Por falta de tempo e outros motivos pessoais eu deixei de ser um usuário ativo deste fórum, porém acabei conseguindo um tempinho agora e aproveitei para dar uma espiada na categoria e acabei me deparando com várias discussões envolvendo o Byakugō e o Jūken, no entanto, eu notei que há certa dificuldade em compreender como as técnicas funcionam, por isso decidi criar esse tópico, então vamos lá:
Jūken
A priori o Jūken é um estilo de taijutsu em que o usuário envia chakra para o
Sistema de Circulação de Chakra (
Keirakukei) do adversário objetivando (
I)danificar os órgãos internos do inimigo[01] e/ou (
II) fechar seus pontos de chakra(
tenketsu)[02], mas o que é o
Sistema de Circulação de Chakra (
Keirakukei) e como ele funciona? O mangá responde:
Existem várias técnicas derivadas do Jūken, mas a que mais gera controvérsia é o Jūho Sōshiken, é uma técnica paliativa? É o ápice do controle de chakra? Uma defesa impenetrável? Uma espécie de jinton em forma de taijutsu?Vamos ver o que o databook nos diz:
Jūho Sōshiken
De acordo com a imagem acima podemos dizer que o usuário molda o chakra em suas mãos e isso aumenta a força e alcance dos golpes de seus golpes, além de proporcionar uma espécie de defesa de chakra e capacidade de absorver chakra, mas qual é o nível dessas habilidades?
DEFESANão podemos afirmar com exatidão qual é a capacidade de defesa da técnica, no entanto, podemos inferir utilizando técnicas semelhantes, ou seja, técnicas que utilizam chakra puro como forma de defesa. Dito isso é possível inferir que a defesa do Jūho Sōshiken supera a versão do Chakura Hōshutsu utilizado por Tsunade contra Madara[03], pois a quantidade de chakra concentrada nos punhos do usuário do Jūho Sōshiken é nitidamente maior, contudo a defesa é inferior ao Kikō Junbū, pois o chakra não é solidificado, ou seja, não é uma defesa sólida como o escudo de Chiyo ou o susano'o, mas sim uma espécie de manto de chakra.
ABSORÇÃO DE CHAKRAO nível da absorção de chakra do jūho é uma incógnita, porém o seu funcionamento pode esclarecer alguns pontos e como o Jūho Sōshiken funciona? Ao acertar um golpe em um ponto da rede de chakra do inimigo o usuário do jūho absorve o chakra daquela região enfraquecendo o usuário, eu diria que o funcionamento do jutsu é muito parecida com a técnica Ingestão de Chakra de Yoroi, no entanto, mais eficaz porque o usuário drena o chakra direto da rede de chakra, aliás é isso que torna a técnica uma derivação do Jūken (como especificado acima o punho suave envolve ataques a rede de chakra do usuário) e é por isso que o byakugan é necessário, afinal sem o dōjutsu não é possível visualizar a rede de chakra do inimigo, mas o que isso tudo significa? Significa que a especialidade do jutsu é absorver chakra não moldado, ou seja, não há nada que indique que o Jūho Sōshiken é capaz de anular jutsus como a Samehada ou Gakidō, supor que a Hinata absorveria um katon jogado contra ela é o mesmo que supor que Yoroi faria o mesmo. Ok, o Jūho não vai anular ninjutsus, mas vai absorver todo chakra do inimigo com um toque? Hã... não é bem assim, Kyūinjutsus (técnicas que absorvem chakra) absorvem
x quantidade de chakra em
y quantidade de tempo e nenhuma técnica demonstrou a capacidade de absorver todo chakra do inimigo tão rapidamente, a que mais se aproximou disso pelo o que eu me lembro foi a absorção de chakra do Shinju, mas mesmo a absorção da árvore divina não era instantânea:
E personagens que não são referência em chakra conseguiram sobreviver como Shikamaru, então seria a capacidade de absorção do chakra do Jūho Sōshiken superior ao Shinju, Gakidō e Samehada? Não, o próprio mangá mostra que é preciso vários golpes do jūho para que a técnica seja efetiva:
Como vimos Hinata diz claramente que utilizará o Jūho junto com 64 palmas, ou seja, ela aplicará 64 golpes do Jūho no inimigo se apenas um golpe fosse capaz de zerar a rede de chakra do inimigo não seria necessário acerta-lo 64 vezes.
CONTROLE DE CHAKRAUma técnica que requer máximo controle de chakra, caso contrário falhará? Claro que é o Jūho Sōshiken uma técnica de Rank S que exige controle de chakra igual ou até mesmo superior ao Byakugō no In! Não, essa é a descrição da técnica Chikatsu Saisei no Jutsu de Rank A:
Poderia ser também a descrição do Ōkashō de Rank C:
Isso porque qualquer técnica médica ou de super-força necessita de um controle de chakra preciso:
O que está sendo exaltado no Jūho Sōshiken é algo básico para qualquer médico, ou seja, o Jūho não exige o mesmo nível de controle de chakra do Byakugō no In, mas sim de uma técnica médica comum, então o nível de dificuldade da técnica não é S, mas sim A, B ou C.
Resumindo o Jūho em atributos temos:
• Ataque: superior ao
Jūken: Tenketsushin em alcance e poder ofensivo, mas ainda precisa das 64 palmas para ser realmente forte;
• Defesa: superior ao
Chakura Hōshutsu parcial usado por Tsunade e inferior ao
Kikō Junbū;
• Absorção de Chakra: semelhante a técnica de
Ingestão de Chakra,porém mis eficaz;
• Controle de Chakra: comum para um ninja médico.
64 Palmas
Essa técnica nada mais é do que a combinação de 64 golpes simples do jūken visando bloquear os principais tenketsus do oponente limitando o fluxo de chakra do mesmo assim evitando que ele utilize ninjutsu, como foi dito anteriormente o sistema de chakra são como veias ao pressionar pontos específicos os usuário de jūken bloqueiam a passagem de chakra como o excesso de gordura pode bloquear a passagem de sangue pelas veias de um ser humano ou ainda como um nó pode impedir a passagem de água por uma mangueira ou como um cano que pode se entupido, no entanto, o sistema de chakra é desentupido automaticamente, pois o chakra se acumula no sistema de chakra e acaba pressionando os tanketsus assim os abrindo novamente, como quando o excesso de água pode romper um dique, é por isso que quem tem seus tenketsus bloqueados volta a manipular chakra normalmente. Contudo isso não é instantâneo, pois é necessário que o corpo produza e acumule chakra, mas o processo de desbloqueio pode ser acelerado se o usuário tiver uma reserva externa de chakra como Naruto fez:
É importante ressaltar que quem é atingido não se torna complemente incapaz de manifestar chakra (como mostrado na cena acima), pois o corpo humano possui 361 tenketsus e o jutsu bloqueia apenas 64.
Kaiten
É uma defesa absoluta onde o Hyūga libera chakra de todos os seus tenketsus[04], é uma técnica muito útil e pode ser usada para ataque também[05], a única desvantagem da técnica parece ser o tempo de duração. Essa técnica não gera muita controvérsia porque Hinata não é capaz de utiliza-la, mas aqui cabe o questionamento: por que Hinata não consegue utilizar Kaiten? Os requisitos para utilizar o kaiten são:
→ Byakugan para ter campo de visão de quase 360°;
→ Capacidade de expelir grandes quantidades de chakra;
→ Capacidade de expelir chakra por todos os tenketsus;
→ Capacidade de girar continuamente.
Dos requisitos acima o único que Hinata não atende é expelir chakra por todos os tenketsus, nunca foi afirmado que ela não é capaz de fazer isso, no entanto, liberar chakra por todos os 361 tenketsus é algo que necessita de treinamento especial[06] e de fato não vimos muitos ninjas com essa capacidade pelo o que eu me lembro além dos usuários de manto de chakra e susano'o os únicos que mostraram essa capacidade foram Hiashi[07], Neji[08] e Tsunade[09], então talvez Hinata seja incapaz de expelir chakra por todos os tenketsus e por isso ela não consegue realizar o kaiten.
Hakke Kūshō
É uma técnica onde o usuário comprime chakra e o atira na rede de chakra próxima aos pontos vitais do inimigo, o principal objetivo da técnica é danificar os órgãos da vítima, mas não parece ser tão eficiente, uma vez que mesmo um clone nerfado de Kisame ignorou os efeitos dessa técnica. Eu diria que as vantagens da técnica são: velocidade de execução e o fato dela ser invisível.
Ass. ???????????
Em teoria, a Hinata The Last era pra ter todas essas características acima buffadas pelo chakra Hagoromo, com prováveis adições de técnicas Hyuuga ao seu arsenal, mas na prática não vimos muito da extensão do poder dela com esse chakra.