Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Mu de Áries vs Camus de Aquário

+6
Comando Omega
Another
L
Senhor Cobra
Jeff Albertson
Sharada
10 participantes

descriptionMu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 EmptyRe: Mu de Áries vs Camus de Aquário

more_horiz
Eu diria que o Mu é superior.

descriptionMu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 EmptyRe: Mu de Áries vs Camus de Aquário

more_horiz
@L , De fato, HYOGA, concentrando seu cosmo até chegar ao zero absoluto e superando o cosmo de seu ex-mestre, conseguiu quebrar o esquife de gelo (desvinculando o 0 absoluto do uso da execução autora) - o que prova que o esquife de gelo EMANADO POR CAMUS não tinha o zero absoluto.

Mantenho minha opinião qto ao fato de não restar provado que Camus, após a morte, conseguiu alcançar o zero absoluto -filler está liberado no tópico, mas qdo contraria o mangá canônico, o q prevalece é este último - (vc usou vários fillers aqui no tópico, vamos ver uma frase sua mbb: "Acho que deveríamos procurar outras fontes publicadas pelo Kurumada antes de recorrer ao anime".).

Fato: é nítido que o virginiano, não podendo esticar totalmente o joelho, grita de dor NA HORA DO IMPACTO DA QUEDA AO CHÃO, não restando provado que foi o joelho congelado o motivo da dor - não importa se no chão havia flores, pedrinhas ou neve.

Em relação às falas do mangá, onde há discussões sobre tais traduções*, vamos ver o q vc disse em outro forum:

"29-05-2020, 01:27 AM
Postado originalmente por lelouch Ver Post
De qualquer forma, esses diálogos são absolutamente irrelevantes para o tópico. É o famoso "ele vence por carteirada: se apegar desesperadamente a uma frase, e utilizar como argumento acima de qualquer outra coisa.
Eu te pergunto: levando em consideração todo o mangá, você acredita que Camus, Saga e Shura são os 3 cavaleiros de ouro mais poderosos?

Acho que não, é difícil aceitar um Top 3 onde Shaka fique de fora.
Saga merece estar entre os três mais fortes, mas as outras duas posições são bem discutíveis. Shaka certamente deve integrar uma delas."

* vamos ver as traduções do Shady, do grupo ssnextdimension (o Jorge Geminis faz a scans):
いかに
わたしといえども - Shaka se inclui entre os cavaleiros mais poderosos, quando se refere à Saga, Shura e Camus. - - -
いかに
わたしといえども
かつて最強といわれた
おまえたち黄金聖闘士
三人を、同時に相手に
する程、愚かではない ----------- いかに: tanto como --- わたし: yo --- いえども: incluso ---- No soy tan estúpido para enfrentarme a tres Gold Saints que una vez fueron llamados los más poderosos al igual que yo
Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 Adac5f7aff5bf6e3b835d3235571202f308793ec

Shaina sobre Shura, Saga e Deathmask: かつては
黄金聖闘士の
中でも最強を
ほこった彼らまで
敵として
甦っては・・・ Han resucitado como enemigos quienes portan el orgullo de ser los más fuertes entre los que una vez fueron Gold Saints...)

Shaina hace referencia claramente a los que "una vez fueron gold saints". Esto sumado a la imagen de los santos de oro de las antiguas guerras santas que se ven de fondo, da a entender que shaina se refiere a que dm, camus, shura y saga son los mas poderosos entre ellos (los que una vez fueron santos de oro). Asi que ahi no se incluirian a los santos de oro aun vivos.
Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 8724ec3d1871fc5e69ab4d7fa1a98935b704bae3

さすがはかつて最強を謳われた黄金聖闘士 よくぞ十二時間以内にアテナの屍を抱いて来たものよ - Pandora se refere aos cavaleiros de ouro (em geral; classe/patente): "Como era esperado dos cavaleiros de ouro, uma vez considerados os mais poderosos, trouxeram o corpo de Athena em 12 horas". (as falas em japonês, qdo estão na vertical, de baixo para cima, não contêm vírgulas - no caso em tela, não há como encaixar "uma vez considerados os mais poderosos" sem o uso de vírgulas (ficaria esquisito); a oração EXIGE as vírgulas - oração explicativa (e não restritiva)).
Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 14915531_1247166818682996_4652121535391475016_n

No mais, ditos são válidos, desde q não contrariados por fatos/feitos e, analisando-se os poderes de técnicas de ambos os confrontantes, mantenho o voto em Mu.

more_horiz
Gente, quem vê o manga de SS percebe claramente as enormes inconsistências da obra no que diz respeito a ditos.

Saga disse que Dohko e o mais forte
Shaina diz que Shaka e o mais forte
DM diz que e o mais forte
Shaka cita Saga, Camus e Shura como mais fortes.
Aiolos foi dito o mais forte.
Fora os ditos de Saga

Ditos em CDZ são oque mais existe, por isso deve-se observar os feitos.

Sobre o poder das técnicas, nem e necessário entrar no terreno da suposição, temos dados e feitos, a Aurora Execution foi usada três vezes contra Hyoga, uma ele sem estar com o sétimo, a outra ele levantou na mesma página, e a terceira ele sem armadura,

A Starlight Extinction foi usada 3 vezes, nas duas primeiras sem intenção de matar. Na primeira deixou um Prota umas 10 horas K.O, e na segunda submeteu dos cavaleiros de ouro de uma só vêz e superou suas técnicas mais poderosas juntas.
Na terceira vez foi finalmente ultilizada com intenção assassina, onde desintegrou não só Myu, como suas fadas e a Rede de Cristal.

Então sim, existe uma boa margem de diferença, quando se analisa os FEITOS das técnicas.

Áries vence sem dúvidas, mostrou melhores técnicas e melhores feitos.

Obs: Se eu fosse vocês olhava o manga, no anime nao mostra todas as habilidades de Myu, nem como foi complicado para Mu vence-lo.
Radamanthys tinha Myu como uma carta na manga, ele afirmou que o Espectro tinha poder para vencer qualquer cavaleiro de ouro.
O tipo evitava ataques na velocidade da luz com um sorriso no rosto, de fato a Stardust Revolution foi completamente inútil no espectro por que ele simplismente se livrava dela com seu Telport.
Mu teve que armar uma grande estratégia para poder vence-lo, já que o Espectro em determinado momento ia conseguindo inultilizar o Telport do carneiro.

more_horiz
@Jeff Albertson
É sério que você foi vasculhar o MBB pra encontrar postagens minhas? Você deve ser o Cleber.
Olha o contexto, este tópico está liberando fillers, então posso me valer deste expediente a bel prazer. Além do mais, o uso de imagens do anime foi usado para corroborar uma interpretação que tenho do mangá clássico, então não faz diferença nenhuma pra mim o que está nos fillers.

Novamente, veja o contexto. A resposta que eu dei ao Lelouch é OPINATIVA (e eu já disse a mesma coisa em outros fóruns). Eu acho que o Shaka é um dos mais fortes, mas sempre dou prioridade ao que está na obra em detrimento da minha opinião.

Seu argumento do joelho do Shaka já foi respondido e nem faz sentido. Qualquer salto humano é aterrissado com os joelhos dobrados para amortecer impacto, ninguém cai no chão com o joelho totalmente esticado (a menos que o faça de forma voluntária).

Por gentileza, me passa o link dessas traduções, antes de mais nada.

more_horiz
Preguiça do caralho de argumentar. Pra mim são níveis parecidíssimos, um dos confrontos mais igualitários entre dourados. Vejo uma ligeira vantagem pro Mu por conta da Extinção Estelar, que pela prerrogativa da técnica pode superar uma Execução Aurora com ou sem Zero Absoluto.

Só um ponto sobre o choque das Exclamações de Athena:
De um lado tem um monstro (Saga), um fortíssimo (Camus) e um bucha (Shura). Do outro tem um fortíssimo (Mu), um mela cueca (Aiolia) e um bucha (Milo).

more_horiz
@L, Sim, vasculhei suas postagens e encontrei contradições nelas; ou seja, nem mesmo você acredita que Camus esteja entre os 3 cavaleiros de ouro mais fortes, tornando-se desnecessária a discussão sobre os ditos controversos (Os links das traduções do Shady, se ainda existirem na internet - muitos sites deixam de existir -, vc também pode encontrá-los, bastando jogar algumas palavras das frases no google).

Como eu mencionei anteriormente, os fillers estão liberados, desde que não contrariem a obra canônica. Na obra canônica, nós tivemos a cena da luta da tríade contra Shaka, onde, em momento algum, é mencionado o "zero absoluto". Mangá > filler.

Quanto à sua interpretação, em nada muda a minha opinião (boa sorte tentando convencer os demais usuários do forum); Shaka gritou de dor no momento em que se chocou com o solo - ainda que nele houvesse florezinhas - por estar impedido de movimentar o joelho (em razão de parte de sua armadura estar congelada), seja pra esticá-lo ou dobrá-lo (pode escolher), a fim de amortecer a queda.

Continuo com meu voto no Mu de Áries, analisando-se as técnicas e as lutas de ambos na obra.

more_horiz
Execução Aurora

Extinção Estelar

more_horiz
Jeff Albertson escreveu:
Como eu mencionei anteriormente, os fillers estão liberados, desde que não contrariem a obra canônica. Na obra canônica, nós tivemos a cena da luta da tríade contra Shaka, onde, em momento algum, é mencionado o "zero absoluto". Mangá > filler.

Se filler fosse igual ao mangá, ele não seria chamado de filler.
O ônus de apresentar a fonte das traduções é seu, eu não farei isso pra você.
Eu não disse que Camus estaria fora do top3, apenas sugeri que Saga e Shaka estariam entre os três mais fortes.

Até mais ver.

more_horiz
Está permitido utilizar-se de filler para corrobar sua afirmativa.

Portanto, se fossem se confrontar diretamente o impasse é mais do que certo. Extinção Estelar é um finalizador e tanto, e iria por engolir à Execução Aurora, ou será que a técnica de Camus iria congelar a de Mu como se diz capaz - O Zero Absoluto que congela tudo!

De toda forma, Mu me parece mais interessante pela aplicabilidade de um teleporte e posteriormente à Rede de Cristal e por fim, Extinção Estelar. Diferente de Camus que não dispõe de uma defesa quase instantânea e capaz como à Muralha de Cristal, enquanto o Esquife de Gelo precisa de algum tempo, algo difícil de ser preparado enquanto se enfrenta alguém do mesmo nível.

more_horiz
Como eu mencionei anteriormente, filler é válido, mas qdo contraria algo ocorrido no mangá canônico, o que deve prevalecer é este último.

O site onde o Shady traduz as passagens em questão já não mais existe, tornando-se uma "PROVA DIABÓLICA" a exigência da postagem dos links já não mais existentes -ainda mais que as páginas não estão devidamente arquivadas: https://web.archive.org/web/20160827083433/http://www.mcanime.net/foro/viewforum.php?f=8&sid=a3f3336801ca07d7947936013852bf28 (quem é fã de Saint Seiya e sempre vasculhou as páginas da internet sobre a obra, deve conhecer e se lembrar de tal página).

O que importa é que as páginas originais, com os ditos em japonês, estão à disposição de qualquer um (já que a questão controvertida é justamente a divergência da traduções acerca das mesmas), para constatar se as traduções estariam corretas ou não. Aí fica a critério de qualquer usuário do forum concordar ou discordar as referidas traduções. Eu, por exemplo (apesar de ter postado as traduções do Shady), já acho que a tradução: "Embora eu já tenha sido considerado o mais forte, não sou adversário suficiente para três cavaleiros de ouro ao mesmo tempo. Não sou estúpido." se encaixa melhor a uma das passagens citada acima.

Ao sugerir que Shaka estaria entre os três mais fortes, você já não concorda com tais ditos controversos, que colocariam Saga, Shura e Camus como os 3 cavaleiros de ouro mais fortes (o que torna irrelevante a discussão sobre tais traduções).

Por fim, continuo votando no Mu, haja vista os feitos dele nas saga de Hades. Até mais ver.

more_horiz
@L escreveu:
Se filler fosse igual ao mangá, ele não seria chamado de filler.
O ônus de apresentar a fonte das traduções é seu, eu não farei isso pra você.
Eu não disse que Camus estaria fora do top3, apenas sugeri que Saga e Shaka estariam entre os três mais fortes.

Até mais ver.

Como eu mencionei anteriormente, filler é válido, mas qdo contraria algo ocorrido no mangá canônico, o que deve prevalecer é este último (no anime, os 3 renegados gritam os nomes de suas respectivas técnicas, ao atacarem Shaka, o que não ocorre no mangá).

O site onde o Shady traduz as passagens em questão já não mais existe, tornando-se uma "PROVA DIABÓLICA" a exigência da postagem dos links já não mais existentes -ainda mais que as páginas não estão devidamente arquivadas: https://web.archive.org/web/20160827083433/http://www.mcanime.net/foro/viewforum.php?f=8&sid=a3f3336801ca07d7947936013852bf28 (quem é fã de Saint Seiya e sempre vasculhou as páginas da internet sobre a obra, deve conhecer e se lembrar de tal página).

O que importa é que as páginas originais, com os ditos em japonês, estão à disposição de qualquer um (já que a questão controvertida é justamente a divergência da traduções acerca das mesmas), para constatar se as traduções estariam corretas ou não. Aí fica a critério de qualquer usuário do forum concordar ou discordar as referidas traduções. Eu, por exemplo (apesar de ter postado as traduções do Shady), já acho que a tradução: "Embora eu já tenha sido considerado o mais forte, não sou adversário suficiente para três cavaleiros de ouro ao mesmo tempo. Não sou estúpido." se encaixa melhor a uma das passagens citada acima.

Ao sugerir que Shaka estaria entre os três mais fortes, você já não concorda com tais ditos controversos, que colocariam Saga, Shura e Camus como os 3 cavaleiros de ouro mais fortes (o que torna irrelevante a discussão sobre tais traduções).

Por fim, continuo votando no Mu, haja vista os feitos dele nas saga de Hades. Até mais ver.[/quote]

more_horiz
Pra quem ficou sem entender, eu participei de alguns debates em outro fórum (MBB):
https://www.mbbforum.com/forum/mbb/crossovers/33113-shaka-vs-saga/page18#post5892669

No tópico acima, defendi a autenticidade da tradução do mangá espanhol da Glénat em relação às citações envolvendo Saga, Camus e Shura. Um dos usuários perguntou se eu achava que eles eram os mais fortes e eu respondi que não unicamente por conta do Shaka, mas deixei claro que dava prioridade às citações (o usuário @Jeff Albertson convenientemente omitiu esta informação).
A propósito, a postagem nesse tópico se originou de uma mensagem minha em outro tópico, onde destaquei que Saga, Camus e Shura eram considerados os mais fortes dourados:
https://www.mbbforum.com/forum/mbb/crossovers/5792834-mitos-da-cross-3-explos%C3%A3o-gal%C3%A1ctica-mata-com-um-%C3%BAnico-ataque

Em outro fórum, fiz uma postagem extensa classificando os cavaleiros de ouro a partir das citações na obra. A mensagem é um pouco antiga e certamente mudei de ideia em relação a algumas coisas que argumentei, mas no geral o raciocínio continua o mesmo em relação a Saga, Camus e Shura:
http://www.cdz.com.br/forum/topic/10160-cavaleiro-de-ouro-mais-poderoso-qual-%C3%A9-o-seu/page/4/

Quanto à tradução do tal Shady do grupo ssnextdimension, acessei o site e encontrei um artigo falando justamente de traduções enfatizando o poder de alguns personagens. Não é surpresa que as traduções postadas neste tópico não estão neste artigo:
https://www.ssnextdimension.com/art%C3%ADculos/qui%C3%A9n-dijo-qu%C3%A9/

Portanto, é importante diferenciar opinião, fato e argumento.

more_horiz
L escreveu:
Pra quem ficou sem entender, eu participei de alguns debates em outro fórum (MBB):
https://www.mbbforum.com/forum/mbb/crossovers/33113-shaka-vs-saga/page18#post5892669

No tópico acima, defendi a autenticidade da tradução do mangá espanhol da Glénat em relação às citações envolvendo Saga, Camus e Shura. Um dos usuários perguntou se eu achava que eles eram os mais fortes e eu respondi que não unicamente por conta do Shaka, mas deixei claro que dava prioridade às citações (o usuário @Jeff Albertson convenientemente omitiu esta informação).
A propósito, a postagem nesse tópico se originou de uma mensagem minha em outro tópico, onde destaquei que Saga, Camus e Shura eram considerados os mais fortes dourados:
https://www.mbbforum.com/forum/mbb/crossovers/5792834-mitos-da-cross-3-explos%C3%A3o-gal%C3%A1ctica-mata-com-um-%C3%BAnico-ataque

Em outro fórum, fiz uma postagem extensa classificando os cavaleiros de ouro a partir das citações na obra. A mensagem é um pouco antiga e certamente mudei de ideia em relação a algumas coisas que argumentei, mas no geral o raciocínio continua o mesmo em relação a Saga, Camus e Shura:
http://www.cdz.com.br/forum/topic/10160-cavaleiro-de-ouro-mais-poderoso-qual-%C3%A9-o-seu/page/4/

Quanto à tradução do tal Shady do grupo ssnextdimension, acessei o site e encontrei um artigo falando justamente de traduções enfatizando o poder de alguns personagens. Não é surpresa que as traduções postadas neste tópico não estão neste artigo:
https://www.ssnextdimension.com/art%C3%ADculos/qui%C3%A9n-dijo-qu%C3%A9/

Portanto, é importante diferenciar opinião, fato e argumento.

Eis a sua opinião sobre o tema: "Saga merece estar entre os três mais fortes, mas as outras duas posições são bem discutíveis. Shaka CERTAMENTE deve integrar uma delas".  Cada um que tire suas próprias conclusões.

Por amor ao debate, vamos frisar que todos sabem que NÃO HÁ CONSENSO em relação às traduções em questão.
O dito da Pandora que você trouxe não lhe é favorável, haja vista que está bem claro que ela se refere aos cavaleiros de ouro em geral (inclusive a frase está entre vírgulas, obstando uma interpretação restritiva aos três).

Quanto aos outros dois ditos, basta eu semear a dúvida se as traduções estão corretas ou não (eu trouxe o documento original, em japonês, com tradução copiada à época de um site existente, tradução essa do Shady- haja vista que ele tem boa reputação na internet; depois eu trouxe a tradução de um admin de um forum (de origem russa) de cdz, que tem boa reputação como tradutor em um site que vc é moderador - https://vk.com/topic-75231559_30733444?post=20355&fbclid=IwAR2mxPSqO01uB0JzODo1DsmhlyMTXLCTAyDo9MEzJGxVt5pN_AhweU3q8Y8):

Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 175909235_4160979823968333_5151603928489213234_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_map=test-rt&ccb=1-3&_nc_sid=dbeb18&_nc_ohc=HT79HJqNdR0AX9aP3gf&_nc_ht=scontent.fbhz2-1
Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 175795397_4160979027301746_8335017169289499836_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_map=test-rt&ccb=1-3&_nc_sid=dbeb18&_nc_ohc=XU6LNu4w6IoAX-3-uDj&_nc_ht=scontent.fbhz2-1
Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 175764472_4160962720636710_3455680262032975800_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_map=test-rt&ccb=1-3&_nc_sid=dbeb18&_nc_ohc=dY72mdDaxy0AX_wYkOS&_nc_ht=scontent.fbhz2-1
Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 175984545_4160943593971956_2678840056804397075_n.jpg?_nc_cat=101&_nc_map=test-rt&ccb=1-3&_nc_sid=dbeb18&_nc_ohc=AhKfoTMFDKUAX-vvGcC&_nc_ht=scontent.fbhz2-1
Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 175984548_4160944047305244_6259035392523722194_n.jpg?_nc_cat=100&_nc_map=test-rt&ccb=1-3&_nc_sid=dbeb18&_nc_ohc=2F8MVeqqZAkAX_JOfvX&_nc_ht=scontent.fbhz2-1

Ou seja, as traduções que vc trouxe da edição espanhola (essa edição é a que tem aqueles resumos antes das histórias - inclusive há um sobre o poder do Shaka?) não são unânimes.

Por fim, o fato de tais traduções em questão não constarem no site ssnextdimension só CORROBORA que tais ditos NÃO fazem referência aos poderes dos três isoladamente, não tendo importância alguma os ditos em tela (no forum mcanime, que já não mais existe, o Shady postou as traduções dos ditos em questão justamente p/ contestar outro usuário que usava o mangá espanhol como referência - com esses ditos aí que vc trouxe).

more_horiz
@Jeff Albertson

Só pra constar, eu tive o trabalho de assistir aos episódios legendados para conferir se o áudio em japonês de Shina, Shaka e Pandora coincidiam com a fonética dos kanjis do mangá japonês. Pois bem, o diálogo do anime é igual ao do mangá nesses trechos.
Eu vou postar o link dos episódios da Crunchyroll legendado e dublado porque não encontro mais os outros links que printei no passado, mas já adianto que a legenda da Crunchyroll está errada.

Fala da Shina:

かつては
黄金聖闘士の
中でも最強を
ほこった彼らまで
敵として
甦っては

Fonética: Katsute wa gōrudoseinto no naka demo saikyō o hokotta karera made teki to shite yomigaette wa
Links: https://www.crunchyroll.com/pt-br/saint-seiya-hades/episode-2-the-three-of-the-lament-654811 (a partir do minuto 9:10)
https://www.crunchyroll.com/pt-br/saint-seiya-hades/episode-2-the-three-of-the-lament-654973 (dublado, mesmo minuto)

Fala do Shaka:

いかに
わたしといえども
かつて最強といわれた
おまえたち黄金聖闘士
三人を、同時に相手に
する程、愚かではない

Fonética: Ikani watashi to iedomo katsute saikyō to iwa reta omae-tachi gōrudoseinto san'nin o, dōjini aite ni suru hodo, orokade wanai
Link: https://www.crunchyroll.com/pt-br/saint-seiya-hades/episode-9-at-the-end-of-restraint-654823 (a partir do minuto 4:08)
https://www.crunchyroll.com/pt-br/saint-seiya-hades/episode-9-at-the-end-of-restraint-654987 (dublado, mesmo minuto)

Fala da Pandora:

さすがは
かつて
最強を謳われた
黄金聖闘士

Fonética: Sasuga wa katsute saikyō o utawa reta gōrudoseinto
Link: https://www.crunchyroll.com/pt-br/saint-seiya-hades/episode-12-the-cloth-of-athena-654829 (a partir do minuto 10:28)
https://www.crunchyroll.com/pt-br/saint-seiya-hades/episode-12-the-cloth-of-athena-654993 (dublado, mesmo minuto)

Só pra você não alegar que a legenda da Crunchyroll está correta, vou postar legendas em português, em inglês e em espanhol que consegui de outras traduções do anime:

Fala da Shina :

Fala da Pandora :

Fala do Shaka :

Feita esta pesquisa, falemos das traduções espanhóis da Glénat e do Shady.

Comecemos pela fala da Pandora. Como você mesmo disse, não há vírgulas separando as orações em kanjis, então o tradutor tem que inseri-las adequadamente para que os diálogos estejam em conformidade com o idioma traduzido e mantendo o sentido e contexto daquilo que o autor quis transmitir.
Dito isto, o mais provável é que a segunda vírgula na frase da Pandora foi erroneamente inserida na tradução da Glénat. Não faz sentido nenhum a fala da Pandora fazer remissão generalizada aos cavaleiros de ouro por quatro razões:

a) a fala dela está no passado quando menciona os cavaleiros de ouro ("que eram/foram os mais poderosos"). Ora, os cavaleiros de ouro sempre foram os mais fortes do exército de Athena, então a frase deveria estar no presente. Ao colocá-la no passado, passa a impressão de que em algum momento os cavaleiros de ouro deixaram de ser os mais fortes;
b) se a fala está no passado, é lógico interpretar que faz referência à época em que Saga, Camus e Shura eram cavaleiros de ouro, pois no contexto da imagem eles não são mais dourados (e sim servos de Hades);
c) mesmo que ignorássemos a incongruência acima, atribuir o êxito de Saga, Camus e Shura ao fato de serem cavaleiros de ouro (classe mais forte do exército de Athena) também não faz sentido, dado que os adversários que eles enfrentaram nas 12 Casas também eram cavaleiros de ouro. Esta interpretação teria lógica caso Saga e os outros tivessem enfrentado oponentes de patentes inferiores, o que não foi o caso;
d) Os interlocutores da Pandora são Saga, Camus e Shura em um contexto onde ela os elogia por terem concluído a missão, então é mais sensato interpretar que ela está se referindo aos três (não à patente em geral).

Em relação à fala da Shina, não tem muito o que comentar. De início, cabe consignar que Máscara da Morte não está incluído na citação dela, pois a fala da amazona é uma antecipação à apresentação de Saga, Camus e Shura como espectros. É uma questão de interpretação, pois as páginas onde ocorrem o diálogo estão entre as páginas em que Mu fica surpreso com as três aparições espectrais e a revelação destas presenças.
Assim sendo, por que o túmulo de Máscara da Morte aparece? Aqui é uma interpretação minha. Kurumada usou a mesma disposição dos túmulos dos cavaleiros de ouro que havia apresentado na saga de Poseidon, onde o túmulo de Máscara da Morte está à direita do de Camus (e o de Shura está à esquerda do de Saga):

Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 50-07-08-c-pia

"Ah, mas não era mais fácil colocar os túmulos de Saga, Camus e Shura na mesma imagem e ocultar o de Máscara da Morte?"
Não, pois tem um detalhe na imagem acima. O túmulo de Aiolos está entre os túmulos de Saga e Camus. Se Kurumada fizesse isso, o túmulo de Aiolos ficaria visível na saga de Hades e isso poderia levantar suspeitas dos fãs de que talvez Aiolos também fosse aparecer como um espectro. Acredito que Kurumada separou o túmulo de Camus em um quadrinho diferente e focou no túmulo de Saga (e Shura) justamente pra evitar que o túmulo de Aiolos fosse exposto.

A tradução do Shady é ainda mais pretenciosa que a da Glénat, pois alude que Saga, Camus e Shura são mais fortes que todos os cavaleiros de ouro que já existiram (com exceção da geração deles). É uma tradução ainda mais exagerada em termos gerais.

Por fim, sobre a fala do Shaka, o Ricardo não concluiu absolutamente nada. Aliás, ele mesmo observa que a fala do Shaka está no passado (exatamente como a da Pandora) e que faria mais sentido se a menção fosse a Saga, Camus e Shura por eles terem sido cavaleiros de ouro antigamente.
Se você vasculhar outros tópicos do VK, encontrará um onde ele mesmo afirma que não sabe a tradução correta e alguns usuários até hoje cobram dele uma posição.
Que fique claro, eu não estou desmerecendo o trabalho que o Ricardo faz ou tentando denegrir seu conhecimento em japonês, só estou contestando o que você trouxe aqui.

As traduções do Shady, ao menos no que dizem respeito às falas de Shina e Shaka, deveriam estar no artigo que postei, pois há comparação de poder entre cavaleiros de ouro. A fala da Shina dele compara Saga e os outros com cavaleiros de ouro do passado (similar ao que Shijima diz em relação a Shaka) e a fala do Shaka compara a si mesmo e os três com os demais dourados da mesma geração (ou da antiga também). Ora, tem falas ali no artigo que sequer fazem comparação direta de forças.

more_horiz
Em relação às traduções dos animes (algo desnecessário a se debater, haja vista que eu já tinha mostrado não haver consenso nas traduções do mangá), pelo visto, também não há consenso (crunchyroll). Eu gostaria de ver a legenda original em japonês (não consegui ouvir a fonética com clareza), pois existe o grande risco de uma dessas 3 legendas (inglês, espanhol, português) somente ter sido feita com base no diálogo em japonês (e pode haver erros nessa primeira tradução – geralmente são traduzidas por fansubs) e as outras duas terem sido feitas com base nessa primeira.

Não havendo consenso entre as traduções dos mangás, pairam dúvidas sobre tais traduções. Não havendo certeza, não há provas de que as traduções em espanhol do mangá seriam as mais corretas - eu não sou perito em japonês, mas havia uma época em que eu treinava no site jisho p/ tentar traduzir páginas, montando os kanjis mais difíceis de se distinguir através de uma parte deles; hoje não tenho mais paciência pra isso, pois japonês é difícil, e se vc posta um kanji ao lado do outro no jisho já muda o sentido da frase e, afinal, quem sou eu p/ alguém concordar com a tradução q fiz a partir do referido site? Hoje, posto a frase japonesa no site romajidesu e fica por isso mesmo.

Sei que algumas pessoas afirmam que as versões espanholas são as melhores, mesmo sem entender de japonês , mas essas pessoas acabam ficando vinculadas a tal versão do mangá, não podendo fazer o uso híbrido/malabarismo de outras traduções qdo lhes convém.

Eu vou usar outro comentário “emprestado” seu em outro site (não fique irritado, é apenas p/ provar meu ponto acerca das incertezas que envolvem as traduções): "Há sim chances das traduções do anime e até mesmo do mangá espanhol estarem erradas ou incompletas, já que sou leigo em japonês e não posso confirmá-las." (http://www.cdz.com.br/forum/topic/10160-cavaleiro-de-ouro-mais-poderoso-qual-%C3%A9-o-seu/page/4/?tab=comments&fbclid=IwAR1uM097NULdUBEhO6-k8ld0OZFfP7gGID6yqaZRJXuH6va9PGNPPMDdlI4#comment-449500)

Na versão espanhola, em relação ao dito da Pandora, ela colocou a frase no passado, dando a entender que a fama (“se decia”) de os cavaleiros de ouro serem os mais poderosos é antiga.
O item c) é um subjetivismo da sua parte, haja vista que, mesmo enfrentando cavaleiros de ouro, eles sempre o fizeram juntos (o Saga só ficou sozinho qdo confrontado pelo seu irmão), tornando a correria pelas 12 casas mais fácil.

Qto ao item d), a fala pode ter sido direcionada à patente, sim, pois, apesar de os 3 terem concluído a missão , eles fazem parte da classe “cavaleiros de ouro”. Não vejo nenhum óbice qto a isso.

Qto à fala da Shaina e o contexto do aparecimento do trio, deve-se levar em conta que o túmulo que está em destaque é o do Saga:

Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 175795397_4160979027301746_8335017169289499836_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_map=test-rt&ccb=1-3&_nc_sid=dbeb18&_nc_ohc=XU6LNu4w6IoAX-3-uDj&_nc_ht=scontent.fbhz2-1
Os outros dois apenas acompanhavam o cavaleiro mais poderoso dentre os ressuscitados – Consoante a tradução do Shady, houve uma comparação somente entre os ressuscitados (ele entende q seria em relação aos cavaleiros de ouro com os demais ressuscitados - ele menciona o túmulo do MDM - haja vista q, apesar de não aparecerem lutando no mangá, os cavaleiros de prata também ressuscitaram), deixando de fora aqueles que ainda estavam vivos (deve-se levar em consideração que aquele Shion ressuscitado era o cavaleiro com o corpo de sua juventude, mas com a experiência de 248 anos; há discussões sobre esse Shion ter o mesmo nível q o Shion do ND ou não, sendo bastante controverso afirmar que tanto Camus qto Shura eram superiores àquele Shion, ao sustentar q a fala da Shaina se referia ao trio).

Qto à tradução do vk, o seu tradutor apenas exprimiu as possibilidades de interpretação do porquê a frase estar no passado:
“Um problema com essa interpretação é que o Shaka usa かつて (antigamente, certa vez, no passado, etc.). Por que ele seria considerado o mais forte antigamente e hoje não mais? Isso encaixaria perfeitamente com a situação dos revividos, já que o "antigamente" aí certamente se referiria à época em que eles estavam vivos.
Pode ser também que o Shaka tenha se referido a algo que acontecia no passado e deixou subentendido que continua a acontecer no presente (uma ação contínua). Algo do tipo "já me disseram que sou o mais forte sei lá”.

Sim, as dúvidas permanecem, por isso eu as apontei, cabendo àquele que afirma que a tradução X é a correta o ônus de prová-la.

“As traduções do Shady, ao menos no que dizem respeito às falas de Shina e Shaka, deveriam estar no artigo que postei” – o fato é que não estão no ssnextdimension, pois a interpretação do Shady é de que as mesmas não tenham importância.

“Ora, tem falas ali no artigo que sequer fazem comparação direta de forças”
Sim, eu entendo q a fala do Mu sequer se refere a poder de um personagem (Saga), pois a batalha que aquele entende que seria mais terrível tem relação com o fato de o ariano saber quem estava por trás de toda a conspiração na saga do santuário.

O dito sobre o poder de Shaka que se encontra na capa do gaiden Saint Seiya Memorial Story Shaka One-shot especial de 950 edições também ficou de fora (talvez por se encontrar na capa e a frase não ter sido dita por um personagem).

For fim, reitero meu voto no Mu.

more_horiz
"Milo não sei, mas o próprio Camus diz que um cavaleiro de ouro não será derrotado por uma temperatura que não seja o Zero Absoluto:"
mbbforum.com/forum/mbb/crossovers/55555-milo-vs-shura/page14?fbclid=IwAR1Nvvhxx2u633-4pPV3kkfOxHcVztTCKAsQy5UCz7VsxzjGm1xo14JShyw#post5800376

O Camus não tinha zero absoluto quando morreu. Para dizer que ele tem 0 absoluto na ressurreição seria necessário das duas uma:
1 -alguém afirmar isso ou mostrar ele desenvolvendo.
2- ele fazer alguma coisa que só seria possível com ZA.
Nenhuma das condições foi atingida. Então até que se prove o contrário (e não tem evidencia disso), ele não tem ZA.

"É preciso tomar cuidado com a afirmação de que "tudo depende do cosmo", pois pode levar a incongruências como dizer que o Pó de Diamante empatará com a Execução Aurora se o cosmo dos cavaleiros confrontantes forem equivalentes. Não é bem assim, certos golpes naturalmente são mais poderosos que outros e acredito que isto se aplique no caso em comento. "
cdz.com.br/forum/topic/11608-explos%C3%A3o-gal%C3%A1tica-vs-grande-chifre/?tab=comments&fbclid=IwAR0qkLj-EJ2xGf4IV3Am5rPPAOLUc11SkGqL9TyQdriWkK3KOurdcV6GcgA#comment-456616

O fato de Hyoga conseguir atingir o zero absoluto com o "pó de diamante" não o impede de conseguir o mesmo através da "execução aurora"; agora, o fato de Camus não conseguir atingir o zero absoluto com a "execução aurora" (sua técnica mais poderosa), impede o mesmo da conseguir tal façanha através de um "pó de diamante".
Mu de Áries vs Camus de Aquário  - Página 2 ?url=https%3A%2F%2Fuvn-brightspot.s3.amazonaws.com%2Fassets%2Fvixes%2Fc%2Fcamus-taizen

Sem contar que para desferir a "execução aurora" o Camus demora muito (tem que fazer aquela pose e tal)...

more_horiz
"Milo não sei, mas o próprio Camus diz que um cavaleiro de ouro não será derrotado por uma temperatura que não seja o Zero Absoluto:"
www mbbforum.com/forum/mbb/crossovers/55555-milo-vs-shura/page14?fbclid=IwAR1Nvvhxx2u633-4pPV3kkfOxHcVztTCKAsQy5UCz7VsxzjGm1xo14JShyw#post5800376
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos