O estilo de luta do personagem deve ser levado em conta nas comparações. Se você acha isso justo, eu poderia simplesmente dizer "Kakashi usa o Kamui nos primeiros segundos e fim de luta" em todas as comparações envolvendo o Hatake, só nisso ele já seria superior a 95% do mangá. Mas ele já fez isso alguma vez? Não, então dizer que ele vai fazer isso só porque tem os recursos para realizar tal ação é fanficar e roteirizar a luta.
Se ela tem conhecimento, ela obviamente vai querer evitar um combate quando ele ligar os gates, porque não? O Lee não tem conhecimento da Katsuyu, porque ele ia desligar ao invés de ir lutar contra a lesma? Eu só estou vendo você querendo tirar um recurso que a Sakura possui, que pode sim ser usado, se você tem conhecimento de algo você pode inovar, a Konan não iria fazer o Kami no Shisha se não tivesse conhecimento do Kamui, mas ela fez porque tinha conhecimento, porque a Sakura tendo conhecimento não poderia entrar na lesma a fim de evitar maiores danos durante os gates? É mais provável o Lee desligar os gates ou tentar lutar contra a lesma? É mais provável a Sakura com conhecimento preferir apanhar do que entrar na lesma? Oque você acha?
E se o Kakashi tiver conhecimento que ele pode finalizar uma luta logo no começo pois o alvo não possui respostas pra um Kamui inicial, ele obviamente vai usar um Kamui e acabar logo com a luta