Recentemente em uma discussão o @Comando Omega havia dito que o Kakashi iria aparecer no próximo episódio anime, como é um personagem que eu gosto e todo o material lançado sobre ele pós capitulo 700 é um lixo, eu resolvi assistir o último episódio de Boruto.
Eu tinha abandonado o anime, pulava todos os episódios que considerava filler e o último episodio que eu assisti foi o da luta do Shinki com Boruto e Sarada, que eu achei uma merda, como todos diziam que o anime é pior que o mangá, e como eu acho o mangá o pior lixo já produzido pela editora Shueisha Inc. nunca tive a mínima vontade de voltar a assistir. Por isso fiquei surpresa quando eu achei o anime bom, sem ironias, apesar dos furos e da falta de coerência com a série principal, ele realmente tá contando uma história, tem desenvolvido de personagem, construção de mundo, referencias a série original.
Digo sem pensar duas vezes o(s dois últimos episódios do) anime de Boruto é muito melhor que o mangá. E eu estou aqui para provar isso.
Episódio 167 – A decisão deles
Um resumo do episódio, o time do Boruto levou uma surra para um vilão, mas Mitsuki conseguiu salvar eles, no entanto, por causa disso ficou muito debilitado. Sarada e Boruto acabam no hospital se remoendo por não terem conseguido fazer nada enquanto Konohamaru tenta encontrar alguma maneira de voltar no País dos Vales para recuperar as células do Hashirama, os amigos de Boruto e Sarada vão visitar eles e acabam achando que eles vão ir enfrentar o vilão que surrou eles sozinhos. No entanto, Boruto e Sarada foram desejar boa sorte para o Konohamaru e dizer que vão ficar mais fortes. Boruto vai pedir Sasuke para treinar ele, mas ele já vai treinar a Sarada e não pode ajudá-lo, então diz que quem pode ajudar o jovem é o aposentado Kakashi.
Quesitos Técnicos
Apesar de eu achar o character design de Boruto horrível e odiar a coloração da série com essas cores pasteis e linhas finas, pelo menos os personagens ainda mantém o traço do Kishimoto e a animação da série é bem fluída, praticamente não tem quadro estático, além disso a composição das cenas e o uso de luz e sombra é extraordinário, o vagabundo do Ikemoto devia aprender uma coisa ou duas com quem fez o storyboard desse episódio.
Quando você vai ver esse nível de composição de cena no mangá de Boruto? Nunca!
Quando você vai ver esse nível de uso de luz e sombra? Nunca!
Por que é bom?
Para uma história ser boa ela tem que saber jogar com as expectativas do telespectador, se a história é previsível ela provavelmente não tem muita graça, a menos que o autor consiga jogar com os sentimentos de quem assiste de outra forma. Esse episódio de Boruto fez isso, considerando o clichê batido e o preconceito (que eu tinha) dos roteirista de Boruto só saberem repetir clichês, eu tinha certeza que o momento de clímax do episodio seria eles indo atrás do vilão sozinhos, o plot twist do episodio realmente me surpreendeu.
Além disso, é realmente bom como o telespectador consegue entender tudo que aconteceu com o Boruto e a Sarada e qual é a trama do Konohamaru sem ter visto os episódios anteriores e sem a necessidade de flashbacks. A motivação para as ações dos personagens tem construção e eles evoluem percebendo como a visão de mundo deles era limitada, as ações passadas tiveram consequências. (tudo que não existe no mangá de Boruto).
Tem também uma referencias a coisas que aconteceram no mangá lixoso, o que vai tornar a experiência de quem assistiu o anime mais rica quando ele, infelizmente, chegar nessa parte, o vilão velho-cientista-empresário genérico é o mesmo que foi morto facilmente pelo Kajin Koji no capitulo em que ele é introduzido, e levando em contata a citada super-regeneração, suponho que ele vai conseguir injetar as células do Hashirama em si. O amigo random do Konohamaru é o mesmo que morrer para salvar a vida dele, além de ter uma referencia a isso no episódio, vai tornar a morte dele mais impactante (já que no anime ele pelo menos é um personagem e não um figurante qualquer).
Não é perfeito, nem ótimo, mas é bom, ainda tem furos de lógica, como porque Konoha está enviando só dois jounins, e que nem são lá grandes coisa para recuperar as células do Hashirama, uma das armas mais poderosas da aldeia e mais perigosas do mundo ninja.
As células do Hashirama, que permitem a um ninja alcançar níveis inigualáveis de resistência, usar o Mokuton que pode prender as Bijuus, uma das armas mais perigosas do mundo, e você só vai mandar um cara Shikamaru? Que nem é Anbu, que nem é o Kakashi ou o Sasuke, você já foi mais inteligente.
E por você que eu estou aqui.
Episódio 168 - O treinamento começa!
Boruto quer que Kakashi ensine o Oodama Rasengan, mas como o aposentado não está afim de treinar ele joga um migué que ele não pode aprender, depois de ser muito perturbado pelo moleque, Kakashi aceita acompanhar ele em seu treino para acrescentar a transformação de natureza no Rasengan. No treino da Uchiha, Sasuke diz que Sarada não pode aprender o Chidori e fica jogando bolinhas de metal na menina para ela tentar esquivar e de alguma forma isso vai melhorar seu sharingan. Enquanto isso Konohamaru e seu amigo random tem uma discussão com o vilão velho-cientista-empresário genérico, que se recusa a entregar as células do Hashirama para eles. A Hinata e a Himawari se preocupam com o Boruto e fazem um Bento para ele.
Enquanto está treinando Boruto se lembra do que aconteceu com Mitsuki e diz para Kakashi que inveja ele, por ter nascido em uma era onde ele já tinha estado em muitas lutas e acumulado muita experiência na idade dele, mas Kakashi retruca dizendo que inveja Boruto por ter nascido em uma era onde ele pode está cercado pelas pessoas que ama e entrega o bento da Himawari. Motivado pelo discurso do Kakashi, que assopra para ele uma dica de como o Naruto dominou o Fuuton: Rasnegan, Boruto consegue ele próprio desenvolver a sua versão (de eficiência questionável) técnica. Do outro lado, Sakura está preocupada com Sarada levada seu corpo ao limite depois de ter acabado de receber alta do hospital.
Quesitos Técnicos
Esse episódio teve uma composição bem genérica e o efeito usado no chakra do Kakashi e no Fuuton: Rasengan foi bem sem graça, assim como toda a montagem da cena do Fuuton: Rasengan que devia ter sido mais "climática", o uso de CGI foi triste. Eu pesquisei e os responsáveis por esse episódio são experientes, pelo visto não estavam afim de trabalhar. Triste.
Essa computação gráfica de qualidade duvidosa, para com isso Pierrot.
Por que é bom?
Esse episódio tem muitos furos lógicos, mas compensa porque tem um bom desenvolvimento de personagem, referencias que conversam com a série original e construção de mundo.
Começando pelo que ele acerta. Esse episódio teve várias coisas que conversaram com a série original e até ao mangá, voltou a citar os conceitos de transformação de forma e natureza, assim como que foi o Minato que inventou o Rasengan, nessa cena também, o Kakashi usa o Shiden como foi usado por Mitsuki no mangá. Tem a óbvia referência ao treinamento do Naruto no shippuden no treinamento do Boruto e no treinamento do Sarada uma referência a luta do Sasuke com o Haku, onde o Sasuke levou seu corpo até o limite para esquivar das agulhas do Haku e despertou o Sharingan, além de explicar novamente a fraqueza do Chidori. São boas referencias considerando o contexto do episódio. Tem também uma referencia a ideologia que o Nagato tinha antes de ser doutrinado pelo Naruto, que parece ser a mesma do vilão velho-cientista-empresário genérico, duvido que eles vão explorar isso, mas a referencia tá lá.
Tem um bom desenvolvimento de personagem também, para o personagem do Boruto, uma das coisas que o mangá mais carece. O episódio mostra os resultados da evolução anterior dele, de um moleque mimado que não treinava para alguém que se esforça até desmaiar, o que é bom, mas também tem um arco próprio. Ele tem uma boa motivação para suas ações, que liga ele a outros personagens, o Kakashi também faz ele mudar a visão de mundo dele, essa cena da discussão deles é curta, mas é muito boa, o Boruto exalta o passado em que o Kakashi vive por ele poder ter se tornando muito forte mesmo sendo muito jovem, enquanto o Kakashi exalta o presente do Boruto e faz ele perceber que poder viver cercado pelas pessoas que ama torna ele forte, meio que uma discussão passado x presente, não é nada profundo, mas é algo que devia ter mais em Boruto e é legal de se ver.
Por fim tem a construção de mundo. Na discussão entre o vilão velho-cientista-empresário genérico e o Konohamaru com seu amigo random é mostrada a mudança sociopolítico do mundo de Naruto, um empresário dono de uma multinacional pode peitar ninjas das grandes nações e até ameaçar começar uma crise diplomática e pede que a Folha vá provar na justiça que é dona das células do Hashirama. Além do fato de armas ninjas como as células do Hashirama agora serem usadas por empresas para desenvolver novas tecnologias. Isso é algo que devia ter mais nessa série, mostrar como o mudo mudou, mostrar o desenvolvimento do mundo, mas desenvolvimento de verdade não como era nos arcos iniciais desse anime.
Esse episódio tem muito furo lógicos, nada que me faça ter aneurismas como o mangá, mas ainda é muito furado, se fosse o barco já estaria afundando. Como o Boruto inconscientemente adiciona transformação de natureza Raiton no Rasengan, que aparentemente nem é a primária dele, sendo que foi deixado claro que nem gênios como o Minato e o próprio Kakashi conseguiram, e Naruto precisou de um treinamento absurdo. Boruto é um gênio superior a Minato e Kakashi? Acima disso, como alguém adiciona transformação de natureza inconscientemente? Por falar em genialidade, ele em um dia de treinamento conseguiu adicionar uma segunda natureza no Rasengan, provando que as citações do Kakashi no mangá original só podiam ser um delírio. Mas no mínimo, esse Fuuton Rasengan parece ser muito mais bosta que o do Naruto e do Konohamaru.
Vai lá Kakashi, ensina para o moleque como é que se faz.
Eu não consigo aceitar esses efeitos de animação digital.
No final esses episódios não mostraram o que eu queria ver, o Kakashi em ação. Mas mesmo assim foram realmente bons, na medida do possível, bem feitos, e melhores que o mangá de Boruto. Kodaiche tem muito o que aprender com os roteiristas aleatórios da Pierrot, principalmente sobre construir expectativas e desenvolver personagens, e Ikemoto sobre composição e character design.
Esse tópico é dedicado ao @Gaius que acha o mangá de Boruto melhor que o anime, você está errado Gaius.
Eu tinha abandonado o anime, pulava todos os episódios que considerava filler e o último episodio que eu assisti foi o da luta do Shinki com Boruto e Sarada, que eu achei uma merda, como todos diziam que o anime é pior que o mangá, e como eu acho o mangá o pior lixo já produzido pela editora Shueisha Inc. nunca tive a mínima vontade de voltar a assistir. Por isso fiquei surpresa quando eu achei o anime bom, sem ironias, apesar dos furos e da falta de coerência com a série principal, ele realmente tá contando uma história, tem desenvolvido de personagem, construção de mundo, referencias a série original.
Digo sem pensar duas vezes o(s dois últimos episódios do) anime de Boruto é muito melhor que o mangá. E eu estou aqui para provar isso.
Episódio 167 – A decisão deles
Um resumo do episódio, o time do Boruto levou uma surra para um vilão, mas Mitsuki conseguiu salvar eles, no entanto, por causa disso ficou muito debilitado. Sarada e Boruto acabam no hospital se remoendo por não terem conseguido fazer nada enquanto Konohamaru tenta encontrar alguma maneira de voltar no País dos Vales para recuperar as células do Hashirama, os amigos de Boruto e Sarada vão visitar eles e acabam achando que eles vão ir enfrentar o vilão que surrou eles sozinhos. No entanto, Boruto e Sarada foram desejar boa sorte para o Konohamaru e dizer que vão ficar mais fortes. Boruto vai pedir Sasuke para treinar ele, mas ele já vai treinar a Sarada e não pode ajudá-lo, então diz que quem pode ajudar o jovem é o aposentado Kakashi.
Quesitos Técnicos
Apesar de eu achar o character design de Boruto horrível e odiar a coloração da série com essas cores pasteis e linhas finas, pelo menos os personagens ainda mantém o traço do Kishimoto e a animação da série é bem fluída, praticamente não tem quadro estático, além disso a composição das cenas e o uso de luz e sombra é extraordinário, o vagabundo do Ikemoto devia aprender uma coisa ou duas com quem fez o storyboard desse episódio.
Quando você vai ver esse nível de composição de cena no mangá de Boruto? Nunca!
Quando você vai ver esse nível de uso de luz e sombra? Nunca!
Por que é bom?
Para uma história ser boa ela tem que saber jogar com as expectativas do telespectador, se a história é previsível ela provavelmente não tem muita graça, a menos que o autor consiga jogar com os sentimentos de quem assiste de outra forma. Esse episódio de Boruto fez isso, considerando o clichê batido e o preconceito (que eu tinha) dos roteirista de Boruto só saberem repetir clichês, eu tinha certeza que o momento de clímax do episodio seria eles indo atrás do vilão sozinhos, o plot twist do episodio realmente me surpreendeu.
Além disso, é realmente bom como o telespectador consegue entender tudo que aconteceu com o Boruto e a Sarada e qual é a trama do Konohamaru sem ter visto os episódios anteriores e sem a necessidade de flashbacks. A motivação para as ações dos personagens tem construção e eles evoluem percebendo como a visão de mundo deles era limitada, as ações passadas tiveram consequências. (tudo que não existe no mangá de Boruto).
Tem também uma referencias a coisas que aconteceram no mangá lixoso, o que vai tornar a experiência de quem assistiu o anime mais rica quando ele, infelizmente, chegar nessa parte, o vilão velho-cientista-empresário genérico é o mesmo que foi morto facilmente pelo Kajin Koji no capitulo em que ele é introduzido, e levando em contata a citada super-regeneração, suponho que ele vai conseguir injetar as células do Hashirama em si. O amigo random do Konohamaru é o mesmo que morrer para salvar a vida dele, além de ter uma referencia a isso no episódio, vai tornar a morte dele mais impactante (já que no anime ele pelo menos é um personagem e não um figurante qualquer).
Não é perfeito, nem ótimo, mas é bom, ainda tem furos de lógica, como porque Konoha está enviando só dois jounins, e que nem são lá grandes coisa para recuperar as células do Hashirama, uma das armas mais poderosas da aldeia e mais perigosas do mundo ninja.
As células do Hashirama, que permitem a um ninja alcançar níveis inigualáveis de resistência, usar o Mokuton que pode prender as Bijuus, uma das armas mais perigosas do mundo, e você só vai mandar um cara Shikamaru? Que nem é Anbu, que nem é o Kakashi ou o Sasuke, você já foi mais inteligente.
E por você que eu estou aqui.
Episódio 168 - O treinamento começa!
Boruto quer que Kakashi ensine o Oodama Rasengan, mas como o aposentado não está afim de treinar ele joga um migué que ele não pode aprender, depois de ser muito perturbado pelo moleque, Kakashi aceita acompanhar ele em seu treino para acrescentar a transformação de natureza no Rasengan. No treino da Uchiha, Sasuke diz que Sarada não pode aprender o Chidori e fica jogando bolinhas de metal na menina para ela tentar esquivar e de alguma forma isso vai melhorar seu sharingan. Enquanto isso Konohamaru e seu amigo random tem uma discussão com o vilão velho-cientista-empresário genérico, que se recusa a entregar as células do Hashirama para eles. A Hinata e a Himawari se preocupam com o Boruto e fazem um Bento para ele.
Enquanto está treinando Boruto se lembra do que aconteceu com Mitsuki e diz para Kakashi que inveja ele, por ter nascido em uma era onde ele já tinha estado em muitas lutas e acumulado muita experiência na idade dele, mas Kakashi retruca dizendo que inveja Boruto por ter nascido em uma era onde ele pode está cercado pelas pessoas que ama e entrega o bento da Himawari. Motivado pelo discurso do Kakashi, que assopra para ele uma dica de como o Naruto dominou o Fuuton: Rasnegan, Boruto consegue ele próprio desenvolver a sua versão (de eficiência questionável) técnica. Do outro lado, Sakura está preocupada com Sarada levada seu corpo ao limite depois de ter acabado de receber alta do hospital.
Quesitos Técnicos
Esse episódio teve uma composição bem genérica e o efeito usado no chakra do Kakashi e no Fuuton: Rasengan foi bem sem graça, assim como toda a montagem da cena do Fuuton: Rasengan que devia ter sido mais "climática", o uso de CGI foi triste. Eu pesquisei e os responsáveis por esse episódio são experientes, pelo visto não estavam afim de trabalhar. Triste.
Essa computação gráfica de qualidade duvidosa, para com isso Pierrot.
Por que é bom?
Esse episódio tem muitos furos lógicos, mas compensa porque tem um bom desenvolvimento de personagem, referencias que conversam com a série original e construção de mundo.
Começando pelo que ele acerta. Esse episódio teve várias coisas que conversaram com a série original e até ao mangá, voltou a citar os conceitos de transformação de forma e natureza, assim como que foi o Minato que inventou o Rasengan, nessa cena também, o Kakashi usa o Shiden como foi usado por Mitsuki no mangá. Tem a óbvia referência ao treinamento do Naruto no shippuden no treinamento do Boruto e no treinamento do Sarada uma referência a luta do Sasuke com o Haku, onde o Sasuke levou seu corpo até o limite para esquivar das agulhas do Haku e despertou o Sharingan, além de explicar novamente a fraqueza do Chidori. São boas referencias considerando o contexto do episódio. Tem também uma referencia a ideologia que o Nagato tinha antes de ser doutrinado pelo Naruto, que parece ser a mesma do vilão velho-cientista-empresário genérico, duvido que eles vão explorar isso, mas a referencia tá lá.
Tem um bom desenvolvimento de personagem também, para o personagem do Boruto, uma das coisas que o mangá mais carece. O episódio mostra os resultados da evolução anterior dele, de um moleque mimado que não treinava para alguém que se esforça até desmaiar, o que é bom, mas também tem um arco próprio. Ele tem uma boa motivação para suas ações, que liga ele a outros personagens, o Kakashi também faz ele mudar a visão de mundo dele, essa cena da discussão deles é curta, mas é muito boa, o Boruto exalta o passado em que o Kakashi vive por ele poder ter se tornando muito forte mesmo sendo muito jovem, enquanto o Kakashi exalta o presente do Boruto e faz ele perceber que poder viver cercado pelas pessoas que ama torna ele forte, meio que uma discussão passado x presente, não é nada profundo, mas é algo que devia ter mais em Boruto e é legal de se ver.
Por fim tem a construção de mundo. Na discussão entre o vilão velho-cientista-empresário genérico e o Konohamaru com seu amigo random é mostrada a mudança sociopolítico do mundo de Naruto, um empresário dono de uma multinacional pode peitar ninjas das grandes nações e até ameaçar começar uma crise diplomática e pede que a Folha vá provar na justiça que é dona das células do Hashirama. Além do fato de armas ninjas como as células do Hashirama agora serem usadas por empresas para desenvolver novas tecnologias. Isso é algo que devia ter mais nessa série, mostrar como o mudo mudou, mostrar o desenvolvimento do mundo, mas desenvolvimento de verdade não como era nos arcos iniciais desse anime.
Esse episódio tem muito furo lógicos, nada que me faça ter aneurismas como o mangá, mas ainda é muito furado, se fosse o barco já estaria afundando. Como o Boruto inconscientemente adiciona transformação de natureza Raiton no Rasengan, que aparentemente nem é a primária dele, sendo que foi deixado claro que nem gênios como o Minato e o próprio Kakashi conseguiram, e Naruto precisou de um treinamento absurdo. Boruto é um gênio superior a Minato e Kakashi? Acima disso, como alguém adiciona transformação de natureza inconscientemente? Por falar em genialidade, ele em um dia de treinamento conseguiu adicionar uma segunda natureza no Rasengan, provando que as citações do Kakashi no mangá original só podiam ser um delírio. Mas no mínimo, esse Fuuton Rasengan parece ser muito mais bosta que o do Naruto e do Konohamaru.
Vai lá Kakashi, ensina para o moleque como é que se faz.
Eu não consigo aceitar esses efeitos de animação digital.
No final esses episódios não mostraram o que eu queria ver, o Kakashi em ação. Mas mesmo assim foram realmente bons, na medida do possível, bem feitos, e melhores que o mangá de Boruto. Kodaiche tem muito o que aprender com os roteiristas aleatórios da Pierrot, principalmente sobre construir expectativas e desenvolver personagens, e Ikemoto sobre composição e character design.
Esse tópico é dedicado ao @Gaius que acha o mangá de Boruto melhor que o anime, você está errado Gaius.