Ah meu amigo
@viniqueii esse "o que é esse tudo?"
ArteEu nem preciso escrever algo. Eu sou um grande fã de quadrinhos, já li todo tipo de obra quadrinizada e nunca vi uma obra desenhada por um "profissional" com uma arte tão ruim quanto a de Boruto, a nível de ter erros básicos de anatomia em páginas de destaque, mas pior, já viu muitas obras amadoras com arte muito melhor, até mesmo fan comic de Naruto.
Mas isso é superado por outra coisa, a péssima qualidade da coreografia das lutas e da quadrinização em geral (quadrinização é como eu acho a disposição das cenas, o que seria o storyboard, não sei se esse é o nome correto), as pessoas dizem que são lutas "como Dragon Ball", mas isso é um absurdo, apesar das lutas em Dragon Ball serem apenas socos, chutes e rajadas de energia, a coreografia e a quadrinização do Akira Toriyama são tão boas que você pode pegar as páginas e transformar em uma animação, enquanto em Boruto as lutas são "como Dragon Ball", mas a coreografia e a quadrinização são horríveis, simplesmente não tem fluidez ou coerência. Além da arte do Toriyama ser muito melhor.
Explicando com uma analogia mais simples, imagine que o Toriyama e o Ikemoto são fotógrafos, e dão a eles uma mesma luta para ser fotografada e transposta para um capitulo. O Toriyama tira fotos precisas, uma atrás da outra, no melhor ângulo possível, de uma forma que quem observa as fotos dele depois consegue entender exatamente como cada momento da luta ocorreu. O Ikemoto tira fotos de momentos esparsos e aleatórios, como se ele tirasse uma foto, esperasse um tempo e depois tirasse uma outra foto, e em ângulos aleatórios e incompreensíveis, quem observa as fotos depois consegue perceber que "essa cara deu um soco, depois esse caiu e ele deu outro soco", mas não consegue entender como cada coisa se seguiu.
A parte do design de personagem ficará para baixo, mas falando sobre as expressões do personagens, a forma como é transmitida a emoção deles pelo desenho, uma coisa que o Kishimoto era genial em fazer desde o inicio, o Ikemoto não é ruim, ele é HORRÍVEL, o mesmo vale para o uso de ângulos, outra coisa que o Kishimoto era muito bom. Mas o que é um LIXO é como não existe mais identidade visual, a identidade visual era o que tornava Naruto mais único entre os Shonens da época, era uma mistura de Japão feudal, com mundo moderno deteriorado e militar, isso estava em tudo, nos ambientes, na roupa dos personagens, nas armas, enquanto os concorrentes se passavam em um mundo igual ao nosso ou um cenário clichê (medieval, futurista, etc), Naruto era completamente único.
Ikemoto não só não usa mais a antiga identidade visual, como não cria uma nova, as vezes tem elementos extremamente futuristas, as vezes coisas da Idade Moderna, se eles vivem em um mundo mais avançado isso não faz diferença porque nós não vemos, não há comunicação sem fio, equipamentos eletrônicos, estilo de moda contemporâneo ou futurista. E isso é um erro básico, patético, por que? Eu vi o filme de Boruto, claramente havia uma nova identidade visual ali, eu não gostei muito, mas tinha algo a ser explorado, só que Ikemoto é incapaz de fazê-lo.
Roteiro O que sempre tornou a trama de Naruto cativante foi: Momentos Catárticos, Temas, Lutas e o Desenvolvimento. Ninguém acompanhava Naruto por causa de algum mistério do mundo ou grande discussão filosófica profunda, o que tornava Naruto bom era como ele consegue surpreender, fazer chorar, fazer ficar alegre, com medo, é um Shonen de verdade. Boruto consegue errar em TUDO isso.
Nenhum momento catártico tem valor, não podem nem ser chamados assim, para quem não consegue entender, vou explicar de forma simples o que é um momento catártico, usando o primeiro capitulo.
1) Você simpatiza com o personagem:
Simpatizar não significa que você vai gostar dele, mas você consegue entender ele, porque ele age como age. No caso do Naruto fosse entende que ele é um órfão.
2) O personagem tem um desejo:
E você consegue entender porque ele deseja isso. Kishimoto ainda aproveita para colocar alguma construção de mundo.
3) O personagem falha:
4) E é jogado para baixo por isso:
Depois de alguma construção de mundo e desenvolvimento de personagem.
5) O personagem é jogado mais fundo ainda:
Nessa hora o esperando e que você se sinta triste por ele. Então vêm.
6) O primeiro momento catártico:
Aqui é onde seus olhos devem ficar mareados.
7) Então o autor joga a tensão lá em cima:
8) E vêm o segundo momento catártico:
Aqui você deve ficar feliz. E vêm...
9) O grande momento catártico do personagem:
Ele é jogado de volta para cima com uma grande cena épica com construção prévia, é o momento em que você deve ficar feliz e animado por ele ter dado a volta por cima, quando você deve começar a gostar do personagem .
10) E por fim ele cumpre seu desejo:
Desculpe se as imagens não aparecer. Mesmo que esse capítulo não tenha funcionado com você, acho que qualquer um consegue entender sobre o que eu estou dizendo, os momentos de catárticos épicos, seja por serem animadores ou tristes, foi o que tornou Naruto uma experiência tão boa para todo mundo. Mesmo que esse momento não tenha funcionado com você, outro dos vários funcionou, ou não estaria aqui.
Isso não existe em Boruto, mesmo tendo muito mais páginas que Naruto, é VÁZIO, eles não te tão motivos para entender os personagens, ou gostar deles, os personagens não são jogados para baixo para se levantarem em momentos épicos, ou mesmo terem uma cena verdadeiramente triste, as coisas só acontecem, e nisso entra o outro problema, como elas só acontecem, não existe desenvolvimento e os temas, se existem (e os que tem são sem graça), são deixados tão rasos que é como tentar dizer que uma gota é uma poça.
E as lutas, as lutas, por muito tempo, Naruto foi conhecido por e era o principal motivo dos fãs para mostrarem sua superioridade (bons tempos da guerra de fandons) ter as mais criativas e diferenciadas lutas, ao invés do soco, chute, espada, bola de energia, matei meu inimigo, as lutas tinha truques, enganações, reviravoltas, temas, desenvolvimento de personagem, era fantástico, somado a coreografia genial do Kishimoto e a construção de mundo únicas, as lutas se tornavam todas simplesmente marcantes.
A primeira luta real de Naruto é bem lembrada até hoje, quando na maioria dos Shonen elas são sumariamente ignoradas, Kakashi Vs. Zabuza, a única critica no máximo é como o Kishimoto bagunçou o powerscaling e tornou o Zabuza que era uma grande ameaça um Zé qualquer, mas tinha tudo lá, tensão, boa coreografia, enganação, truques, técnicas interessantes e criativas, agora, vamos falar das lutas de Boruto?
Uma metralhadora... Ele usou uma metralhadora de chakra... uma metralhadora de chakra....
O desbalanceamento da escala de poder é o menor dos problemas de Boruto, além da coreografia porca já citada, tirando isso e a falta de qualquer enredo decente, as lutas são sem graça, técnicas reutilizadas, ou sem criatividade, inspiração, não existe dinâmica de combate, é como ver randons se batendo em um video game, não tem criatividade para criar os truques e as enganações, na verdade isso nem existe, quando tem algo do gênero, simplesmente aconteceu e é isso, personagens sem graça, com técnicas sem graça travando uma luta sem graça que significa nada, isso são as lutas em Boruto.
Sobre a parte da coreografia das litas, se você não consegue entender eu ajudo:
Boa Coreografia de Luta:Péssima Coreografia de Luta:
Um adendo, Boruto é ruim per si, eu não estou apenas dizendo que Boruto é pior que Naruto, estou dizendo que é ruim, uso Naruto como exemplo porque Naruto acertava no que Boruto erra, mas mesmo que Naruto errasse nisso também, Boruto continuaria ruim. Só para saberem, eu reli Boruto faz algum tempo (crasso erro) e o único tema que esse negocio trabalha, e muito mal, é "tecnologia não é boa ou ruim, tudo depende de como ela é usada" (na realidade é ferramentas ninjas, mas obviamente eles queriam falar de tecnologia. Que belo tema para se trabalhar Kodachi, realmente, o cara é uma mula, e ainda tenta falar sobre um tema desses, não é atoa que os chineses dão hate nele.
PersonagensProvavelmente o principal motivo da popularidade de Naruto ter durado tanto, e a Pierrot ter conseguido fazer tanto filler no anime, a grande quantidade de personagens com designes legais, história de fundo interessantes, temas e conflitos, habilidade únicas e criativas, eram a cereja no bolo das boas lutas e história interessante de Naruto. Mesmo com personagens que apareceram em poucas páginas, conseguiram conquistar vários fãs com designer único, habilidades criativas, história interessante, mesmo sendo vilões "não convertidos" como o Kimimaro e o Sasori.
Boruto não consegue acertar seus personagens em um único quesito. Eles não tem designes legais porque o Ikemoto não sabe desenhar, todos tem uma anatomia bizarra e se vestem como se comprassem roupa em um brechó, além de não ter significado algum no visual deles, o Ao e o Boro pareciam remeter a cachaceiros desses que vivem em boteco escutando Reginaldo Rossi e Pablo.
Uma aula de moda com a Delta, ignorem a expressão extraterrestre dela. (isso era para ser raiva ou nojo?)
- Baton verde (para combinar com o cabelo);
- Brincos de argola triangulares porque ela se chama "Delta" (Aham, e eu dizendo que a aparência não significava nada);
- Um símbolo triangular na testa ("Delta" olha aí, que gênio);
- Uma blusa boca de sino com mangas abotoadas verde com abertura triangular no peito e nos ombros ("Delta" né);
- Calça legging listrada preta e rosa (Pois ela vai usar as pernas para lutar né, tem que ficar leves e soltas);
- Sandálias de cano super alto brancas (Para o chute machucar mais);
Com certeza estava tudo em liquidação. Com base no visual dela sabemos, o nome dela é Delta em homenagem a letra "Delta" (Δ). O homem é um gênio.
Habilidades única não existem pois na cabeça do Ikemoto técnicas são uma herança em que não deve se mexer, você leitor que se lembra como a utilização do Chidori pelo Sasuke era completamente diferente do Raikiri pelo Kakashi, assim como o Rasengan com Naruto e Jiraiya, se esqueça disso por favor. Habilidades criativas, histórias de fundos interessantes, temas e conflitos, tudo isso é impossível porque o Kodachi não sabe escrever. Ninguém precisa de história de fundo ou conflitos, quem dirá um tema, pega um personagem aleatório, dá a ele um designe merda e sem sentido, nenhuma história de fundo e umas habilidade sem qualquer relação ou lógica, tipo Youton e regeneração, quiçá até coisa que nada tem a ver com o universo de Naruto, tipo controlar vírus, mas faça o uso mais superficial possível disso, isso é um bom personagem.
Esse rosto, veja a raiva, que amedrontador. Um homem albino parcialmente calvo, com um queixo rubro e um único chifre que dá meia volta na careca dele, mas é claro, sem camisa exibindo a boa forma e usando sobretudo. Pode existir algo mais amedrontador?
Sim pode!
Um homem albino parcialmente calvo, com um queixo rubro e um único chifre que dá meia volta na careca dele com uma barbicha de bode falhada e um olho que parece um mosaico mal feito. Isso sim é um vilão que coloca pressão. Quem não sentiria medo se visse uma coisa assim na rua?
Normalmente só se existem três meios de se gostar de um personagem, você gosta muito da aparência, você gosta muito das habilidades dele ou você gosta muito da história dele e o que ele representa. Em Boruto isso não é tão válido porque existe um universo anterior e pessoas vão gostar de personagens desse novo universo por gostarem de algum antigo relacionado a ele. Mas excluindo isso, Boruto não cumpre a primeiro meio porque tem um desenhista que não sabe desenhar, não cumpre o segundo porque o roteirista não sabe usar as habilidades que recicla e muito menos criar novas, e não cumpre o último porque não tem mesmo, esse ele nem tentou.
Isso foi para o mangá, com o anime eu tenho muitos outros problemas completamente diferentes.
Acho que esse é o "tudo"
@viniqueii