashirama e Madara provavelmente estavam mais ou menos no mesmo nível.
Ela está no mesmo nível do Sasuke nestes atributos? Então pode acontecer algo deste tipo:
Se Tsunade é inferior ao Naruto no Modo Sennin em capacidade de reação, ela pode muito bem ser surpreendida pelo Shunshin do Minato. Se ela for tão rápida e ágil quanto o Sasuke, o Yondaime poderia se esquivar sem grandes problemas.
Se ela vai ou não receber um blitz do Minato, eu não tenho certeza, mas sei que em comparações entre o Sasuke Hebi e Tsunade ou mesmo Kakashi e Tsunade, é
extremamente comum ver alguém dizendo que “Sasuke dá blitz e corta a cabeça com espada”, “Kakashi dá blitz e corta a cabeça com Raikiri”, não que eu concorde com qualquer uma dessas ideias, afinal, eles são rápidos, mas não é pra tanto, já o Minato… era ninguém menos que o cara mais rápido do mundo e está muito acima desses dois em velocidade.
Enfim, acho que está bem claro que o Minato, mesmo sem o Hiraishin, provavelmente conseguiria lidar muito bem com as investidas da Tsunade, mas não podemos dizer o mesmo sobre ela. A Senju pode vencer o Minato com um só golpe, pode ser soco de força bruta ou mesmo o Ranshinshou, o Yondaime vai cair pra não levantar mais. Mas como ela vai encaixar esse golpe em alguém que parece ser bem mais rápido?
Voltando ao combate…
Da mesma forma que a Tsunade finaliza o Minato no primeiro golpe, o Yondaime também pode prejudicá-la consideravelmente no primeiro toque, através do
Keiyaku Fuuin, anulando o contrato dela com a Katsuyu, da mesma forma que anulou o contrato do Obito com o Kurama.
E o que Tsunade poderia fazer contra Minato e Gamabunta juntos? O sapo chefe é rápido o suficiente para quase blitzar o Shukaku através do
Gama Dosuzan:
Com esse mesmo movimento, ele conseguiu interceptar o Manda (que é a invocação mais rápida dos Sannin), que um segundo antes havia blitzado tanto a Tsunade quanto a Katsuyu.
O
Suiton: Teppoudama, que eu já mencionei anteriormente, era capaz de equilibrar com o Fuuton do Shukaku:
E o Fuuton do Shukaku era capaz de fazer isso em uma floresta:
A Tsunade é do
tipo tanker com o Byakugou ativo. Ela é praticamente imortal enquanto tiver chakra, mas o tempo que esse chakra vai durar depende dos seus gastos, de forma que se ela gastar muito mais chakra que o Minato na batalha, vai se cansar mais rápido mesmo possuindo um volume maior. Isso aconteceu na prática durante a Quarta Guerra Ninja, suponho que ela fosse a dona das maiores reservas de chakra entre os 5 Kages, mas por ter gasto muito mais chakra do que os demais, foi a que se esgotou mais rapidamente, o Yondaime Raikage até alertou ela sobre isso. Mesmo que ela sobreviva às kunais pelo Minato não conseguir penetrá-la tão fundo (não façam duplo sentido) como aconteceu com o Kabuto, usar regeneração e ninjutsus médicos no geral, é muito mais desgastante pra ela do que Minato ficar se esquivando e atacando de longe.
Se a Tsunade tivesse sido bem explorada, eu até que não duvido que ela seria capaz de detonar com a cara do Minato sem o Hiraishin. Se eu considerar aquelas minhas hipóteses sobre as habilidades dela (habilidades de lesmas, clones, veneno, etc.), a Godaime poderia ser problemática até para o Minato com tudo que ele mostrou, mas no mostrado, o perigo vai para a falta de conhecimento do seu adversário (que não existe neste cenário) ou pela incapacidade do seu adversário finalizá-la ou fazê-la gastar chakra até que se acabe (Minato pode muito bem forçá-la a gastar bastante chakra).
Eu citei aí algumas habilidades que não são cânon ou apenas hipóteses, como Shuriken Kage Bunshin da Kunai do Raijin Voador ou o Katon: Gamayu Endan, mas foi só por citar, nem precisa considerar isso pra ver que o combate é muito mais favorável para a vitória do Minato do que para a vitória da Tsunade. Mas mesmo se considerarmos filler para os dois lados, Tsunade tem Kage Bunshin (o que não muda muita coisa se o adversário também tem), Minato tem Shuriken Kage Bunshin possivelmente forte o suficiente para aniquilar um humano e Gamabunta tem até veneno. Não sei se mudaria muita coisa.
O Minato tem certa vantagem nos dois cenários.