Eu acho interessante o que chamam de incoerência em Boruto, mas é bom destacar que a realidade dos anime Shonen costuma fugir muito da padronização que tentam colocar para criarem um debate mais conclusivo e sólido.
Personagens que nunca tiveram velocidade destacada em certo nível, como Kakashi, vão e lá cortam Jinchurikis em manto nível 2, acompanha a velocidade deles, sendo que nenhuma explicação clara é feita, apesar de podermos supor algumas, como treinamento. Kakashi foi derrotado pelo Zabuza no curto alcance, não demonstrou nenhuma velocidade acima do Itachi nas vezes que o enfrentou, mas vai lá e acompanha criaturas com chakra gigantesco.
Outro exemplo, Guy e Kakashi resistiram ao golpe de cauda deles, de onde surgiu essa resistência? Sakura tomou uma e sofreu tanto que parecia que ia morrer.
Madara cego dando blitz em usuário de Modo Sennin... Tsunade dando Blitz no clone do Madara... Que coerência tem nisso? Eles foram citados como fortes, não como o Flash.
Kamui teletransporta uma parte de uma invocação momentos antes dela ser invocada, que velocidade é essa? Treinamento costuma fazer milagre... Reservas de chakra que o diga.
Kurama lidando com várias Bijuu ao mesmo tempo, às Bijuu não causando explosões de BijuuDama como o Hachibi fez contra o time Taka...
Pain segurando soco do Jiraiya Modo Sennin e ao mesmo tempo não conseguindo se manter contra chutes do Naruto; Kurama com metade de chakra dando mais trabalho que Biju com poder completo; Sasori perdendo pra uma velha e uma garota, sendo que supostamente tinha capacidade deitar Jinchurikis/Bijuu; Kisame, em pleno mar, perdendo pro Guy, sendo que já mostrou capacidade de derrotar Jinchurikis; e por aí vai...
Quanto ao olho, Madara já usou Susano sem os dois, não é de estranhar que o Sasuke ainda tenha todos seus jutsus oculares, embora o teletransporte deva ficar no esquecimento e o Sasuke pare de aparecer como táxi e saco de pancada.
Enfim, só queria destacar que cobrança de suposta coerência baseada no que acham devido a suposição de feitos e ditos, não parece-me razoável. O autor faz o que quer, Fairy Tail é um grande exemplo disso, Bleach é outro.
Se forem bater em mim, não batam com força, não sou masoquista como posso ter parecido com este comentário