Masked escreveu:Mas não existe motivo para essa suposição. Essas kuchiyoses são controladas por Nagato tal como os demais corpos humanos, note que em nenhum momento na obra o invocador (Chikushōdō) comunicou-se com elas a fim de dar uma determinada ordem. Ao contrário das demais invocações, as do Rinnegan possuem sinergia e sincronização de movimentos tão bem executadas com o seu invocador que a única alternativa é assumir que a consciência por trás delas é a mesma, tal como ocorre com a formação de corpos humanos.
Eu entendo que ao reanimar corpos, suas reações mais primitivas se mantém, isso é retratado na ficção a rodo, como por exemplo os zumbis, etc.
Enfim, a minha colocação aqui é que, em condições de combate normais (Nagato não sendo controlado por Kabuto), o invocador poderia executar a divisão do Zōfuku Kuchiyose do Cerberus para se livrar do Amaterasu, deixando as partes atingidas para trás, ao contrário do que aconteceu no mangá, tal qual fez o Jūbi, por exemplo.
Na verdade, nenhuma Kuchiyose precisava receber ordens verbais. Corvos do Itachi, tubarões do Kisame e cobras comuns do Orochimaru são belos exemplos. E todas elas possuem uma grande sincronia com o seu portador naturalmente, que talvez treinem sua sincronia em Offscream.
Pra controlar um ser vivo não é necessário que ele seja um corpo inanimado sem consciência. Temos vários exemplos, até o Shintenshin que faz isso enviando energia espiritual da consciência até o alvo e adentrando a sua mente, mas a pessoa continua viva e pode expulsar você de dentro da mente dela caso tenha força.
O controle do Rinnegan já aproximou-se desse conceito quando controlou os Jinchuurikis e o Naruto conseguiu se comunicar com a consciência interna do Son Goku.
Spoiler :
Animais são mais fáceis de terem sua consciência subjugada e controlada por terceiros sem oferecer resistência ou rebelião. Encaro que as invocações eram controladas pela vontade do Nagato mas não eram mortas, isso foi o que o mangá deu a entender.
E sobre o Cerberus não ter se livrado do Amaterasu por estar sendo controlado pelo Kabuto, eu discordo porque os edos tenseis simplesmente obedeciam a vontade do Kabuto em um modo automático onde lutavam da mesma forma que lutavam em vida.