@EllosÉ um bom ponto, mas o Amaterasu de Itachi
também sofreu nerf, incoerências por parte do mesmo personagem. Então é fato, essa subestimação elevada por pate do Amaterasu se deve a incoerências da obra, e não tem sentido duvidar isso, quando foi o que a obra demonstrou.
O Amaterasu de Sasuke tem motivos para ser
superior ao do Itachi, não o contrário... Pense comigo, o que define o poder de determinado jutsu no Narutoverse?
Controle de Chakra: É certamente equilibrado, não acho que haja nenhuma discrepância entre eles. Ambos tem o auge do Ninjutsu e Genjutsu, que requerem um controle de Chakra refinadíssimo, então não faz sentido ter discrepância entre eles. Contudo, devemos relembrar que
canônicamente, Sasuke
se sobressai ao Itachi em controlar as chamas negras. Há quem acredite que isso seja uma técnica exclusiva do Sharingan de Sasuke, e não deixa de ser uma possibilidade. Todavia, eu acredito mais que seja um mérito de Sasuke devido a sua habilidade com o Amaterasu e controle de Chakra elevadíssimo.
Então, se for o primeiro caso, é nivelado ( No mostrado, não tem como dar um veredito ), se for no segundo caso, acho que o Uchiha mais novo leva alguma superioridade.
Habilidade com a técnica sendo usada: Como eu disse anteriormente, Sasuke demonstrou maior habilidade em usar o Amaterasu, sendo capaz de moldar e controlar as chamas. Então, aqui a superioridade dele é clara.
Qualidade de Chakra: Aqui é novamente, um caso complicado assim como quem tem o melhor controle de Chakra, mas nesse caso, apesar de não poder afirmar, tem um fator que me leva a crer a superioridade do Sasuke nesse quesito. Suas citações, uma que todos lembram é da Kyūbi falando que o Chakra dele é mais sinistro que o dela, outro é da Karin e do C. Então, o irmão mais novo tem mais indícios de ser superior parando aqui, contudo, ainda há algo para ressaltar, ele detém o Chakra de um Ōtsutsuki dentro dele, devido a ser a reencarnação de Indra, outro fator que corrobora com meu pensamento.
Não há motivos nenhum para crer que o Amaterasu de Itachi demonstra alguma superioridade em relação ao do Sasuke, mas há diversos que levam a crer que isso é uma simples incoerência na obra. No mais, eu considero ambos iguais nas comparações, pois a maioria considera assim e mesmo que na teoria o do Sasuke seja superior, entra no mesmo mérito do Susano'o, não foi mostrado, então... Esquece.