Yellow_Lantern escreveu: O path estava acuado no canto da sala, muito provavelmente porque estava perante uma adversária a qual seus poderes principais seriam incapazes de funcionar...Num 1x1, você chama isso de que? Eu chamo de dificuldade em combate.
[...]
[...]Enfim, seu texto ficou ótimo, mas percebi que você se exaltou em alguns pontos...Espero que isso não se torne uma batalha de egos, pois é mais saudável ler uma argumentação sem farpas.
Eu não concordo com essa narrativa, Yellow. A fraqueza que Gakidou tem contra ataques físicos é
a mesma fraqueza que os outros caminhos fora Tendou e Shuradou possuem. Jigokudou não mostrou ter medo de partir em um confronto contra ataques físicos, por exemplo e isso é válido para os outros caminhos também. Jiraiya mandou Ningendou contra Jiraiya SM, Gakidou contra Naruto SM e também Chikushodou contra Jiraiya SM. É estranho tentar sustentar essa narrativa de Gakidou passando sufoco para a mãe do Kiba sendo que é algo que nunca ocorreu. A verdade é que os caminhos já se garantem no combate a corpo a corpo e suas ações mostram isso.
Spoiler :
Existem exemplos mostrando quanto a absorção de chakra ajuda no combate a curta distância, além dessa posso cita Nagato x Bee e Sasuke x Naruto. Na verdade até Sasuke x Yoroi é um exemplo pertinente.
Toda essa narrativa é baseada no fato de Pain ter recuado do ataque e consideram isso um demérito no nível do personagem. Só que na verdade Gakidou foi atacado
de surpresa, sua reação é algo perfeitamente comum.
Enfim, eu discordo dessa narrativa de pegar algo que nunca ocorreu para diminuir um personagem. A única coisa que sabemos é que Gakidou foi atacado de surpresa e reagiu se distanciando do ataque. Você vê isso como demérito e chama de dificuldade de combate, eu vejo como mérito e acho que apenas demonstra boa reação. De qualquer forma
o fatode Gakidou não demonstrar cansaço, arranhões, machucados, roupas rasgadas ou sujeira no corpo mostra que ele não teve dificuldade ao estar frente a uma Jounin ali.
Bom, eu particularmente não concordo com essa linha de raciocínio da Bitterwoman.
Analisando essas duas imagens você consegue ver lascas ou pedaços de madeira? Significa então que Hashirama lutou contra Madara sem fazer uso do Mokuton? Eu não compartilho dessa visão. Essas cenas possuem uma intenção narrativa, que é a de mostrar que houve um grande confronto no local. Por que a luta contra os jounins passou em off? Porque a intenção era revelar o mínimo possível dos poderes do quarteto. Essa imagem cumpre a função que lhe foi dada. Deveria ter destroços de madeira na luta de Hashirama x Madara? Deveria. Assim como também deveria haver resquícios de teias e adagas do Kidoumaru, pois não há razão lógica alguma que possa se achar para ele não usar seus principais trunfos de combate. Existe uma razão para os personagens aparecerem cravejados e shurikens e kunais genéricas em vez de armas feitas do kumo nenkin e para mim a resposta não é "Kidoumaru não usou."
Essa é a minha posição e o motivo de eu considerar dessa forma. Eu não vejo problemas se você discordar da minha visão e concordar com o ponto de vista da Bitter, contanto que realmente seja sua posição de fato, não algo abraçado para defender seu ponto nessa discussão. E contanto que não venha atribuir favoritismo e seletividade de novo, pois essa minha visão acima é a mesma que tenho ao ser confrontado com outras cenas populares que costumam ser mencionadas (Pós-fight de Jiraiya x Pain, por exemplo).
Eu nunca defendi que o quarteto não tem habilidade para lutar em conjunto, eu questionei o uso de determinadas técnicas e determinadas estratégias e que existe a possibilidade de acabarem sendo prejudiciais(cortina de poeira do Jiroubo por exemplo). Isso não é algo inventado por mim, é algo que está presente no mangá.
Nenhuma das técnicas que você citou da formação do quarteto são combinações usadas em combate. A capacidade de combate em conjunto é um feito extremamente relevante e importante, por isso damos tanto crédito para os times Ino-Shika-Chou. Agora você acha certo considerar todo mundo tendo o mesmo nível de sincronia? Eu não acho, para mim os personagens devem mostrar sua capacidade nesse aspecto. Até porque isso não é algo corriqueiro, é destacado no mangá que é algo impressionante.
Isso não significa que eu considere que o quarteto vá lutar como macacos desordenados e que são incapazes de ataques coordenados, eu simplesmente acho que em questão de sincronia e combos em combate, a formação está obviamente muito a frente.
Em momento algum eu falei para não considerar lutas em off relacionada a formação, você tirou essa interpretação de algum lugar, mas não foram dos meus posts. Eu inclusive citei cenas que ocorreram em off como Gakidou e Jigokudou contra os ninjas de Konoha.
Eu não me agarro
apenas à luta contra os jounins, eu uso elas como base para defender meu ponto, pois enxergo uma constante. Já expliquei 3 vezes, mas vamos lá.
1 - O quarteto é inferior a jounins.
2 - O time genin do Shikamaru conseguiu fazer frente ao quarteto.
3 - Os membros mais poderosos do quarteto foram derrotados com relativa facilidade pelos irmãos da areia.
Não existe contradição entre esses acontecimentos. Na verdade um corrobora para fortalecer e validar o outro. Isso não é seletividade. Isso é literalmente fazer uma análise dos feitos apresentados pelos personagens em combate. Não significa que eu desconsidero as habilidades do quarteto. Eu sei que cada um deles possui habilidades perigosas, eu apenas acho que o nível deles está abaixo dos seus oponentes e que seus oponentes possuem formas de usar isso.
Novamente, lembra de Dosu e Zaku? Ambos tinham habilidades perigosas, mas o que aconteceu apenas ao Sasuke ativar o selo nível 1? Zaku foi feito de putinha e Dosu se cagou completamente. Enquanto isso os jounins mesmo cansados viram o selo amaldiçoado dos inimigos e não exitaram em lutar mesmo estando em desvantagem de 2x1. Por que existe essa diferença?
Porque o nível dos personagens importa!Meu ponto é: Da mesma forma que o selo nível 1 era muito perigoso para os trio genin do som, mas não era tão perigoso para os tokubetsu jounins, o selo nível 2 que pode parecer perigoso para outros personagens, não é tão perigoso para oponentes no nível da formação. Concorda? Ótimo. Discorda? Ok. Mas entenda o que eu defendo e não tente desmerecer meu ponto partindo para seletividade e favoritismo. Isso aborrece e empobrece a discussão.
Foi desviada com uma comparação Naruto com chakra da Kurama+1000 clones+gamabunta vs Kabuto quando nunca foi argumento entrar nesse mérito. Deu para entender qual foi o meu ponto, e se não deu, eu explano novamente. Analisando o nível que Kabuto foi colocado, tanto por ditos quanto por feitos e vendo como ele foi derrotado pelo Naruto
naquelas condições minha conclusão não é "Kabuto perdeu porque foi mais fraco" eu percebo o ocorrido e entendo que a derrota do Kabuto ocorreu por ser algo que seria extremamente impactante, como de fato foi. O resultado da luta em si foi algo mais determinado pelo roteiro. A ocasião de Pain x Konohamaru é análoga a essa, por isso mencionei. O que eu quero dizer é que essa parte do Konohamaru é a que destoa das outras, e não acho correto descartar as outras e focar somente nessa.
A propósito, antes que venha me acusar de seletividade(de novo) já deixei claro que na situação do quarteto, as ocasiões não demonstram contradição com o nível apresentado pelos personagens.
E sim, finalmente você entendeu que estou defendendo que a diferença de nível entre os personagens é muito discrepante. Como a diferença do poder de combate dos jounins. Quando tiver tempo vou até criar um tópico elaborando mais sobre isso.
Mesmo o Sasuke sendo um dos genins mais poderosos do exame chuunin, capaz de bater de frente com Gaara pré-transformação, lembra como ele foi tratado como uma criancinha por Itachi? Tudo isso simplesmente pelo abismo no nível de força?
Mas veja que Kakashi não foi tratado como criança, na verdade foi até elogiado por Itachi, que usou o MS para tirar Kakashi de combate com rapidez. Novamente, diferença de níveis.
Não sei onde você viu chilique, apenas disse que os caminhos são subestimados, como em tópicos que já vi e citei um exemplo no tópico presente. Se estivesse dando chilique não me daria ao trabalho de analisar os personagens e fundamentar toda a minha argumentação no mangá.
Sinceramente, o fato de você me tratar como um fanboy louco e descontrolado é extremamente ofensivo. Sugiro que pare os ataques direcionados a mim ou paramos a discussão. Não faz sentido algum eu gastar tempo desenvolvendo uma argumentação e trazendo passagens fundamentadas no mangá para mostrar meu ponto de vista do porque considero a formação superior para no fim que eu estou fazendo isso
unicamente por favoritismo e por estar dando chilique.
Aliás, com que base você me atribui favoritismo sendo que eu sequer ando comentando de que personagens eu gosto ou deixo de gostar? O Sasuke é um dos personagens que eu menos tenho apreço e isso não muda em nada a minha defesa sobre o nível do personagem então menos... bem menos.
Não discordo de nenhum desses exemplos e nunca discordei do fato do quarteto possuir técnicas perigosas, inclusive já os analisei individualmente e disse porque considero que a formação possa lidar com essas técnicas.
Não. Lee foi derrotado por estar lutando 3x1 e ter feito uma aposta arriscada ao usar a lotus para tentar se livrar pelo menos de 1 dos oponentes. O que o derrotou foi o próprio efeito colateral da técnica. Lee sem os pesos dançaria entre esses ninjas. Você esqueceu do Sasuke também, que eu mencionei, o qual fez Dosu se borrar de medo pelo up recebido.
Nunca disse que Shuradou iria replicar os ataques que rebateram as ondas sonoras que nem Temari, ou que é um mestre estrategista como Shikamaru, disse que ele pode replicar um ataque destruidor de larga escala que possa acertar Tayuya mesmo com ela está escondida.
Quem são os batedores do time, pois o único linha de frente de peso é o Kimimaro. Sakon e Jiroubo não oferecem grandes perigos. Shuradou também pode acertar múltiplos oponentes, já que ele pode disparar vários foguetes sem necessariamente ser em um ponto fixo. Ele pode disparar o Shura no Kou na Tayuya mesmo que não seja exatamente ele que a esteja enfrentando.
Por isso citei mais de um exemplo, os quais você ignorou, como Tayuya quebrando o Kage Mane do Shikamaru na base da força. Se não me engano um dos irmãos ouro e prata fizeram o mesmo.
É questão de patentes. Foi deixado claro que enfrentar 2 jounins estando em quatro é difícil para eles e não podem se dar ao luxo de se segurarem para não morrerem. Como seriam capazes de vencer um jounin no 1x1?
Se eu te perguntasse quem vence entre Kiba e Sakumo ou Kiba ou Fugaku você diria Kiba? Mesmo sabendo que esses ninjas pela sua patente estão num nível muito superior?
Aí novamente eu te pergunto: Onde que Jigokudou foi morto? Nenhum dos seus exemplos foram honestos.
Kakuzu poderia levantar e continuar lutando depois de ter tomado o Rasenshuriken? Não.
Os corpos empalados presos no genjutsu poderiam levantar por conta própria e continuar a lutar? Não.
Orochimaru poderia escapar do corpo de Sasuke por conta própria sem depender do Uchiha esgotar até a última gota de chakra? Não.
Nenhum desses personagens tinha condições de continuar a lutar, diferente de Jigokudou. Você pode continuar considerando uma derrota (eu também considero), mas você está tentando forçar uma narrativa de Jigokudo ter sido morto por Konohamaru sendo que depois ele tava tranquilão. O desfecho da luta foi interrompida, assim como o desfecho de Gakidou vs Tsume pois Pain retirou os corpos do campo de batalha.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como você me acusa de ter ignorado o contexto sendo que ignorou duas vezes o que eu falei, Yellow? Tá bom, eu falo uma terceira:
- Shuradou foi capaz de surpreender Jiraiya e Fukasaku.Como disse antes e você ignorou, durante a luta as invocações mostraram reagir à movimentação dos caminhos e alertar Jiraiya, nessa situação tanto Jiraiya quanto Fukasaku foram completamente surpreendidos. Certamente o Sannin já estava bem cansado, mas Fukasaku ainda mostraria capaz de reagir. Também mencionei quando Shuradou interceptou o Raikiri do Kakashi posteriormente.
Sobressair = Levar a melhor. Se não quiser mais discutir ok, a gente encerra, mas precisa fingir que eu tô tirando os argumentos da minha imaginação e não que estou trazendo páginas do mangá? Custa olhar a scan que eu trouxe do Tendou perfurando Kakashi com um kokushin? Você que elevou tanto a capacidade de blitzador do Hidan pelo fato dele ter conseguido disputar velocidade com o Kakashi vai ignorar completamente que Pain conseguiu arrancar sangue do Hatake no combate a curta distância com mais facilidade? Não vai nem considerar um bom feito ele ter acertado um usuário de sharingan com o kokushin? Vai chegar e só dizer "Ah, mas ele apelou pro ninjutsu contra a Hinata"
O que tem a ver a Hinata? Hiinata não fez absolutamente nada contra Tendou.
Naruto também não fez nada, só o fez quando estava no Modo Sennin e mesmo assim Tendou teve velocidade para reagir e bloquear o ataque.
Isso aí não conta? Óbvio que mesmo assim ele foi arremessado, pois Naruto SM é muito mais forte, mas e o fato dele reagir a velocidade da forma 6 caudas? Também não conta?
Nunca ignorei a capacidade deles lutarem em conjunto, apenas acho que a formação seria melhor nesse aspecto por motivos óbvios. Você é que está ignorando que certas técnicas não são favoráveis para usar em grupo, e enquanto eu trago o mangá para me basear, você não traz nada. Já citei um exemplo, aqui vai outro:
Pois eu acho que a formação tem melhor sincronia e nível de combate superior.
- Movimento do solo para desestabilizar que você insiste como se fosse a coisa mais incrível do mundo, sendo que já mostrei mais de uma vez como que os caminhos não seriam afetados por isso.
- Taijutsu do Jiroubo é sim muito poderoso e danificaria muito podendo até mesmo finalizar um dos caminhos, mas já deixei bem claro que os caminhos possuem velocidade suficiente para defender isso e superior Jiroubo no taijutsu com velocidade muito superior.
- Já falei sobre as nuvens de poeira. Não vai prejudicar só o Rinnegan. Eu já mostrei que a formação mostrou lidar com técnicas que criam fumaça. E você? Mostrou como o quarteto lida contra isso? Então porque devo considerar que quem seria prejudicada seria a formação?
Mas quem está sendo desonesto aqui é você. Defendou ou não que Sakura levaria blitz de Hidan?
Sakura que passou 3 anos treinando sob a tutela de um dos Sannin é mais cru que Jiroubo por qual motivo? Sendo que o treinamento dela foi feito justamente para desviar ataques? Sendo que ainda que ajudada por Chiyo, ela mostrou bons feitos de esquiva?
Ah sim, e empatar em velocidade contra o Chouji genin é um puta feito foda, né? Se para você Sakura toma blitz do Hidan, então me diga porque Jiroubo não toma blitz do Shuradou.
Eu mostro um bom feito do caminho desviando do soco do Naruto MS e você simplesmente resolve fazer ironia barata? Sendo que mostrei vários outros feitos dos paths mostrando reação aos ataques de usuários no Modo Sennin e sua resposta se resume a "Ah mas Konohamaru acertou Jigokudou".
E continuam sendo plenamente capazes de executar essas técnicas que você mencionou. Eu quero exemplos deles atacando em conjunto, combando ataques. Você quer transformar eles no time 10, mas não mostra nada que corrobere para isso.
Ataques combinados eles com certeza podem fazer. Que ataques? Quem vai fazer o que? O que eu defendo é que a formação tem um nível de combate superior, tem melhores chances de ataque e maior experiência, que por alguma razão você citou como critério para o Jiroubo, mas não menciona a superioridade gritante do Pain.
Yellow, eu não quero mais ficar estendendo a discussão porque já ficou chata e repetiviva agora. Principalmente quando os pontos citados são coisas que eu já disse antes e você ignorou. Você quer considerar que uma espada caindo com a força da gravidade tem mais força que quando alguém usa sua própria força para golpear com ela? Não tem problema. Agora você quer ignorar a scan que eu mandei mostrando o ataque triplo dos sapos e dizer que eu não estou embasando meu argumento, aí dificulta. Volte no comentário anterior. Veja a scan. Veja a destruição do solo. A área já é maiorq ue qualquer ataque para desestabilizar o solo que Jiroubo mostrou. Veja se tem algum caminho desestabilizado ali.
Não afetaria mesmo, afinal como eu disse, não tem sentido ele explodir os aliados se eles se posicionaram atrás do mesmo na formação. E eu já falei que a solução é bem simples: Basta usar a explosão em inimigos que lutam a distância como Tayuya e Kidoumaru. Novamente você ignora minha argumentação para forçar a narrativa de que estou apenas sendo fanboy.
Isso, continue distorcendo o que eu disse no meu comentário e não apresentando nenhum argumento de porque uma cortina de fumaça não seria desvantajosa para o quinteto quando eu apresentei argumentos que mostram que a formação mostrou lidar melhor quando essa estratégia foi aplicada contra ele. O problema é que toda vez que trago uma argumentação baseada no mangá você ignora.
Aqui temos Neji mencionando como ele entende mais sobre a própria fraqueza que o oponente e como isso foi usado no mangá para lhe fornecer uma vantagem:
Mas você vai ignorar isso e dizer que eu estou sendo seletivo, que estou desconsiderando as habilidades do quarteto e coisas do tipo?
Ah sim, ignorou a scan que mostrei do Shuradou novamente.
E sim, eles estão lutando em Amegakure, território inimigo que Nagato tem melhor conhecimento. Outro fator que eu ressaltei também.
O quarteto tem experiência. Ok. Participou da invasão de Konoha. Sakura também participou inclusive, e pra você a Sakura que enfrentou o Sasori é uma kunoichi crua. A diferença é que eu trago um exemplo do porque considero a formação superior e argumento baseado nisso.
Sim, ignorou a imagem sim. Pois a diferença da área é clara mesmo:
Ah, definitivamente o Kidoumaru acabaria discernindo a habilidade dos caminhos, mas o fator que eu coloquei é que ele não vai começar sabendo disso. É algo que ele vai ter que descobrir
durante a luta. Que diferença isso faz, você pergunta? Permita-me novamente responder usando o mangá:
Neste exemplo Kidoumaru quase foi finalizado pois não tinha descoberto ainda que o Neji podia expelir chakra pelo corpo todo. Esse conhecimento incompleto quase foi fatal. Lembre-se que Jiraiya quase foi pego por Ningendou da mesma forma.
Não mostraram ser superiores em tela, mostrei que apenas vantagem numérica não seria um argumento suficiente, pois o caminho mostrou lidar contra vantagem numérica.
Pois continue discordando acerca do resultado da luta, não vejo nenhum problema nisso. Você não acha que antes de fazer uma análise super aprofundada sobre eu estar apresentando favoritismo não deveria se certificar primeiro de quem são meus personagens favoritos?
Eu apenas ironizei o que você disse sobre Jiroubo, pois se desconsiderarmos os atributos físicos do adversário é possível vencer qualquer personagem na base da estratégia, inclusive Minato. Enquanto você acha que com esse combo Jiroubo é capaz de derrotar os caminhos eu continuo vendo o personagem inferior aos caminhos.
Mas agora eu acho engraçado que eu não concordo que as técnicas do quarteto serão efetivas contra inimigos superiores, mostro a limitação deles em relação ao nível de personagens enfrentados, aí você diz que eu estou depreciando os personagens porque não concorda com minha colocação, mas eu que estou usando falácia do espantalho.
Li boa parte do tópico da Sakura, inclusive essa:
A partir do momento que ele trocou golpes com Jōnin's da aldeia da folha referência em velocidade como Kakashi e inclusive assassinou um deles (Asuma Sarutobi), enquanto Sakura, bem...E postou uma imagem da Sakura sendo acertada pelo Omoi.
Agora quando eu cito os caminhos reagindo a personagens que são referência em velocidade como os usuários do Modo Sennin e comparou com Jiroubo que, bem...
Aí eu estou errado. Sou eu que estou depreciando o quarteto e usando favoritismo. Entenda que da mesma forma que você enxerga a superioridade de Hidan para a Sakura "crua" eu vejo superioridade para a formação também.
E que argumento é esse de usar achismo agora? Eu sequer sei quantos combates reais 1x1 o Jiroubo teve na vida. Agora se você me perguntar se eu acho que a Sakura do início do Shippuuden é uma melhor combatente aí eu vou dizer que acho sim. E sobre a Sakura da guerra? Ela é inferior a Jiroubo nesse quesito também?
Eu posso concordar que Sakon e Tayuya já estavam mais desgastados de suas lutas, mas esgotados acho exagero, porque esse argumento acaba sendo uma faca de dois gumes, já que eles se esgotaram lutando contra esses genins.
Eles possuem a mesma experiência que eles demonstraram no mangá, que foi um bom feito também.
Nagato percebeu imediatamente que se tratava de um genjutsu. Também é possível que um dos outros membros vá atacar sem saber dessa habilidade de controle de corpos de Pain e acabe sendo pego de surpresa achando que o oponente estava preso. Assim como aconteceu com Tayuya no mangá.
Se Shuradou não é imune às explosões a lógica é muito simples: Ele sabe usar as explosões sem se explodir. Não estou falando necessariamente de controlar a magnitude das mesmas e sim de ficar fora do alcance delas, como Deidara fazia.
O que eu tô falando não precisa ser nenhum gênio para entender: Se Shuradou usa a explosão e não se explode, os seus companheiros estando atrás do mesmo também não estariam na zona do ataque e não seriam atingidos.
Não disse que o quarteto vai se atrapalhar, citei táticas e ataques espefícos que podem atrapalhar, por exemplo: Sawarabi no Mai, teias do Kidoumaru, cortina de poeira do Jiroubo que você citou.
É possível que o combo seja aplicado, porém quanto tempo o genjutsu seguraria os corpos para o combo ser efetivo? Outra questão é que o genjutsu apanas paraliza os movimentos do corpo, mas ainda permite o usuário usar jutsus (foi assim que Shikamaru, Itachi e Sasuke escaparam), então Shuradou ainda poderia usar o Shura no Kou para explodir os inimigos a distância.
Kimimaro seria o que daria maior problema da linha de frente mesmo. Mas ataques de Shuradou como os foguetes e o Shura no Kou são a distância e podem passar através de Kimimaro, o quarteto tem chance de defender isso, com o Rashoumon, por exemplo, mas a fumaça da explosão abre brechas para os caminhos se esgueirarem por trás dos inimigos.
Eu concordo que é melhor uma argumentação apenas com o embate de ideias mesmo. A parte a respeito de favoritismo torna a discussão muito cansativa.