@Moriarty escreveu:
Só pelo fato do Tobirama ter sido um dos gerenciadores da organização da vila já o coloca uns níveis acima do Minato e da Tsuande. Simplesmente não tem como um sujeito como Tobirama ser o pior Hokage. Tobirama é um candidato a disputar ser o melhor Hokage. Acho.
O maior problema de estar dentro de discussões sobre animes e mangás é o fato de que sempre tem a galerinha emocional que é incapaz de se desvencilhar ao menos uma vez do seu sentimento ( positivo ou negativo ) pelos personagens. Melhor dizendo, quase em qualquer assunto acontece isso. O diferencial da obra Naruto é que ela envolve um tanto de emoções sobre amor, ódio, superação, política, filosofia, trabalho, guerra, sacrifício, paz e outras infinidades. As correntes que entram em conexão aos seus fãs são tão profundas que em pleno 2021, anos depois da finalização da obra ainda existem adeptos com energia suficientemente apta a projetar defesas em seus amados personagens, com mais intensidade do que qualquer anime ou mangá.
A única coisa que lembro que pode negativar a estadia do Tobirama como Hokage é o preconceito contra Uchiha. Um preconceito que na realidade não é traumático e fantasioso, mas sim explicativo: a característica problemática na mente Uchiha e o contexto da época. Os Uchiha são como os Pit Bull, possuem um comportamento normalmente predestinados a serem emocionalmente extrapolantes. Mas isso não é uma regra sem exceção, existem Uchiha e Pit Bull que são amistosos, mansos. Ter um pé atrás frente a esse clã não é um erro mas sim uma defesa prévia. Tenho certeza que ninguém nas ruas teria zero preocupação diante de um Pit Bull. Os alemães e austríacos tentem a serem invejosos, frios e silenciosos por estarem atrelados a cultura de sua nação e continente assim como brasileiros possuem tendências a serem abertos e festeiros. Características podem ser um resultado cultural ou genético e ser atento ao que pode acontecer em relação as más características, isto é, o que os maus comportamentos podem desencadear, não é escorregar em preconceito, é conhecimento. É ser precavido. O erro do Tobirama foi ter se conectado demais ao conflito e não ter dado espaço para os Uchiha.
O que pode agravar a situação do Tobirama é que os seus estudos sobre a natureza Uchiha foram após a batalha do Vale do Fim. Através do corpo do Madara ele justificaria seus ideais por meio de algo concreto. Deste modo, a dificuldade que Tobirama proporcionou para a nomeação de Madara como Hokage foi futuramente um dos indicativos da separação e distanciamento do personagem. Ele se tornou vingativo e com grande poder, ameaçou a todos. O tropeço do Tobirama foi imenso, talvez. Foi justamente contra o personagem mais maluco do mangá e, por esse erro ser expressivo muitos pegam no pé dele. Fico pensando se o Tobirama seria o único a se posicionar desta forma naquela situação. Será que algum outro personagem teria abraçado o Madara mesmo diante de tantos ocorridos?
Tobirama fez o que tinha que ser feito no que acreditava. Dentro de seu contexto ( conflito entre clãs ) e dentro de sua personalidade calculista. Mesmo acreditando ter feito o melhor em seu trabalho, ele tropeçou, porque assim como todos da obra, Tobirama é um ser humano. Até os deuses de Naruto fazem doideras. Curiosamente o Tobirama é um dos modelos mais próximos do capricho, pois ele dentro de seu entendimento, fez o melhor que podia, em pouco tempo, sem muitos gastos, com todas as ferramentas que possuía.
Check:
O Madara fez besteira enquanto vivo e depois de morto.
O Tobirama foi uma influência em administração, invenção e filosofia de liderança como símbolo de Hokage na Vila. Cometeu erros assim como Tsunade, Kakashi, Hiruzen e outros. Todas as suas invenções serviram de grande impacto no mundo ninja. Todo mundo que obedeceu o Tobirama se deu bem. Apenas personagens com personalidades distorcidas tiveram ousadia de entregar uma avaliação negativa sobre o Tobirama. O que seria do personagem principal da obra se não existisse o KG, e seu pai tivesse falhado em seu último combate por não ser possuidor do Hiraishin. O que seria da vila se o Tobirama não tivesse depositado amor nela ao gerenciá la. Konoha provavelmente seria uma Venezuela. Algumas pessoas observam seus erros mas por algum motivo rs, desconhecido rs, se esquecem de apresentar os seus acertos. Vai que até eles não os têm por conhecer: Ele foi o principal responsável pelo estabelecimento do sistema organizacional de Konoha. Ele decretou inúmeras organizações como a Academia, a Anbu, o Exame Chūnin e a Polícia Militar de Konoha, o último dos quais ele criou como um sinal de confiança para com os Uchiha que formavam a maioria da organização. Ele e o Segundo Raikage se reuniram para formar uma aliança formal entre Kumogakure e Konohagakure, em outras palavras, era visionário do que o trabalho em conjunto e tratados podiam oferecer ao progresso do sistema. União.
De acordo com Obito, a criação da Polícia de Konoha foi uma maneira de distanciar os Uchiha dos assuntos mais altos do clã. Há uma probabilidade do pensamento de Obito ter sido influenciado no seu encontro com Madara. Eu afirmaria que a história da humanidade é similar ao mundo ninja:
Existe um erro primário e esse resulta e um mundo caótico. Com um sistema ministrado pela imperfeição, aos mesmo tempo que existe a vontade de encontrar a paz e harmonia, também existe a natureza suja do ser humano. Se Adão e Eva não tivessem pecado não estaríamos aqui pra provar o gostinho do inferno nesse mundo ou melhor, se o primeiro anjo a pecar não tivesse dado lugar ao pecado em seu coração não haveria a queda de Adão e Eva. Assim como se o Indra não tivesse originado a maldição do ódio não teria existido o conflito entre Senju e Uchiha. Não teria existido o montante de morte e carnificina que a guerra, discórdia, ciúme e separação tiveram como frutos. Mas claro, alguns aí, com total segurança rs, irão credenciar o maior erro ao Tobirama. Talvez o Tobirama também seja o bicho papão que atormenta criancinhas. rs
Pergunta: O que seria da vila sem a interferência do Tobirama?
2 Pergunta: O que seria da vila se Madara tivesse sido nomeado Hokage?
Sei lá mano rs, as vezes até eu tenho receio de voltar a comentar nessa área, grandes conflitos e lembranças :D
Não posso falar pelos outros, mas eu reconheço que ele teve os seus acertos.
Sobre as perguntas no final do post:
1 - Difícil dizer.Ele fez coisas boas e ruins.
2 - Com o Madara na liderança, Konoha muito provavelmente teria sido mais imperialista.
@Rin. escreveu:
Os caras acham errado que Tobirama tenha feito prevenções contra um clã amaldiçoado por um ciclo de ódio, sim... ódio, as vezes eu me pergunto o que passa na cabeça do pessoal. Estamos falando de um clã descendente de Indra, que por acaso ERA IMENSAMENTE GANANCIOSO, a posição deles como polícia era privilegiada, mas eles podiam querer AINDA MAIS (te lembra algo sobre Indra e Ashura?). Tobirama tendo isso em mente resolveu tentar prevenir uma futura e hipotética destruição de Konohagakure.
Vocês consideram isso... errado? O raciocíonio do pessoal aqui do fórum vem me surpreendendo atualmente.
Outra coisa, o Edo Tensei também SALVOU O MUNDO, só para não esquecerem. Hiruzen simplesmente foi incapaz de proteger um Kinjutsu de tal calibre, isso é falha do Tobirama? Vocês queriam que ele fizesse o quê? Queimasse a fórmula do Edo Tensei sendo que Konoha podia tirar proveito disso em situações futuras hipoteticamente?
Os haters do Tobirama não cansam de passar vergonha, pelo amor de deus.
Não é uma questão de ser hater.Você tá levando isso muito à sério.
Apesar de ter sido usado para trazer de volta os Hokages, o Edo Tensei quase destruiu o mundo.
@SenjuIchizoku escreveu:
Okay, vou apresentar meu argumento em defesa dele nessas duas citações.
Me diga uma coisa, o cara que inventou a pólvora deve ser culpado por todas as mortes que acontecem por arma de fogo hoje em dia?
Na humilde opinião, não.
Da mesma forma, não se deve imputar ao Nidaime as mortes cometidas por outras pessoas com seus jutsu, seja Kage Bunshin, Hiraishin ou Edo Tensei.
Veja, criar um jutsu não é algo bom ou ruim, tudo depende pra que propósito é usado. O mesmo discurso se aplica quando alguém é assassinado por arma de fogo, "pq se não tivesse a arma", senão tivesse seria com faça, senão tiver faca vai na paulada, se não tiver porrete vão no braço msm. É assim que a humanidade é, infelizmente.
Konoha ia ser destruída de qualquer forma enquanto Hiruzen lutava com Orochimaru, mesmo sem Edo Tensei. A Quarta Guerra iria acontecer, com ou sem o jutsu.
Mas, senão fosse pelos Edos Hokages, a Aliança estaria perdida.
Sobre os Uchihas, Tobirama deu várias honrarias a eles, são o único clã a ter uma organização só deles e um dos poucos Clãs Nobres de Konoha.
O Nidaime foi mal interpretado, veja, não é lógico que organização que lida com bandidos tenham sua base na cadeia? Orochimaru até fala o absurdo: "Foram jogados pro subúrbio da Vila".
Que conversa é essa? Existe alguma área específica que o clã deveria ficar? Aonde, no centro da vila? Isso seria justo com todos os outros clãs?
Uchihas possuíam uma grande propriedade, passa um rio por ela e tinham um Santuário.
Você pareceu concordar com o Fato de Itachi e Tobirama odeiam Uchihas, isso é uma invenção de fanbase.
Nenhum dos dois odiava qualquer um com sobrenome Uchiha, a questão não era essa e sim a ideologia. Tobirama tinha um Uchiha em seu time pessoal e ele próprio afirmou que não odiava o Clã em si, fora que desde criança ele discordava de como os clãs se enfrentavam por motivos fúteis, propondo uma possível aliança. E Itachi era orgulhoso de seu clã e tentou o máximo possível não manchar o nome Uchiha.
Kishimoto aproveitou quando os Edo Hokages surgiram pra explicar muita coisa, inclusive limpou a barra do Nidaime.
Na guerra, ele foi colocado como "Sábio da Narrativa", explicando a mecânica de várias técnicas e inclusive sobre os Uchihas e seus feitos passados.
Vejamos os fatos:
- Uchihas entendem mal o medo de um novo "Madara" aparecer, sendo que esse fenômeno aconteceu mais DUAS vezes, com Obito e Sasuke, ambos tentaram destruir Konoha.
- Uchihas se sentem mal por morarem no "subúrbio".
- Uchihas são mal vistos por serem Polícias. Oras, o que o Nidaime tem haver com isso? Se eles estavam sendo mal vistos era por atos deles próprio.
Até aí tudo bem, Uchihas viviam em Konoha, podemos dizer que tinham bons laços com Konoha, visto que o nome do Sasuke é uma homenagem ao pai do Hiruzen que viveu na época dos irmãos Hokages.
Mas aí "Madara" apareceu:
- Uchihas de Konoha são acusados injustamente, mais ou menos né, já que de fato foi um Uchiha, e eles eram a única possibilidade.
- Uchihas reagem a isso e ressuscitam mágoas do passado, com um Golpe de Estado.
Aí a merda fedeu, pq se eles planejaram um atentado rápido e furtivo contra o alto escalão, já era, não ia ser nenhuma supresa.
Uchihas vs Todos os Clãs e membros de Konoha, qual o resultado? Simples, o clã sendo morto da mesma forma.
E além disso, isso seria visto como sinal de fraqueza pelas outras vilas o que poderia gerar uma nova guerra.
Por estas razões, até mesmo Hashirama elogiou Itachi.
Enfim, tem mais coisa pra ser dita, mas vamos ao poucos.
Entendo o seu ponto de vista, mas acho que quando se cria um jutsu ou qualquer outra coisa para fins militares, deve-se ter a consciência do que isso pode resultar.