Seguindo o que aconteceu no combate entre o Deidara e o Sasuke, é possível descobrir, mais ou menos, como seria esse combate.
Enquanto ambos estivessem em solo firme, o Kakashi provavelmente teria a vantagem devido a sua velocidade provavelmente superior a do Deidara. Porém, mesmo se o Hatake for tão rápido quanto o Sasuke, o Akatsuki ainda conseguirá reagir e uma vez que se sinta incomodado com as aproximações do adversário, pode escolher aumentar a distância entre eles, através do C2.
Se o Kakashi for tão rápido quanto o Sasuke, somente os ataques aéreos do C2 não vão ser o suficiente para derrotá-lo, mas a combinação com os ataques subterrâneos pode ser extremamente perigosa em um cenário sem conhecimento. O Sasuke só escapou da primeira explosão por causa da Marca da Maldição, que lhe concedia a capacidade de voar, além de uma enorme resistência, mesmo assim sofreu um dano no pé. Se a mesma coisa acontece com o Kakashi, ele provavelmente sofreria um ferimento sério. O Uchiha também se livrou da segunda explosão usando a enorme resistência garantida pela Marca da Maldição, algo que o Kakashi não pode substituir tão facilmente.
Além disso, vale ressaltar que não seria tão simples para o Kakashi descobrir que Raiton é eficaz contra o Kibaku Nendo.
O Sasuke começou a desconfiar que o Kibaku Nendo podia ser vulnerável a Raiton desde o início do combate, por ter sido capaz de lidar com o C1 através do Chidori Senbon, mas não podia ter certeza porque algumas bombas estavam próxima do Tobi, então ele não podia saber se elas não explodiram por causa dele ou por causa do Deidara.
A vantagem do Kakashi sobre o Sasuke nesta situação é que, uma vez que não existe o Tobi neste cenário, o Hatake teria certeza que o Raiton é efetivo contra o Kibaku Nendo. A desvantagem é que o Kakashi não possui o Chidori Senbon para acertar múltiplos alvos de uma só vez. Em verdade, é muito mais lógico que ele simplesmente se esquive das técnicas do Deidara, até para conservar chakra.
Depois, o Sasuke só foi ter certeza que o Kibaku Nendo era vulnerável ao Raiton no momento das minas explosivas por causa de um vacilo do próprio Deidara, que disse que as minas explodiam automaticamente. Mesmo se ele fizer a mesma coisa nesta situação, o Kakashi só poderia deduzir que Raiton é efetivo contra o Kibaku Nendo se tiver usado o Raikiri para um propósito similar ao que Sasuke usou o Chidori Senbon, o que é um tanto quanto questionável.
Por fim, o Deidara só usou o selo de Doton para ativar o C4. Isso após seu C2 ser derrotado.
Retornando ao combate, o maior problema para o Kakashi é derrubar o Deidara do ar. Fora a necessidade de saber sobre a fraqueza do Kibaku Nendo:
O Sasuke precisou de um ponto de apoio maior do que chão, proporcionado pela Kusanagi no Tsurugi, a Marca da Maldição, que não apenas aumentava sua força física, como também lhe concedia asas para saltar ainda mais alto, e ainda por cima tinha o Chidori Eisou, que mesmo em sua forma normal já tinha um alcance de 5 metros, com a Marca da Maldição deve ser ainda maior. Além de tudo isso, o Uchiha ainda precisou usar o Sen’ei Jashu para escapar das explosões.
Então não é tão simples para o Kakashi derrotar o Deidara. Embora o Sharingan, o Raiton e a inteligência do Sasuke tenham lhe proporcionado uma grande vantagem, isso por si só não teria sido o suficiente para que ele derrubasse o Deidara, precisou da Marca da Maldição, da Kusanagi, de situações específicas para descobrir certas informações, entre outras coisas.
De longa distância, o Kakashi só conta com Suiton (que não acho que seria o suficiente para derrubar o Deidara) e o Raiton: Raijuu Tsuiga, mas não sei se isso vai correr no ar livre. E mesmo assim é apenas suporte para outras técnicas, não um finalizador.
Enfim, o Kakashi só devia lidar com o Deidara através do Kamui mesmo, sem essa habilidade, suas chances diminuem drasticamente, embora seja verdade que ele pode dar trabalho.