Eu vou discordar um pouco da colocação do Heisenberg dessa vez. Eu sou mais inclinado a acreditar numa vitória da formação.
Primeiramente, em relação ao nível dos personagens:
Enquanto eu claramente vejo os Pain em nível superior ao quarteto.
Jiroubo: Sua absorção de chakra é muito inferior à de Gakidou. Seus Dotons ofensivos não vejo sendos efetivos no geral contra a formação. Embora tenha bastante força na sua forma nvl 2, a formação já enfrentou usuários de modo Sennin e foram capazes de reagir a seus ataques. Jiroubo é o primeiro a rodar assim que tentar o combate a curta distância.
Kidoumaru: Muito inteligente e mestre das armadilhas, só tem um porém, ele está lutando em Amegakure. O conhecimento do terreno também é um ponto importante, algo inclusive destacado pelo Shikamaru:
Evidentemente, esse não é o único fator apresentado na fala acima, mas não é absurdo considerar que Pain conheça muito melhor o terreno, podendo se aproveitar de possíveis esconderijos e locais vantajosos.
Mesmo que tenha conhecimento da visão compartilhada, ele não conseguiria explorar tão bem a fraqueza como fez contra o Byakugan. Fora as possíveis armadilhas, todos seus ataques são completamente anulados por Gakidou.
Sakon: Já esbocei minha visão de que embora ele seja considerado o mais forte do quarteto, em termos de habilidades práticas eu acho ele meio bucha. Certamente tem o melhor poder defensivo do quarteto com a invocação do Rashoumon, mas para isso é necessário que ambos irmãos ativem a técnica simultaneamente. Sua maior periculosidade é no combate a curta distância e visto que foi doutrinado pelas marionetes do Kakuzu não vejo apresentando grandes problemas para os Pain que possuem os Kokushin como forma de contra-ataque.
Tayuya: É sem dúvida a mais perigosa do quarteto nesse cenário devido a ser um local onde possa se esconder e aplicar genjutsu e controlar os Doki. Considerando apenas os Doki, não vejo grandes problemas para a formação. Não seria difícil desviar dos ataques físicos e as "almas" podem ser absorvidas por Gakidou. Sua melodia também acabaria entregando sua posição, então ela não poderia se esconder por muito tempo.
Individualmente o quarteto não é bom contra a formação, mas e em conjunto? O quarteto só se mostrou realmente poderoso com o selo nvl 2, coisa que os desgasta muito rapidamente, numa luta prolongada os Pain possuem vantagem. Ningendou possui uma técnica hitkill. Gakidou pode absorver rapidamente até mesmo senjutsu. Shuradou tem ataques muito poderosos para finalizar o grupo. Sakon é o único que possui uma defesa realmente efetiva e precisa dos irmãos separados, uma vez ele fora de campo as respostas defensivas do grupo cai bastante.
Agora analisando o quinteto.
Kimimaro:
Orochilherme escreveu: Fico imaginando esses Pains de curto alcance (exceto Shurado) partindo pra cima do Kimimaro sem conhecimento. Ia ser tipo o Ningendo tomando uma bicuda do Jiraiya
Não acho que a falta de conhecimento das habilidades do Kaguya vão ser tão impactantes. Rock Lee foi de encontro contra os ossos do Kaguya e sofreu danos mínimos. A cena do Gakidou tomando uma bicuda do Jiraiya citada por você de forma a inferiorizar o nível da formação na verdade demonstra o nível de resistência dos corpos ao aguentar porrada de um usuário do Modo Sennin e continuar lutando apenas tendo os olhos danificados. Os ossos de Kimimaro saltando de surpresa não faria muita coisa contra Pain.
Saliento também que o nível de controle do Kimimaro com os ossos depende do nível do juuin.
O juuin por sua vez é algo que desgasta rapidamente o usuário.
Apenas vejo Kimimaro fazendo frente a Shuradou com o selo nvl 2 e levando em conta o que Shuradou sobreviveu, creio que mesmo se fosse eventualmente empalado por ossos ainda conseguiria pelo menos arrancar um empate.
Agora sobre as técnicas mais perigosas: Sawarabi no Mai e Mugen Onsa.
Discordo aqui do Heisenberg referente à periculosidade da última dança do Kaguya. Se Shuradou pode machucar seus companheiros com Shura no Kou (o que não acho que ocorra) o Kimimaro não pode usar o Sawarabi no Mai sem matar também seus companheiros. A técnica também não é instantânea, pois em ambas situações que foram usadas seus oponentes puderam reagir e tiveram tempo de sair do alcance.
Shuradou pode arremessar seus companheiros para longe da área da técnica enquanto fogem
Pelo fato do combate por se passar em Amegakure torna-se possível também escalar os edifícios para escapar da técnica.
BitterWoman escreveu: Eis a questão, a Tayuya conseguiria capturar a formação do trio no seu genjutsu sonoro repetindo o feito do Jiraya? Eu diria que sim, mas há quem discorde.
Essa é sempre uma colocação polêmica. Eu sou um dos que discordam. Na minha visão apenas genjutsus excepcionais de altíssimo nível como o Gamarinshou são capazes de tal feito.
Citaram que os Pain não conseguem quebrar via dor, o que eu concordo, mas esse não é o único meio de quebrar genjutsu.
Eu li direito? Alguém falou em agitar seu chakra?
Os Pain no fim das contas não são nada mais que corpos controlados via receptores de chakra eu não são muito chegado nessa visão do Mugen Onsa capturando os Pain.