Provas?
A) Jiraiya deitou a Konan com um jutsu simples de seu arsenal por meio de speedblitz.
B) Jiraiya forçou o Itachi a usar seu Mangekyou Sharingan com um simples jutsu de seu arsenal.
C) Jiraiya sem intenção chagosa subjugou o Naruto em 4 caudas.
D) Jiraiya com um simples jutsu de seu arsenal fez um akatsuki veterano (Kisame) admitir inferioridade.
Os dois maiores retratos que o Sasori possui é:
1) ser superior ao Deidara e
2) vencer o Sandaime Kazekage (que era superior ao Gaara do preâmbulo da Parte ll). O primeiro feito no máximo do máximo (sendo que a clivagem de dificuldade entre ambas as instâncias torna o feito do Jiraiya disparadamente hegemônico) se equivale ao feito do Jiraiya de subjugar a Konan com serenidade, sendo que esse é o menos impressionante de todos.
O segundo feito entra no mesmo nicho do primeiro, visto que o Deidara também fora colocado como superior ao Gaara da Parte ll.
E nota-se que tudo que foi mencionado por Jiraiya fora ornamentado de maneira pragmática, enquanto que os do Sasori, são duas citações. Então para o grupinho dos que acham que o mangá só expressa a realidade empiricamente, o Sannin fica ainda mais destacado.
Então está aí a melhor justificativa:
o Sannin tem simplesmente feitos melhores. E se entrarmos no campo das citações pro Jiraiya em base, fica ainda mais evidente sua superiodade:
1) Pain disse que o chakra do Ero-Sennin era ameaçador e
2) Jiraiya em base é equivalente ao Orochimaru de acordo com o mangá e databook (o que foi inclusive destacado no mangá na luta de ambos jovens).
Se não se contentas com retratação e comparação direta entre feitos, basta analisar as habilidades de ambos. O que exatamente do Sasori seria eficaz contra o Sannin? O Satetsu Kaihou pode ser simplesmente despingolado com os saltos de Gamabunta. Isso se o Sasori sequer conseguir se aproximar do Jiraiya para aplicar isso, quando o Sannin luta sobre sapos e o alcance do jutsu não foi suficiente para pegar a Chiyo.
Se você acha que isso é insuficiente, então basta que o Jiraiya entre dentro de um sapo (como faz com o Gamagakure e Gama Hyorou) que é um alvo pequeno demais para ser apunhalado pelas estacas de ferro.
O Sandaime Kazekage pode ser inutilizado com óleo restritivo (e ele não mostrou competência física suficiente para desviar do Gamayudan que pegou a Konan) de maneira símile ao que o Satetsu Shigure fez nas marionetes de Chiyo:
As 1000 marionetes podem ser carbonizadas pelo Gamayu Endan (técnica essa que o Sasori sem Satetsu não possui capacidade de lidar), estouradas pelo Teppoudama ou esmagadas pelo Yatai Kuzuchi. Dentre as diversas opções possíveis para se lidar com as centenas de marionetes.
O Satetsu Kesshu pode ser simplesmente submergido no Yomi Numa, as outras habilidades nem sequer vale a pena responder. Então é isso, o Jiraiya tranquilamente responde aos jutsus do Sasori e possui total capacidade de vencê-lo com suas técnicas (desde um Gamayudan para imobilizar até um Gamayu Endan da vida).
Enfim, já que eu não tinha elaborado minha opinião anteriormente, eu estou fazendo isso aqui para justificá-la e tão somente isso. Eu analisei os três tópicos:
1. Empírico.
2. Mencionado e retratado.
3. Análise da luta.
Em todas elas o Jiraiya se sobressai disparadamente.