@EllosTua resposta ali acima foi justamente o que eu quis dizer. Talvez tenha me expressado mal. Só com um adendo. Quando tu se cura, tu tá sem tua reserva, então tem que produzir mais. Mas é muito superior a receber chakra e continuar debilitado, como tua explicação ali mesmo disse. Tá perfeita.
@Rin_neO Sasuke no início não só não tinha controle do juuin, como não tinha ele completo. Teve que passar aquele tempo naquele baú durante a viagem pra completar. Além disso, o juuin dele tava com um selo do Kakashi (só to ressaltando, não lembro os efeitos do selo, então nem vou usar de argumento daqui pra frente).
O que eu quero dizer é: pro Sasuke pequeno, o juuin era muito pior do que pro Sasuke com 16, que inclusive já era acostumado com a técnica, portanto tendo uma performance muito melhor de uso.
Agora aqui uma sequencia de imagens com algumas explicações, pra não ficarmos nas lembranças e nos atermos a fatos:
Aqui o Sasuke diz que será o último jutsu dele, ele estava com um chakra muito baixo, por tanto só poderia fazer manipulações simples e com pouco gasto (diferente do chidori e qualquer variação dele). Zetsu reforça que tão exausto e praticamente sem chakra, sustentando meu argumento.
Itachi fala que blefar não iria adiantar. O chakra no Sasuke era tão pífio que ele mal considerava que ele fosse fazer de fato algo útil. Itachi sabia que o limite do Sasuke seria ativando o juuin novamente e liberando o Orochimaru, pois era basicamente o resquício de chakra dele. Ele fala que o sharingan pode ver o chakra e que o Sasuke estava sem. Sasuke mesmo ainda admite estar sem chakra.
Zetsu reforça que ele só tá controlando, ou seja, o gasto é extremamente baixo, pensa em um mizu no kinobori. Talvez um pouco mais. Ele não tá usando o próprio chakra pra fazer a técnica.
"A fonte do poder desse jutsu vem dos próprios raios no céu", isso é, não vem de chakra do Sasuke. "Tudo que preciso fazer é guiá-lo para você". Mais uma vez reforçando que não precisa usar alguma ativação especial, como um chidori pra dar base.
Depois de ter descido o Kirin no Itachi, ele se surpreende com o Itachi levantando.
Em meios desesperados pedem medidas desesperadas. Além disso, alguém desesperado faz algo que não faria normalmente. Ele ativou o juuin com a energia que não podia fazer isso.
Uma página depois, olha o que acontece. Repara no olho. Ele mal toca no chakra e o Orochimaru já começa a aparecer. Juuin é um estado de ativação que consome lentamente. Talvez pra alguém fraco ou inexperiente, um pouco tempo consuma muito. Mas no caso do Sasuke ali, a coisa já era outra.
De qualquer forma, aqui ele ativou no desespero e o Orochimaru apareceu.
Os capítulos que retirei essas imagens e usei como base foram os capítulos 390 e 391, mas capítulos anteriores e posteriores podem ajudar a contextualizar melhor tudo isso.
Se nós falarmos que o Sasuke ali tinha 5% de chakra, o que é mentira, eu diria que ele tava com uns 3%. Então o Sasuke full daquela época teria chakra pra no mínimo 20 disparos de chidori, pois ali ele ainda continuou a batalha um pouco depois do Kirin... Basicamente é isso que tu tá dizendo.
Quanto ao juuin? Ele na verdade te poupa chakra ao invés de consumir.
O juuin te dá uma qualidade de chakra que com menos tu consegue fazer mais. Do contrário ele não teria se transformado só pra usar os gouryuukas (na primeira imagem que eu mandei, logo após ele usar os gouryuukas, mostra ele se destransformando).
Ele te consome chakra, mas o que ele poupa em técnicas sequenciadas pela qualidade que ele proporciona, acaba compensando.