Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis?

+8
L⍱scivi⍱
Lucas Lins
Orochilherme
Justinboll
Heisenberg
Kurama
Comando Omega
Rin_ne
12 participantes

descriptionSeria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? EmptySeria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis?

more_horiz
Sabendo que Pain, Obito e Itachi estão na primeira posição, não tem discussão. Logo após isso, vem o Kisame, isso virou consenso (e está correto)! Só que eu tenho um questionamento, digamos que o Chikushōdō esteja nessa lista, em que posição ele estaria?

Na minha humilde opinião, ele estaria na quarta colocação, acima de Kisame. E não, eu não subestimo o homem peixe, acontece que para mim, o Pain Animal é superior ao Tendō sendo restrito ao Shinra Tensei e Banshō Ten'in, sendo que só supera-o quando sobe de escala para Chibaku Tensei e Chō Shinra Tensei.

Na minha opinião, membros como Deidara; Kakuzu; Sasori; e Konan comem poeira para o Pain Animal, sendo que Kisame está atrás, mas não por uma larga margem.

Abaixo, explico porque o vejo tão poderoso assim.

Taijutsu e Visão Compartilhada:

Em uma luta solo, o Taijutsu do Chikushōdō é o mais forte da formação, isso porque ele e Jigokudō são os únicos capazes de se aproveitar da vantagem que à visão compartilhada concede em 1x1; no entanto, o Pain Animal é capaz de fazer isso com muito mais eficiência já que é um spammer violento de invocações, enquanto que o Pain Naraka só tem o Rei do Inferno (Yama).

Desta forma, ele é capaz de prever movimentos por todos os ângulos, combine isso com o fato de que basta ele juntar a palma da mão e consegue fazer uma invocação instantânea para sua defesa?

Spoiler :

Além disso, sabemos que o sistema da visão compartilhada fornece reflexos absurdos para Pain, veja:

Spoiler :

Se acha que a visão compartilhada não é um upgrade nos reflexos do ser, explique o close no Rinnegan quando o Preta desviou de um ataque frontal? Enfim, essa parte já foi bem destrinchada.

Para o Taijutsu, realmente não tenho muito o que falar, mas eu sempre gosto de reiterar que o Kokushin é uma das armas mais letais no curto-alcance do mangá, não só por ter uma altíssima velocidade, como também por ser extremamente imprevisível, ela sai da roupa do adversário sem dar chances de reação, nem mesmo Kakashi Sharingan conseguiu fazer algo contra isso.

Spoiler :

Agora, você entende o quão difícil é evitar algo que literalmente sai da sua mão, sem aviso algum? Provavelmente Naruto KM2 entende:

Spoiler :

Trace um paralelo nessas habilidades, Obito é capaz de estender um galho de madeira de sua roupa e foi capaz de pegar o Naruto KM2. Se você acha que o Kokushin é extremamente inferior ao Mokuton Nível Obito (o que não faz sentido, já que uma habilidade ofensiva do Caminho Exterior, o mais forte do Rinnegan não deveria ser superado por um jutsu desse nível)... o quão inferior?

Inicialmente parece ser uma ideia maluca, que o Kokushin seja tão imprevisível que até mesmo surpreende o Naruto KM2... mas eu te questiono, não é estranho uma viga de Mokuton do Obito fazer isso? Uma habilidade de ponta do Rinnegan (Doujutsu Supremo) fazer isso é tão maluco assim?

No mais, essa cena só mostra o quão difícil é evitar ataques imprevisíveis.

Também é uma arma extremamente versátil, já que vimos que a manipulação de tamanho é livre para a vontade do usuário:

Spoiler :

Já mais para frente na guerra, tivemos uma nova aplicação do Kokushin, que poderia ser tranquilamente reproduzida por Nagato, já que um Obito moribundo nem de longe é superior ao Uzumaki no Caminho Exterior.

Spoiler :

As hastes também são extremamente resistentes, visto que tomou danos mínimos de um Rasengan sendo utilizado pela força do Naruto KM1 e não foi quebrada pela flecha do Sasuke upada com Enton.

Spoiler :

Táticas de Batalha:

Vimos que Nagato adotou alguns estilos ao longo da obra com o Animal Path, sendo que com sua imensa versatilidade ainda existem vários outros que podem ser utilizados, mas isso depende da capacidade cognitiva do argumentador.

Enfim, o Caminho Animal é o mais lento da formação, no entanto, ele é capaz de fixar esse erro ao pegar carona com suas invocações, como visto na invasão de Pain em Konoha, ele entrou na boca do rinoceronte e usou como transporte:

Spoiler :

Dessa forma, vimos que ele é capaz de adentrar em suas invocações. Isso pode servir muito para movimentação, principalmente se considerarmos que ele pode entrar na boca do Pterodáctilo, que faz mergulhos aéreos em velocidade insanas.

Aqui, nós temos uma mobilidade ótima e inclusive pode ser utilizado para defesa, isso irei abordar já já.

Vimos que ele adotou uma estratégia em que ele toma posições recuadas com o réptil, de forma que ele fica oculto e pode atacar com outras invocações sem ser visto.

Spoiler :

Não acha que isso é extremamente roubado? O Caminho Animal fica basicamente intangível enquanto que consegue ataques absurdos que sobrecarregam seu oponente e ainda pode realizar combinações apelativas.

Quando Nagato era incapaz de se movimentar, ele utilizou o Pássaro Gigante para voar, o que seria uma medida tomada também contra inimigos aéreos ou para aumentar a mobilidade, já que o Pterodáctilo tinha uma velocidade impressionante, se ver a cena de Gamaken e Jiraiya que vou mostrar já já vai entender.

Spoiler :

Por fim, as combinações que ele fez com suas invocações.

1: Para a mais simples, vimos que ele utilizou um Suiton de alta abrangência e teleportou o crustáceo para dentro da espuma, perto de Jiraiya, de forma que fosse capaz de pegá-lo de surpresa.

Spoiler :

Isso deve ter sido uma representação da velocidade do jutsu feita pelo Kishimoto, já que ele fez Jiraiya defender com uma técnica de um selo extremamente rápido de se fazer. Veja o exemplo do Kebari Senbon, que precisa exatamente do mesmo selo e defendeu uma técnica muito rápida com isso:

Cap. 377 :

Se ele fez com o Kebari Senbon nessa mesma luta, não acho que tenha sido tudo coincidência, isso foi pra retratar a velocidade do jutsu.

2: Ataque em sequência com Cerberus para distrair e ocupar seu inimigo, o pássaro para capotar o alvo e touro para finalizá-lo, tudo isso em sequência, de forma com que ele não tenha como escapar.

Spoiler :

Uma combinação que facilmente derruba um Kage Baixo e até Kage Médio, se usada da maneira correta. Veja o quão isso é apelão, o cão estará distraindo e atacando o alvo por todos os lados, o pássaro irá vir em um ponto cego e matá-lo.

Supondo que por algum acaso o inimigo sobreviva ao combo, ele seria capotado no chão como Gamaken foi, ou mesmo que bloqueasse seria morto pelo impacto com o solo. Ainda assim não perdeu a luta? Não tem problema, em seguida Nagato invoca um touro brutal para lhe arregaçar contra a parede.

Se consideram combinações um ponto forte em lutas, pense no quão forte é alguém que tem um leque absurdo de combos para realizar? Mesmo sem precisar estar em um esquadrão? Isso é roubado demais.

Ou seja, todas essas táticas de batalha já foram apresentadas no mangá:

→ Entrar dentro de uma invocação;
→ Usar invocações para aumentar mobilidade;
→ Usar camaleão para se ocultar enquanto coloca outras invocações para atacar;
→ Realizar combinações com suas invocações e habilidades para arrancar uma vitória.

Defesa:

As invocações massivas de Pain são extremamente resistentes, já que o touro foi capaz de resistir ao Senpō: Ōdama Rasengan de Naruto Sage.

Ele pode se proteger com as barreiras de carne do Cerberus, que por sua vez é imortal, portanto ele literalmente tem uma barreira quase que intransponível, isso é uma defesa absurda, nem mesmo um Rasen Shuriken é capaz de passar pelo cão gigante:

Spoiler :

Isso seria análogo ao que Katsuyu fez para proteger os habitantes de Konoha do Shinra Tensei massivo de Pain:

Spoiler :

Além disso, ele tem uma combinação de Visão Compartilhada + Defesa Instantânea, visto que tudo que ele precisa fazer é juntar as palmas da mão, nesse momento a defesa surge instantaneamente.

É uma defesa tão veloz, que foi capaz de defender o Kebari Senbon do Jiraiya, quando até mesmo seu Ranjishigami (Base) já era capaz de dar um speedblitz em um membro da Akatsuki (Konan).

E claro, ele tem um Panda rochoso, sua estrutura só nos diz que aquilo foi um animal de ponta escolhido por Nagato para ser sua invocação defensiva, e não vejo como deve ser fácil segurar Senbons com velocidade absurda e poder de perfuração sendo ampliados por Energia Natural.

Spoiler :

Jikūkan Ninjutsu

Essa é a parte mais interessante de se falar, veja que como mostrado na cena do Crustáceo, Pain literalmente invocou o animal na frente de Jiraiya, que estava à mais de 10 metros de distância dele.

Spoiler :

Chikushōdō tem uma habilidade exótica que permite você utilizar Hiraishin em suas invocações, você já pensou no quão apelão isso pode ser? Basicamente ele pode invocar 3 invocações simultaneamente ao seu redor (ele já manteve 3 invocações ao mesmo tempo e sabemos que é possível invocar mais de uma invocação por vez, como Shima fez), você estaria cercado por invocações do mais alto nível do mangá sendo invocadas como se fosse um Hiraishin na sua frente.

Ele pode invocar um Pterodáctilo fazendo mergulho aéreo na sua frente, do nada, você sequer entenderia o que aconteceu. Isto é, porque eu falei "na sua frente", mas vimos contra Jiraiya que ele invoca aonde quiser, e inclusive invocou o Pterodáctilo em cima do Jiraiya.

Portanto ele pode invocar nas suas costas. E digo mais, ele não só pode fazer isso com o pássaro gigante, como ele JÁ FEZ:

Spoiler :

Invocações e suas Habilidades

Cerberus é uma invocação de altíssimo nível, multi-funcional e que provavelmente carrega o título de melhor invocação de Naruto, sendo muito poderosa e versátil.

→ É uma invocação perfeita contra alvos grandes, coloque Hachibi contra ele em ringue, o polvo seria estuprado, os cães morderiam todos seus tentáculos e desmembrariam ele, comeriam esse bicho vivo. A única besta com cauda que é capaz de vencê-lo é a Kurama. Se tiver dúvidas, basta entender que ele estava a ponto de vencer o Trio Gama, sendo que Gamabunta é o Sapo Chefe (mais forte) enquanto que Gamaken é o mais habilidoso em Taijutsu.

Spoiler :

→ É uma invocação muito boa para desgastar seu oponente e sobrecarregar ele. Veja que sem conhecimento, é extremamente provável que seu inimigo gastará quantidades massivas de Chakra tentando derrotá-lo, de forma com que seu Chakra se esvai muito mais rápido. Se tiver alguma dúvida disso, basta notar que Naruto utilizou o Rasen Shuriken (alto custo de Chakra) contra o mesmo, e estava disposto a gastar mais caso Nagato não contasse o segredo.

Capítulo 549, página 16 :

Lutar contra vários cães de uma vez também iria desgastá-lo bastante, sendo que o próprio cão sozinho é significado de você ter que lidar com várias invocações de uma vez, eles vão crescendo a cada segundo da batalha, chegará uma hora que você não terá como lutar com tantos inimigos fortes assim e irá ceder, assim sendo devorado pelo pitbull.

→ É uma invocação muito útil defensivamente, por ser imortal, isso permite que o usuário invoque-o na sua frente para fazê-lo absorver todo dano e sair ileso, inclusive ajudando na multiplicação dele.
Além de claro, poder entrar no cão e ser protegido pela resistência colossal do bicho e paredes de carne do animal para amortecer o dano no caso de qualquer impacto.

→ Ela é muito útil ofensivamente, até no patamar de Kage Alto, ela vai oferecer grandes problemas para a maioria daquele ranking. Veja que até mesmo Naruto KM1 tinha problemas com aquele ser, você duvida do que digo?

Crustáceo é uma invocação principalmente muito útil porque ela é capaz de lutar em ambiente aquático, e por ter uma carapaça, também é uma invocação bem durável, pelo menos acima do intermediário de resistência das Kuchiyose de Pain, que é acima do Touro Gigante que se defende somente com sua carne e pele, sendo que já provei a resistência desse monstro.

Mesmo não sendo seu poder principal, é sempre bom ter meios de lutar em ambiente aquático, Deidara tendo peixes de argila para derrotar o Sanbi é um bom exemplo disso.

Spoiler :

Também é uma técnica muito útil para restrição de movimentos, já que preenche o campo de batalha com uma espuma restritora de movimentos; para lutar contra usuários de Katon e Sapos, essa técnica é especialmente útil, já que Suiton > Katon e Espuma > Óleo! Por fim, também sabemos que isso pode ocultar o molusco debaixo da espuma para aumentar a eficiência do teleporte via Kuchiyose.

Centopeia ao contrário do que muitos pensam, é uma invocação de alta utilidade, primeiramente porque é impossível Nagato ter escolhido uma invocação que seja inútil e fraca, ele sempre tentará cobrir os pontos fracos do Pain Animal com invocações, sendo elas de alto nível.

Vimos que o pássaro é uma invocação que cobre a lacuna aérea; Cerberus, Touro e Rinoceronte cobrem a lacuna terrestre; Crustáceo cobre a lacuna aquática; Panda cobre a lacuna defensiva. E a Centopeia cobre a lacuna do subsolo!

Ela permite você atacar por baixo, isso é um recurso extremamente útil contra usuários de Susanoo, sempre digo isso, até mesmo para defender o Sasuke, dizendo que suas cobras podem atacar por baixo da terra e pegar o user de Susanoo.

Nós tivemos um gosto do quão bom isso é na luta de Mifune contra Hanzou e Manda contra Gamabunta:

Spoiler :

É simplesmente banal acreditar que Nagato escolheu uma invocação que não serve para nada, então venho clarear suas mentes.

Touro e Rinocerontes são invocações de ataque feitas para finalizar seu oponente com uma poderosa chifrada e uma rápida investida. Basicamente, enxergo elas boas para atropelar tudo que vier pela frente, veja:

Spoiler :

Basicamente isso, os atributos já foram destrinchados por mim anteriormente, não quero fazer esse tópico virar um copy-paste.

O Pterodáctilo é uma invocação bem poderosa, de forma natural, vejo a invocação inferior ao Crustáceo e superior ao Touro e Rinoceronte. Contabilizando à habilidade do Pain Animal de usar “Hiraishin” nas invocações, eu vejo sendo no mesmo patamar do Crustáceo, pois tem uma facilidade em speedblitz superior.

Enfim, sua utilidade é combate aéreo e voo; dar um speedblitz ao ser teleportado; e até fazer combinações atingindo o ponto cego do oponente.

Panda Gigante é a invocação defensiva de Pain, escolhida a dedo por Nagato para ser seu escudo. Veja que ele tem uma aparência rochosa e conseguiu resistir ao Senjutsu Kebari Senbon de Jiraiya, o que isso diz sobre ele?

Sim, é um escudo extremamente durável e pode ser erguido com uma junção de palmas de Pain.

O Camaleão é uma defesa extremamente sólida, que permite que Nagato se torne intangível contra a maioria do mangá. Sabendo que ele é capaz de desaparecer da visão do oponente realmente rápido, basta ver que Naruto ficou completamente perdido perante as ações de um Nagato Edo sendo controlado:

Cap. 550, página 15 :

Também é uma ofensiva sólida, já que foi capaz de prender até mesmo Naruto KM1, isso é um K.O para grande parte do mangá:

Spoiler :

A invisibilidade é sinceramente uma das, se não a melhor ofensiva de bem. O Segundo Tsuchikage Muu está aqui para provar que ficar invisível é uma ofensiva insana, ele iria abater Ohnoki caso o mesmo não fosse avisado por Gaara:

Spoiler :

Enfim, é isso, não vejo como Pain Animal não é um Kage Médio, ele é o segundo caminho mais forte do Rinnegan, não tem a mínima razão para duvidar disso.

@Heisenberg

Obs: Esqueci da principal parte que eu queria comentar, agora tive que editar, que merda em... Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 2259519260

Última edição por Rin_ne em 15/12/2020, 22:25, editado 2 vez(es)

descriptionSeria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? EmptyRe: Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis?

more_horiz
Continua sendo solado pelo Sasori,aliás nem sei por que você citou a visão compartilhada,está analisando só o CHikushodo ou os outros paths também ?

No mais bom tópico e que o Todo poderoso,reencarnação de rikudou Nagato me perdoe mas ....

Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 25760072

descriptionSeria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? EmptyRe: Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis?

more_horiz
Comando Omega escreveu:
Continua sendo solado pelo Sasori,aliás nem sei por que você citou a visão compartilhada,está analisando só o CHikushodo ou os outros paths também ?

No mais bom tópico e que o Todo poderoso,reencarnação de rikudou Nagato me perdoe mas ....

Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 25760072

Omega, esqueceu que os animais tem visão compartilhada também?

Sim, Sasori seria humilhado Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 2259519260

more_horiz
Eu não colocaria ele acima do Kisame, Sasori e Deidara.
Acho que o Sasori com seus venenos e múltiplos ataques envenenados lidaria muito bem com os animais, principalmente por serem grandes. O ponto fraco aqui é que justamente pelo porte deles o veneno provavelmente demoraria mais pra causar efeito. Também deve ter animais resistentes a venenos. Ainda assim acho que o Sasori ganha, pois veneno não é sua limitação.

Eu revi aqui, pensei um pouco e acho que o Deidara não leva não. Retiro ele.

Kisame afastaria a maioria dos animais com a bolha, sobrando animais aquáticos pra poderem ter chances. Na água eu acredito que o Kisame é muito superior, mesmo a animais aquáticos comuns, e com a bolha se mexendo junto com ele, o Kisame acaba capturando o pain e o derrota.

more_horiz
Esqueci de abordar a velocidade do Camaleão, puta que pariu.

A movimentação dele foi capaz de chegar até Bee segundos após ele ser repelido por um Shinra Tensei de poder moderado.

more_horiz
Caramba, esse tópico ficou tão bom que parece até que é meu ! Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 2259519260

Tem 2 pontos que discordo...

1- O Taijutsu do Shurado > Chikushodo. Shurado é mais rápido, mais resistente (devido ao corpo robotizado), tem uma força física amplamente superior (digna de ser comparada a de um usuário de SM), tem 6 braços, visão 360º e ainda pode deslocar seus membros os transformando em propulsores. 

2- Chikushodo não é o mais lento dos Pains, aquela viagem lá do Chikushodo ficando perdido diante do RasenShuriken é um claro furo de roteiro. Ele sequer tenta sair do lugar, fica parado desnorteado sem saber o que fazer. Se ele pelo menos tivesse tentado fugir e não conseguido, ai sim poderíamos supor que ele é o mais lento, mas nem isso ocorreu, apenas ele parado sem reação. Além do mais, temos 2 versões do Chikushodo (a masculina da luta contra o Jiraya e a feminina da invasão a Konoha). Mesmo que eventualmente a Chikushodo 2 seja mais lenta, o 1º Pain utilizado para esse caminho pareceu ser tão rápido quanto os demais (a exceção do Tendo e Asura que tem outros meios de upar a velocidade).

Não sei dizer se ele é superior ao Kisame, acredito que não. Estamos falando de um monstro de chakra que absorve chakra, pode se fundir a sua espada, ter total controle campal com o Baku Suishoha, invoca um tubarão imenso devorador de chakra, te prende numa cúpula gigante e pode invocar mil tubarões. Sem contar os feitos em resistência física e técnicas secundárias. Diria que o Chikushodo é mais complexo e imprevisível, porém o Kisame é mais letal e difícil de ser derrotado.

Mas sim, acho que o Chikushodo tem plenas condições de atingir o patamar de Kage Médio. Eu colocaria o Chikushodo isoladamente no mesmo patamar do Deidara, Sasori e Kakuzu (como Kage Médio), acima de Konan, Hidan e Zetsu.

Me pergunto se o Chikushodo invocar o Gedo Mazo, tal como o Tendo.

E também não acho que o Nagato tenha usado o camaleão para se deslocar até atrás do Bee. O camaleão é uma Kuchiyose muito grande, seria bem difícil ele se locomover ali naquele meio e depois o Nagato ainda sair dele. Tanto que Nagato desvia do 1º ataque do Bee no modo Jin e só é pego pelo 2º, um feito claro de sua própria velocidade e não de Kuchiyoses. E meios para isso não o faltam, podendo ganhar impulso no Shinra Tensei ou uso dos propulsores de chakra do Shurado (um desses meios ele deve ter usado para se deslocar até o Bee antes que ele caísse no chão).

more_horiz
Concordo. Todos os Seis Caminhos de Pain são poderosos, mesmo que individualmente, não foi sem motivos que eles devastaram Konoha sem sequer estarem juntos. Somente ninjas de alto nível são capazes de desafiá-los em combate mano-a-mano.

Em relação ao Caminho Animal, também acredito que ele seja um dos mais poderosos da Akatsuki, mesmo o Itachi provavelmente seria forçado a usar as suas técnicas mais poderosas e desgastantes (lê-se Amaterasu e Susanoo) para vencê-lo, e se o Uchiha chega ao ponto de usar isso, é porque o inimigo é difícil.

more_horiz
Heisenberg escreveu:
Caramba, esse tópico ficou tão bom que parece até que é meu !

Você está sendo otimista de mais meu caro Dálvio.

:felizan:

Tem 2 pontos que discordo...

Eu te chamei para você concordar comigo, não discordar... Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 0WdJwZT

1- O Taijutsu do Shurado > Chikushodo. Shurado é mais rápido, mais resistente (devido ao corpo robotizado), tem uma força física amplamente superior (digna de ser comparada a de um usuário de SM), tem 6 braços, visão 360º e ainda pode deslocar seus membros os transformando em propulsores.

Verdade, eu foquei tanto na visão compartilhada e esqueci que o Shuradou é um monstro no Taijutsu e ainda tem algo que simula a visão compartilhada. Mas eu não vejo o Ningendou acima do Chikushodou, porque ele é o único que tem visão compartilhada no 1x1, que é um recurso absurdamente apelão.

Já se a visão compartilhada está disponível, ele perde para praticamente todos os Pains.

2- Chikushodo não é o mais lento dos Pains, aquela viagem lá do Chikushodo ficando perdido diante do RasenShuriken é um claro furo de roteiro. Ele sequer tenta sair do lugar, fica parado desnorteado sem saber o que fazer. Se ele pelo menos tivesse tentado fugir e não conseguido, ai sim poderíamos supor que ele é o mais lento, mas nem isso ocorreu, apenas ele parado sem reação. Além do mais, temos 2 versões do Chikushodo (a masculina da luta contra o Jiraya e a feminina da invasão a Konoha). Mesmo que eventualmente a Chikushodo 2 seja mais lenta, o 1º Pain utilizado para esse caminho pareceu ser tão rápido quanto os demais (a exceção do Tendo e Asura que tem outros meios de upar a velocidade).

Eu estava falando do próprio Ajisai e eu não creio que aquilo seja um furo de roteiro, como você sabe que ele ficou parado desnorteado? Ele poderia estar tentando fugir e recebeu uma ajudinha do Ningendou, só isso.

Mas de toda forma, praticamente todos os Pains tem feitos melhores que ele, então continua sendo o mais lento (Ajisai). O primeiro Chikushodou, eu não me lembro bem de sua velocidade.

Não sei dizer se ele é superior ao Kisame, acredito que não. Estamos falando de um monstro de chakra que absorve chakra, pode se fundir a sua espada, ter total controle campal com o Baku Suishoha, invoca um tubarão imenso devorador de chakra, te prende numa cúpula gigante e pode invocar mil tubarões. Sem contar os feitos em resistência física e técnicas secundárias. Diria que o Chikushodo é mais complexo e imprevisível, porém o Kisame é mais letal e difícil de ser derrotado.

Absorção de Chakra e Daikoudan não é nem de longe tão perigoso quanto um ser invisível que oculta Chakra. Pense bem, isso é como o Mujin Meisai de Muu, só que com táticas ainda mais absurdas, pois você pode se ocultar e deixar o próprio Cerberus desgastar e sobrecarregar seu oponente.

No pior dos casos, você pode chegar até a retaguarda de seu oponente e lhe desferir um dano fatal sem ele de ver. E como eu já provei, a velocidade com que Nagato faz isso é tão absurda, que até mesmo Naruto KM1 ficou perdido na batalha.

Para piorar, o cara tem um cão imortal que no mínimo vai consumir muito do seu Chakra e cresce até ele te derrotar. Ele consegue usar um Hiraishin com suas invocações, sendo que uma pode aparecer fazendo um mergulho aéreo em suas costas.

Dálvio, você realmente NÃO tem ideia do quão apelão isso é, o cara deita os Akatsukis com uma facilidade imensa.

Coloque Sasori no ringue contra o Pain Animal, ele vai perder o Hiruko no primeiro segundo da batalha com um pássaro lhe dando um speedblitz. Em questão de segundos após isso, vai ter um maldito camaleão nas suas costas (já que ele tem uma velocidade absurda, cruzando uma distância colossal em segundos) com o caminho atrás dele.

Coloque Deidara, ele não teria como reagir nem ao "Hiraishin" com o Pássaro, seria morto em segundos. Já o Kisame, creio que seja uma luta mais complexa de se analisar, mas nesse tópico eu quis dizer sobre NÍVEL.

Kisame vs. Chikushodou... eu ainda não tenho opinião formada, vale criar o tópico, mas eu tenho certeza que o Pain é muito mais perigoso do que o Hoshigaki, certeza mesmo.

Mas sim, acho que o Chikushodo tem plenas condições de atingir o patamar de Kage Médio. Eu colocaria o Chikushodo isoladamente no mesmo patamar do Deidara, Sasori e Kakuzu (como Kage Médio), acima de Konan, Hidan e Zetsu.

Não, ele é acima desses Akatsukis, porra dálvio, para de subestimar o Pain! Sério que você não entende o quão apelão é sofrer um ataque de 10 cachorros imortais, e aparecer um pássaro na sua retaguarda aleatoriamente? Sério que você não entende que o Cerberus sozinho já é capaz de deitar Kage Baixo?

Ele NÃO está no mesmo nível desses Deidara, Sasori e Kakuzu! Nisso estamos entrando em um nível pertencente ao Sasuke Hebi, você quer comparar esses noobs com o 2º Caminho mais forte do Rinnegan?

Kisame poderia até vencer em uma batalha direta, mas superior em nível, só aquela fanfic de SameOdori com Senshokukou que foi criada, aí sim o peixão é poderosíssimo, até mais do que no mangá. Rei do Camarote

E também não acho que o Nagato tenha usado o camaleão para se deslocar até atrás do Bee. O camaleão é uma Kuchiyose muito grande, seria bem difícil ele se locomover ali naquele meio e depois o Nagato ainda sair dele. Tanto que Nagato desvia do 1º ataque do Bee no modo Jin e só é pego pelo 2º, um feito claro de sua própria velocidade e não de Kuchiyoses. E meios para isso não o faltam, podendo ganhar impulso no Shinra Tensei ou uso dos propulsores de chakra do Shurado (um desses meios ele deve ter usado para se deslocar até o Bee antes que ele caísse no chão).

Nagato é incapaz de andar, ele é no máximo capaz de fazer movimentos mínimos, sério que você acha que ele fez aquela dança de velocidade absurda no Naruto? Sobre essas suas escolhas, eu discordo, não faria nenhum sentido Kishimoto esconder se isso fosse o caso.

Ele seria mostrado fazendo isso, simples. E caso ele tivesse feito isso, por que ele não continuou com os propulsores para continuar com mobilidade? A resposta é simples meu consagrado, é o camaleão.

more_horiz
Eu estava falando do próprio Ajisai e eu não creio que aquilo seja um furo de roteiro, como você sabe que ele ficou parado desnorteado? Ele poderia estar tentando fugir e recebeu uma ajudinha do Ningendou, só isso.

Mas de toda forma, praticamente todos os Pains tem feitos melhores que ele, então continua sendo o mais lento (Ajisai). O primeiro Chikushodou, eu não me lembro bem de sua velocidade.

Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 05

Não me pareceu que o Chikushodo estivesse tentando fugir. Eu lembrava mais dessa cena pelo anime, em que realmente o Chikushodo ficou parado sem reação. No mangá deixou brechas para outras interpretações.

Mas de qualquer forma, dá para observar que o Chikushodo estava bem no centro de ataque do RasenShuriken.  Tendo e Jigokudo estavam mais atrás (dando um intervalo um pouco maior de tempo para reação) e o Ningedo estava lateralizado. Uma vez que o RasenShuriken se expandisse, os 4 seriam acertados se não tivessem feito nada, mas quem seria acertado diretamente pela técnica seria o Chikushodo. Então mesmo que não consideremos um furo de roteiro, a posição do Chikushodo ali estava mais prejudicada se comparada aos outros 3 Pains. 

Absorção de Chakra e Daikoudan não é nem de longe tão perigoso quanto um ser invisível que oculta Chakra. Pense bem, isso é como o Mujin Meisai de Muu, só que com táticas ainda mais absurdas, pois você pode se ocultar e deixar o próprio Cerberus desgastar e sobrecarregar seu oponente.

No pior dos casos, você pode chegar até a retaguarda de seu oponente e lhe desferir um dano fatal sem ele de ver. E como eu já provei, a velocidade com que Nagato faz isso é tão absurda, que até mesmo Naruto KM1 ficou perdido na batalha.

Para piorar, o cara tem um cão imortal que no mínimo vai consumir muito do seu Chakra e cresce até ele te derrotar. Ele consegue usar um Hiraishin com suas invocações, sendo que uma pode aparecer fazendo um mergulho aéreo em suas costas.

Dálvio, você realmente NÃO tem ideia do quão apelão isso é, o cara deita os Akatsukis com uma facilidade imensa.

Coloque Sasori no ringue contra o Pain Animal, ele vai perder o Hiruko no primeiro segundo da batalha com um pássaro lhe dando um speedblitz. Em questão de segundos após isso, vai ter um maldito camaleão nas suas costas (já que ele tem uma velocidade absurda, cruzando uma distância colossal em segundos) com o caminho atrás dele.

Coloque Deidara, ele não teria como reagir nem ao "Hiraishin" com o Pássaro, seria morto em segundos. Já o Kisame, creio que seja uma luta mais complexa de se analisar, mas nesse tópico eu quis dizer sobre NÍVEL.

É meio complexo analisar isso, teria que confrontar Chikushodo com cada um deles em um tópico a parte. E também não estou analisando necessariamente o poder deles sendo confrontados mas sim diante os demais shinobis. Sasori é extremamente perigoso e versátil com Satetsu envenenado e as 100 marionetes, Deidara idem com Kibaku Nendo e Kakuzu também é bem chato de lidar devido ao Jiongu somado aos 5 elementos.

Não, ele é acima desses Akatsukis, porra dálvio, para de subestimar o Pain! Sério que você não entende o quão apelão é sofrer um ataque de 10 cachorros imortais, e aparecer um pássaro na sua retaguarda aleatoriamente? Sério que você não entende que o Cerberus sozinho já é capaz de deitar Kage Baixo?

Ele NÃO está no mesmo nível desses Deidara, Sasori e Kakuzu! Nisso estamos entrando em um nível pertencente ao Sasuke Hebi, você quer comparar esses noobs com o 2º Caminho mais forte do Rinnegan?

Kisame poderia até vencer em uma batalha direta, mas superior em nível, só aquela fanfic de SameOdori com Senshokukou que foi criada, aí sim o peixão é poderosíssimo, até mais do que no mangá. Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 4054451907

Deidara e Sasori > Sasuke Hebi. Rei do Camarote

O problema do Chikushodo é a carência de bons finalizadores, não sua ofensiva em si. Estamos analisando que ele teria que matar seu oponente com chifradas, pisadas, mordidas e bicudas.  :tendi2:

Em nível não acho ele superior ao Deidara e Sasori não, ao Kakuzu até pode ser, apesar de que acho equivalentes. Na real não tem muita diferença entre eles, Kisame, Deidara, Sasori e Kakuzu possuem praticamente o mesmo nível, pouca coisa destaca mais um em relação ao outro. Chikushodo entraria nessa suruba ai de personagens similares em nível.

Obito Jin > Obito 6 Paths > Nagato/ Pain no Rikudou > Obito 1 MS > Itachi = Tendo > Kisame >= Deidara = Chikushodo = Sasori = Kakuzu = Orochimaru (s/Edo) > Konan > Hidan = Shurado > Zetsu = Ningedo, Jigokudo, Gakido 

Nagato é incapaz de andar, ele é no máximo capaz de fazer movimentos mínimos, sério que você acha que ele fez aquela dança de velocidade absurda no Naruto? Sobre essas suas escolhas, eu discordo, não faria nenhum sentido Kishimoto esconder se isso fosse o caso.

Ele seria mostrado fazendo isso, simples. E caso ele tivesse feito isso, por que ele não continuou com os propulsores para continuar com mobilidade? A resposta é simples meu consagrado, é o camaleão.

Mas ele desviou de um golpe do Bee com Modo Jin nível 2 logo após aparecer atrás do Bee, não tem como aquilo ser um feito do camaleão. E que dança de velocidade absurda no Naruto ?

Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? 11611

Olhe essa imagem que você mesmo trouxe, o camaleão já estava ocupado segurando o Naruto e o Nagato imediatamente após repelir o Bee com o ST rapidamente se deslocou até o Naruto.

O próprio Tendo em Konoha, para se impulsionar para uso do CST e sobrevoar Konoha deve ter usado das habilidades de manipulação gravitacional proporcionadas pelo ST para tal feito.

Não é necessário que o Kishimoto frisasse que ali foi um uso do ST ou propulsores do Shurado, sendo que ambas as técnicas já foram exploradas anteriormente para tais feitos.

Nagato era incapaz de se locomover a distâncias longas, por isso precisava ser carregado, não significa que ele não tivesse meios de se deslocar em curtas distâncias, ainda mais possuindo técnicas que favorecessem tais deslocamentos.

Mas enfim, Chikushodo é um caminho de um Deus, logo deve ser classificado no mínimo nível God Baixo. :vlwflw:

more_horiz
@Heisenberg

Mas de qualquer forma, dá para observar que o Chikushodo estava bem no centro de ataque do RasenShuriken.  Tendo e Jigokudo estavam mais atrás (dando um intervalo um pouco maior de tempo para reação) e o Ningedo estava lateralizado. Uma vez que o RasenShuriken se expandisse, os 4 seriam acertados se não tivessem feito nada, mas quem seria acertado diretamente pela técnica seria o Chikushodo. Então mesmo que não consideremos um furo de roteiro, a posição do Chikushodo ali estava mais prejudicada se comparada aos outros 3 Pains.

É, faz sentido. Mas ele continua sendo o mais lento Dálvio, ele não tem feito de velocidade NENHUM.

É meio complexo analisar isso, teria que confrontar Chikushodo com cada um deles em um tópico a parte. E também não estou analisando necessariamente o poder deles sendo confrontados mas sim diante os demais shinobis. Sasori é extremamente perigoso e versátil com Satetsu envenenado e as 100 marionetes, Deidara idem com Kibaku Nendo e Kakuzu também é bem chato de lidar devido ao Jiongu somado aos 5 elementos.

Nada disso é superior as táticas de batalha do Nagato, muito menos invocações com imortalidade, que se dividem; uma habilidade de usar Hiraishin em todas as invocações; uma invocação que oculta Chakra e se torna invisível; uma invocação com um Suiton massivo que restringe movimentos; uma invocação que tem um mergulho de ar absurdo e pode atacar no ponto cego, além de saber voar; junto com uma que é capaz de atacar por baixo; e por fim duas com resistência absurda e que fazem investidas que saem atropelando tudo.

Quantos Shinobis lidam com tudo isso simultaneamente? Isso é o que o Caminho Animal é capaz de fazer, além de que como eu disse, Nagato pode teleportar as invocações para onde ele quiser, então ele pode teleportar várias invocações ao seu redor, você faz o quê?

Você tem que entender que isso é muito apelão Dálvio, é uma pressão aplicada que até Kage Médio não aguenta e tem que ceder, só o Cerberus é um Kage Baixo, o Camaleão se usado junto com o utilizador também é um Kage Baixo.

Várias técnicas do Sasori foram anuladas pelo Sasori e Sakura, independente de todas as vantagens que elas tinham, você imagina isso sendo repetido com o Pain Animal? Coloque as mesmas vantagens, adicione até MAIS VANTAGENS.

Elas são surradas, eu já não acho um absurdo ele ser um Top Kage Médio, falando sério mesmo, assim como não acho nenhum absurdo o Jiraiya ser um Kage Alto. Não vejo o Pain Animal sendo inferior à ninjas como Ohnoki e Mu.

Por mim ele poderia ser um Top K.M, sem problemas, só que você até agora não entendeu o quão apelão é fazer combos combinados, por isso o Jiraiya é absurdamente subestimado nesse fórum, ninguém entende que ele é capaz de fazer Senjutsus Triplos apelativos.

Não há comparação entre os níveis, o Pain Animal está acima da categoria intermediária, ele está na categoria alta (da Akatsuki), sendo ainda superior ao Kisame, que também fica na C.A da Akatsuki.

Deidara e Sasori > Sasuke Hebi.

O mangá, o Deidara e o Databook discordam de você.  :vick:

O problema do Chikushodo é a carência de bons finalizadores, não sua ofensiva em si. Estamos analisando que ele teria que matar seu oponente com chifradas, pisadas, mordidas e bicudas

Sério? Parece que você esqueceu do Kokushin, então vamos lá, nunca pensei que diria isso, mas você está realmente subestimando o Nagato :joia:

Kokushin:

Spoiler :

A chifrada:

Spoiler :

A bicuda:

Spoiler :

A mordida:

Spoiler :

Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? ActiveWaryHumpbackwhale-small

Em nível não acho ele superior ao Deidara e Sasori não, ao Kakuzu até pode ser, apesar de que acho equivalentes. Na real não tem muita diferença entre eles, Kisame, Deidara, Sasori e Kakuzu possuem praticamente o mesmo nível, pouca coisa destaca mais um em relação ao outro. Chikushodo entraria nessa suruba ai de personagens similares em nível.
Olhe essa imagem que você mesmo trouxe, o camaleão já estava ocupado segurando o Naruto e o Nagato imediatamente após repelir o Bee com o ST rapidamente se deslocou até o Naruto.

Obito Jin > Obito 6 Paths > Nagato/ Pain no Rikudou > Obito 1 MS > Itachi = Tendo > Kisame >= Deidara = Chikushodo = Sasori = Kakuzu = Orochimaru (s/Edo) > Konan > Hidan = Shurado > Zetsu = Ningedo, Jigokudo, Gakido

Olha só Heisenberg, sério que vou ter que tomar seu lugar para defender o Nagato?

Seria o Chikushōdō um Kage Médio, sendo um dos mais fortes Akatsukis? Tenor

Mas ele desviou de um golpe do Bee com Modo Jin nível 2 logo após aparecer atrás do Bee, não tem como aquilo ser um feito do camaleão.

Desviar é justamente um movimento mínimo, e ele não desviou de nada cara, oras. No Databook é dito que Nagato é incapaz de andar e no mangá, idem. Como você quer negar essa informação?

Continua sendo movimento mínimo, ele precisou da ajuda de Itachi para chegar ao campo de batalha mas andou tudo aquilo? Se Nagato precisava do Itachi para lhe carregar, como ele vai percorrer mais de 30 metros assim? Isso foi a velocidade do camaleão cara.

Spoiler :

Então explique o camaleão estando naquele exato local segundos depois, sem que Nagato tenha invocado ele ali?

O próprio Tendo em Konoha, para se impulsionar para uso do CST e sobrevoar Konoha deve ter usado das habilidades de manipulação gravitacional proporcionadas pelo ST para tal feito.

Não, o Rinnegan te dá habilidade de manipulação gravitacional, ele simplesmente fez o mesmo que Ohnoki, reduziu a gravidade ao seu redor para ser capaz de voar, que correlação isso há com o Shinra Tensei?

Kabuto sequer conhecia essa habilidade, se fosse assim ele sequer iria invocar o pássaro ali.

Nagato era incapaz de se locomover a distâncias longas, por isso precisava ser carregado, não significa que ele não tivesse meios de se deslocar em curtas distâncias, ainda mais possuindo técnicas que favorecessem tais deslocamentos.

Mais de 20m não é uma longa-distância? :deus:

more_horiz
Concordo com quase tudo, menos o escalamento cruzado entre Nagato/Obito e Seis Caminhos. Primeiro, o Nagato, mesmo Edo, é muito mais forte e mais rápido em ataque que os Paths separados (isso foi até afirmado pelo Naruto), idem pro Obito, então não dá pra utilizar os feitos dos mesmos para defender o Caminho Animal comum (restringir o Naruto KM1, Kokushins super hiper mega resistentes). E também tem isso das invocações sobreviverem a um Senpo, sendo que antes, sem o gasto de chakra absurdo do Chou Shinra Tensei na questão, morreram pra um golpe desconhecido do Jiraiya. Claramente foi um senhor plot pros sapos terem utilidade em combate e tempo de tela.

Mas de resto, o Chikushodo, com seu spam de invocações, é claramente muito poderoso e difícil de lidar pra certas pessoas, principalmente os combatentes de curta distância e pessoas sem jutsus que restringem os oponentes. Por exemplo, eu vejo Deidara (Kage Médio) com mais chances de lidar com este Caminho por compatibilidade do que o Minato (Kage Alto).

more_horiz
O que as invocações fazem dentro da Cúpula @Rin_ne?

Nem em batalha, nem em nível o caminho animal está acima do Kisame, apesar de vc não ser um hater do Kisame, vc claramente não tem noção das habilidades do mesmo...

Vc deve achar que o crustáceo matara o Kisame kkkkkk

Já que vc acha que Raiton expandido em Suiton mata ele kkkkk

Um cara que absorve, resistência pica, e se regenera kkkk.

No mais concordo em tudo, esse caminho é muito Power! E vc mastigou muito bem o destrincho das habilidades do mesmo...

De fato ele é bem problemático...

Se Kishi tivesse explorado combos envolvendo esse Hiraishim improvisado, o buraco seria muito mais embaixo...

E kisame com uma simples espadada derruba quase todas as invocações, de resto elas são envolvidas na Cúpula, e mesmo que saiam elas não conseguem afetar o Kisame submerso... Em fim irmão..

Não vou nem comentar os centenas de tubarões de 6 metros dilacerando elas... Ou um Daikoudan hit Kill... Acho que é chacota...

Mas em fim, ótimo tópico !

more_horiz
Lucas Lins escreveu:
O que as invocações fazem dentro da Cúpula @Rin_ne?

Nem em batalha, nem em nível o caminho animal está acima do Kisame, apesar de vc não ser um hater do Kisame, vc claramente não tem noção das habilidades do mesmo...

Vc deve achar que o crustáceo matara o Kisame kkkkkk

Já que vc acha que Raiton expandido em Suiton mata ele kkkkk

Um cara que absorve, resistência pica, e se regenera kkkk.

No mais concordo em tudo, esse caminho é muito Power! E vc mastigou muito bem o destrincho das habilidades do mesmo...

De fato ele é bem problemático...

Se Kishi tivesse explorado combos envolvendo esse Hiraishim improvisado, o buraco seria muito mais embaixo...

E kisame com uma simples espadada derruba quase todas as invocações, de resto elas são envolvidas na Cúpula, e mesmo que saiam elas não conseguem afetar o Kisame submerso... Em fim irmão..

Não vou nem comentar os centenas de tubarões de 6 metros dilacerando elas... Ou um Daikoudan hit Kill... Acho que é chacota...

É cara, mas isso aí merece um tópico próprio, e como eu disse... é uma luta muito complexa, eu não consigo destrinchá-la em uma análise rasa como eu fiz com Deidara e Sasori, mas se criarem um tópico disso nós podemos discutir sobre ela.

Eu estava avaliando em nível, onde eu não vejo o Caminho Animal perdendo pro tubarão.

Obrigado.

:pinguim:

more_horiz
Excelente tópico, apenas estranhei o fato de não ter sido o @Heisenberg a elaborar esse tópico. Destrichou com perfeição as capacidades do Chikushōdō.

...

Agora quanto ao Chikushōdō se encaixar melhor na categória Kage Médio do que Kage Baixo, é algo complicado de se afirmar sem uma análise de modo detalhado das capacidades dos KM, porém não improvável, desde que na configuração atual da "Tabela de Níveis" o Chikushōdō já pode ser considerado superior a maioria dos KB.

Ao meu ver, o único empecilho para isso é que: grande parte dos personagens classificados na categória Kage Médio possui uma ou duas técnicas capazes de restringir, ou neutralizar o Ceberus — que talvez seja a Kushiyose de maior impacto no arsenal do Caminho Animal. Enquanto, existe uma lista um pouco menor de personagens capazes de localizar e, consequentemente, neutralizar o principal recurso defensivo do Chikushōdō da batalha: Camaleão.

Segue a lista de personagens que lidariam com essas duas Kushiyoses (de forma direta ou indireta):
. Jinton: Genkai Hakuri no Jutsu e Doton: Chō Kajūgan no Jutsu > Ceberus
Itachi (doente). Amaterasu e Totsuka > Ceberus
Gengetsu. Magen: Kijō no Rōkaku e Jōki Bōi > Visão compartilhada e camaleão
Kisame. Suiton: Dai Bakusui Shōha e Suirō Sameodori > Ceberus e Camaleão
Tendō. Chibaku Tensei, Gedō Manzō e Suiton: Ukojizai > Ceberus e Camaleão
Gaara. Sabakurō e sensor físico > Ceberus e Camaleão
Danzō. Jigō Jubaku no In > Ceberus
Sasuke (MS). Amaterasu > Ceberus
Deidara. C3, C4, Kibaku Nendō e Doton: Moguragakure > Ceberus e Camaleão
Orochimaru. sensor olfativo e venenos > Ceberus e Camaleão
Naruto (KM1) Rasenshuriken e sensor de maldade > Ceberus e Camaleão

O Caminho Animal fica muito exposto sem o Camaleão e sofreria por falta de bons finalizadores sem o Ceberus.

more_horiz
Kage Baixo é o nvl dele, e digo já esta de bom tamanho.

Mal finalizo um Jiraya Base sem poder usar as mãos com o sapo mais vagabundo de todos o Gamaken, um sapo sem Elemental.

Perde pra Kingaku, Rasa, Tsunade/Sakura, Yugito, Jiraya Base, Trio HYOGA, Ino-Shika-Cho no Kage Baixo, e nos Kage Médio não vence nenhum, a não ser que vc ache que Kage Médio capota pra invocações, ai não tem mt oque fazer.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos