Tobirama com facilidades. Foi o Nidaime quem protegeu Konoha de todas as guerras, foi ele quem trouxe democracia a Konoha:
Tobirama além de tudo foi quem aconselhou o Shodaime e auxiliou-lhe no comando da vila, porque o Hashirama era um asno nesse tipo de coisa. Quem dominava as negociações e relações com as outras vilas? Exatamente...
Tobirama foi criou um legado que foi passado a seguir para as gerações futuras:
Tobirama não suficiente com seus feitos, pensou: "não é o suficiente, deixa eu mostrar como se estrutura uma vila nessa porra" e ainda fundou a academia ninja (que moldou os ninjas ensinando-os os princípios do chakra e derivados), a Anbu e a polícia militar (que formam grande parte do poder militar de Konoha) e ainda por cima fundou o Exame Chuunin.
Para se ter noção do quão importante foi a fundação dessas instituições, saiba que isso foi um artifício muito relevante para fortalecer a relação de colaboração com os outros países. Isso é, se eu não me engano, mencionado em um databook. Procurei aqui agora mas não achei, lembro que tinha usado em um debate no NF mas acabei esquecendo, infelizmente.
Foi ele quem criou a consolidou do Clã Senju em Konoha:
Você acha... mesmo que estou exagerando? Então veja como Kishimoto descreve o Segundo Hokage:
O FUTURO DA VILA COMO UMA ÁRVORE FÉRTIL
"Pegar a semente chamada Konoha, plantada por seu irmão mais velho, e fazê-la brotar em uma grande e verde árvore... esta foi a missão de Tobirama, que herdou o nome de Hokage."Achou insuficiente essa descrição? Não se preocupe, Kishimoto fez questão de deixar isso lúcido firmemente no Databook 4 também!
Novamente?
Não obstante, o cara ainda morreu uma morte digna salvando seu esquadrão e servindo como isca contra um oponente hypado como
superior aos Five Kages + 18 inimigos de elite (com grandes suspeitas do Kakuzu ser um destes).
Comparar Tsunade com Tobirama é brincadeira, haha!
Hashirama = fundou.
Tobirama = desenvolveu.
Resto = seguiu o legado do Tobirama.
A única pessoa que pode competir com Tobirama quanto a Konohagakure, é o Hashirama, e isso ainda é passível de debate, apesar do Shodaime ter criado a vila, seu irmão foi quem a estruturou e desenvolveu-a.
Mesmo sendo fanboy de Uchiha, eu não tenho como negar, o Tobirama é foda.